Buscar

QUESTIONÁRIO A2 - FILOSOFIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	1	Hobbes afirma que o homem é lobo do homem.
	Marque, a alternativa que expressa a visão de política de Hobbes:
	resposta	O ser humano é naturalmente egoísta e pode destruir-se na luta por interesses pela satisfação de seus interesses. Daí necessitarem, na forma de um contrato social, delegar a alguém o poder para que este venha gerir os interesses de todos..
	2	O poder está em toda parte, não porque engloba tudo e sim porque provém de todos os lugares [...]. O poder não é uma instituição nem uma estrutura, não é uma certa potência de que alguns sejam dotados: é o nome dado a uma situação estratégica complexa numa determinada sociedade".
	resposta	Michel Foucault.
	3	O Estado passa a ser o fundamento da sociedade civil e da família. Não é mais o fruto de um contrato social. O povo não funda o Estado a partir de um sufrágio, mas o Estado é que funda o povo que deve se submeter a ele.
	resposta	 Hegel;.
	4	As visões políticas e de origem do Estado em Locke, Rousseau e Hobbes que se fundam na proposta de um contrato social serão apoiadas por uma classe social e contribuirão para a ascensão desta classe ao poder.
	Marque a alternativa abaixo correspondente à classe em questão:
	resposta	burguesia emergente do mercantilismo.
	5	Marque a alternativa abaixo que explica a ação dos sofistas na formação da democracia grega em analogia com a figura dos marqueteiros na política hoje:
	resposta	Os sofistas eram remunerados pelos que concorriam ao poder na democracia grega, instruindo-os no uso da razão, de forma instrumental, em função da conquista do poder.
	6	A humanidade, ao invés de entrar em um estado verdadeiramente humano, pelas novas conquistas da ciência moderna, aprofundou-se em um novo gênero de barbárie.
Essa afirmação de Adorno e Horkheimer expressa o pensamento crítico sobre:
	resposta	A Modernidade industrializada;.
	7	A sociedade que o homem cria se torna inimiga do próprio homem e faz os homens inimigos entre si.
	Essa frase faz referência a
	resposta	coisificação do homem dentro do aparelho econômico.
	8	A reforma protestante foi um movimento de cunho marcadamente religioso. Neste sentido, como já era anteriormente, não deveria negar a teorização da origem divina do poder.
	Embora o protestantismo tivesse uma natureza profundamente religiosa, politicamente apoiou a ascensão da burguesia mercantilista que já questionava o grande poder da Igreja Católica na estrutura de poder político assentada no:
	resposta	teocentrismo;.
	9	Marque  a alternativa abaixo que atribui a Locke a justificativa da criação do Estado Liberal:
	resposta	Para Locke, o Estado não se assemelha ao Leviatã de Hobbes, porque aqueles mesmos que o constituíram, por um contrato social, escolhendo o seu governante, podem destituí-lo..
	10	Maquiavel é considerado o precursor da ciência política, porque
	resposta	mostrou que a questão política deve ser tratada a partir de si mesma como natureza independente..
	11	Rousseau vê a natureza do ser humano como boa e afirma que a sociedade é que a corrompe. É a tese do bom selvagem. Mas Rousseau defende a necessidade do contrato social para a constituição do poder, pois o estado de propriedade (quando alguém afirma que algo é seu) gera:
	resposta	a divisão entre as pessoas e a destruição de sua bondade originária..
	12	Para Adorno, a indústria cultural, aliando-se à ideologia capitalista dominante "impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente".
	Isso equivale a dizer que:
	resposta	as pessoas são socialmente manipuladas através da veiculação da propaganda e do marketing..
	13	A Monarquia, a aristocracia e a democracia são formas de governo apresentadas por Platão que contêm três formas de degeneração:
	resposta	Tirania, oligarquia e anarquia;.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais