Buscar

QUESTIONÁRIO A1 - RESP. SOCIAL

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO A1
1 - A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um "legado mundial".
Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe- se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã. 
SINGER, P. Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado).
Assinale a alternativa que melhor reflete a realidade do texto.
Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata.
2- Segundo TINOCO (2001), quais foram os eventos históricos que marcaram o início da discussão acerca do posicionamento social das empresas?
Escolha uma:
a discriminação racial e sexual, além da produção exacerbada de armamentos sofisticados para servir á guerra do Vietnã, prejudicando o homem e o meio ambiente..
3 - "A ideia do Balanço Social é demonstrar quantitativamente e qualitativamente o papel desempenhado pelas empresas no plano social, tanto internamente quanto na sua atuação na comunidade. Os itens essa
verificação são vários educação, saúde, atenção à mulher, atuação na preservação do meio ambiente, melhoria na qualidade de vida e de trabalho de seus empregados, apoio a projetos comunitários visando a erradicação da pobreza, geração de renda e de novos postos de trabalho. O campo é vasto e várias empresas já estão trilhando esse caminho. Realizar o Balanço Social significa uma grande contribuição para consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática."  
                                                                                                             Herbert de Souza, o Betinho.
Extraído de: http://www.balancosocial.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm
O Balanço Social é um instrumento de informações da empresa para a sociedade, por meio do qual a justificativa para sua existência deve ser explicitada. Em síntese, esta justificativa deve provar que a relação custo-beneficio na sua adoção é positiva. Quando essa relação pode ser considerada positiva?
Assinale a alternativa que melhor reflete a realidade do texto.
quando agrega valor à economia e à sociedade, respeita os direitos humanos de seus colaboradores e, ainda, desenvolve todo o seu processo operacional sem agredir o meio ambiente..
4 - É certo afirmar que as mudanças no cenário econômico e os impactos causados por este ao meio ambiente foram os fatores responsáveis por uma mudança nos paradigmas que regulam a relação de consumo no mundo. Historicamente, foi nos Estados Unidos da América que os primeiros sinais de mudanças se fizeram presentes. Assim, a origem da responsabilidade social, decorre de quais iniciativas?
Escolha uma:
partiu da própria sociedade e aceita pelos empresários face a perda de participação no mercado consumidor;
5 - Com o advento da Lei 601 de 1850, foi criada a primeira Lei de Terras do Brasil, que considerava crime punível com prisão de 2 a 6 meses e multa a derrubada de matos ou o ateamento de fogo. Além disso, também estabeleceu a responsabilidade por dano ambiental fora do âmbito da legislação civil. O infrator submetia-se, além das sanções penais, a sanções civis e administrativas. Para a legitimação da posse, exigia-se o "princípio de cultura", não se considerando assim: os simples roçados, derrubadas ou queimas de matos ou campos. Esse princípio não foi consagrado na ocupação de determinada região. Pergunta-se: qual região do Brasil foi degradada e devastada em razão dos seus ocupantes promoverem desmatamentos para o plantio de qualquer coisa visando a legitimação da terra?
Assinale a alternativa que melhor reflete a realidade do texto.
a Amazônia;.
 6 - Segundo Ludícibus, Martins e Gelbcte (2003), o Balanço Social das Sociedades por Ações deverá conter informações de diversas ordens, as quais deverão ser apresentadas através de relatórios. 
Pergunta-se: quais são esses relatórios?Assinale a alternativa que compõe esses relatórios.Escolha uma:
Balanço Ambiental, o Balanço de Recursos Humanos, os benefícios e contribuições para a sociedade e a Demonstração do Valor Adicionado;.
 7 - Assinale a alternativa que melhor reflete a realidade do texto.
Uma primeira concepção de desenvolvimento sustentável origina-se no interior do discurso desenvolvimentista, que é defendida pelo Estado e empresariado e foi proclamada pelo Relatório Brundtland (1987), para o qual: desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidade do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras. Esta concepção de desenvolvimento sustentável é reiterada pela Agenda 21, que se inicia com a seguinte afirmação:
Escolha uma:
a afirmação da primazia da economia como motor do desenvolvimento sustentável apontando, em seus vários capítulos, a necessidade de um ambiente econômico internacional ao mesmo tempo dinâmico e propício, de políticas econômicas internas saudáveis, da liberalização do comércio e de uma distribuição ótima da produção mundial, sobre a base das vantagens comparativas, na perspectiva da lógica e da hegemonia do mercado;.
8 - Segundo NEGRA, Teixeira & Carmo (2002), a idéia do Balanço Social ganha força no Brasil a partir de determinada iniciativa, que tem por objetivo incentivar a publicação do balanço social pelas empresas visando dar transparência a partir da prestação de contas do que fazem pela qualidade de vida, tanto dentro quanto fora da organização. 
Assim, pergunta-se: de onde partiu tal iniciativa?
Escolha uma:
do Sociólogo Herbert de Souza;.
9 - Considerando a importância do Balanço Social, as deputadas federais Marta Suplicy, Maria da Conceição Tavares e Sandra Starling elaboraram o projeto de lei nº 3.116, apresentado ao Congresso Nacional (1997). Neste contexto,  responda:   O que o referido projeto de lei em seu art. 2º faz referência quanto a implementação do Balanço Social pelas empresas?Escolha uma:
Balanço Social é um documento através do qual a empresa apresenta dados que permitam identificar o perfil da sua atuação social durante o ano, a qualidade de suas relações com os empregados, o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos resultados econômicos da empresa e as possibilidades de desenvolvimento pessoal, bem como a forma de sua interação com a comunidade e sua relação com o meio ambiente;.
10 - A degradação ambiental, a crise da sociedade do trabalho, a conseqüente queda na qualidade de vida e o aumento da desigualdade/exclusão social, estão exigindo uma discussão que profunde a articulação entre ___________, ___________ e _____________, pois se questiona até que ponto os recursos naturais e a humanidade suportarão o modelo hegemônico de produção, trabalho e consumo.
Assinale a alternativa que melhor complete as lacunas:
Trabalho, meio ambiente e desenvolvimento econômico;
11-Dos 57,8 mil litros de água tratada que a Cedae produz por segundo, 42 mil vêm do Rio Guandu. - Se ninguém fizer nada para alterar o ritmo da poluição no Guandu, teremos no futuro um rio morto, de água impossível de ser tratada para o consumo, como o Tietê, alerta o diretor de Produção e Tratamento da Cedae, Flávio Guedes. A contaminação do Rio Paraíba do Sul, por sua vez, está acima dos padrões para manganês, cádmio, coliformes e fosfato.
 Adaptado do Jornal do Brasil, 29 de julho de 2001.
Com relação à contaminação da água dos rios, pode-se afirmar que:
Assinale a alternativa que melhor reflete a assertiva apresentada no texto.
A presença de coliformes fecais reflete a contaminação com esgoto sanitário, o que pode causar doenças como hepatite, amebíase e cólera;.
12 - Uma primeira concepção de desenvolvimento sustentável origina-se no interior do discurso desenvolvimentista e é defendida pelo Estado e empresariado. A definição de desenvolvimento sustentável , foi proclamada pelo Relatório Brundtland (1987), produzido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, através do qual,_______________________________________________________________ , isto é, aquele que garante um crescimento econômico vigoroso e, ao mesmo tempo, social e ambientalmente sustentável.
Assinale a alternativa que melhor complete lacuna:
Escolha uma:
desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidade do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades;
13 - Preservar o meio ambiente tornou-se fator preponderante para a manutenção da vida no planeta. Contudo, a continuidade da geração de riquezas e consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas parece ser a sua contradição. Desta forma, surgem discussões mundo a fora buscando soluções para esse impasse. Parece-nos que o desenvolvimento através do manejo responsável dos recursos talvez seja a solução. Os governos têm buscado intervir de forma a atuar como agente motivador e controlador dessas ações. Assim, atuam como agente regulador onde para o desenvolvimento de determinadas atividades que possam vir a produzir impactos ao meio ambiente, tornam obrigatório a apresentação de trabalhos que visem dar garantias a um manejo mais responsável dos recursos naturais. 
Considerando essa assertiva, e, para fazer cumprir esse compromisso, assinale a opção que melhor determina os documentos que devem ser apresentados por uma empresa e que na execução das suas atividades possam promover riscos ao meio ambiente.Escolha uma:EIAs e RIMAs - Estudo de Impactos Ambientais e Relatório de Impactos Ambientais;
14 - O aprofundamento do processo de globalização econômica traz novas demandas e exigências às empresas que utilizam como estratégias de busca de competitividade o emprego maciço de novas tecnologias e de novas formas de organização da produção e do trabalho. 
As novas tecnologias, basicamente a microeletrônica, as biotecnologias e os novos materiais têm como característica comum sua aplicação universal, tanto no desenvolvimento de produtos, quanto na organização da produção.  Quais consequências advêm desse modelo?
Assinale a alternativa que melhor reflete a realidade do texto.
O uso das biotecnologias e dos novos materiais redefine a relação da produção industrial e agrícola e dos seres humanos com a natureza, com implicações para o meio ambiente, no local de trabalho, comunidades/sociedade e em escala planetária.
15-A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica. 
SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (adaptado). 
No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de constituir um problema local e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise recente, iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos. 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes assertivas e a relação proposta entre elas:
I. O processo de desregulação dos mercados financeiros norte-americano e europeu levou à formação de uma bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeito dominó de quebras nos mercados.
II. As políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder dos Estados nacionais, bem como asseguram poder aos aglomerados financeiros que não atuam nos limites geográficos dos países de origem.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
Escolha uma:
A resposta correta é: A assertiva I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa..

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes