Buscar

POSTAGEM 1 PEID

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE: ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
 
 
Polo Taboão da Serra
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões pertinentes aos trezes textos disponibilizados na apostila da disciplina Prática de Ensino: Introdução à Docência. 
A leitura de cada texto ocorreu com uma conexão ao tema principal que é a educação e as reflexões foram norteadas por questões apresentadas no material.
2. REFLEXÕES DOS 13 TEXTOS
2.1 Educação? Educações: aprender com o índio. 
A expressão “falta de educação” vem do pensamento etnocêntrico criado quando se encontra uma cultura diferente daquela em que a pessoa está inserida. Nenhum indivíduo, conforme a ciência antropológica, foge da educação. Seja ela formal ou informal. Ainda sob a perspectiva da mesma ciência, logo após o nascimento inicia-se um processo de aprendizagem de vários “saberes individuais”. Essas aprendizagens perduram até a morte.
Percebe-se que os índios devolveram a resposta ao convite (do homem branco) com um tom de ironia, pois, para eles o significado de educação tem conceito bem diferente e segundo os mesmos, todos os índios que foram imersos na cultura (do homem branco) voltaram “deficientes” para a cultura em que nasceram. Não sabendo caçar, correr, suportar o frio etc.
Há um consenso comum entre as nações de que a educação é importante e de que não se pode escapar dela. A medida é que o homem é inserido num contexto social, desde o seu nascimento, começa todo o processo educativo. Porém, cada nação tem o seu conceito baseado na sua própria cultura para a educação. 
A nação brasileira por está distribuída em um país de dimensões continentais e ter no seu povo uma formação heterogênea (índios, brancos e negros) e por conta da questão regional, apresenta uma variedade de modelo de educação informal. A educação formal, ou seja, a aplicada na escola é regida pela nossa constituição, por lei específica e por resoluções de um conselho nacional para educação.
A educação se insere no processo de dominação de uma nação para outra através de valores morais, religião (crenças), língua, modo de vestir, hábitos alimentares. A nação colonizada adquire de seu colonizador traços de sua sociedade e cultura.
O papel da escola é inserir no aluno conceitos morais e os conceitos de ciência. Deve ser o lugar de aprendizado de um ser humano que até então era o centro das atenções e agora, se ver tendo que repartir o espaço e a convivência com outros seres. É o espaço de formação moral e intelectual dos indivíduos. A educação no Brasil é caótica por falta de investimentos em geral nos professores e na infraestrutura para o ensino. Muito se foi feito, mas, tudo está longe do ideal.
Cabe ao aluno procurar diversificadas fontes de estudo para fugir de uma educação opressora, não se deixar ser manipulado, ter a consciência que precisa refletir e investigar o que lhe é ensinado. 
Atualmente o processo de globalização faz com que as nações com maior poder financeiro formem guerreiros ou burocratas de acordo com a sua necessidade. Controla e impõe ao colonizado a educação que lhe convém formando sociedades particulares. O Papel do professor é moldar, aperfeiçoar, transformar e acrescentar na educação recebida de casa pelos seus alunos.
A missão da educação é fazer do educando uma pessoa melhor a cada dia estimulando-o e transformando-o, mas, a mesma educação que pode ser benéfica pode deseducar e levar para o caminho inverso. Como disse o professor Wanderley Sergio da Silva (ano, p) “De repente uma palavra sua, como educador, pode levar o seu aluno para frente ou influenciá-lo negativamente.” 
2.2 O fax do Nirso
Durante muitos anos no Brasil as pessoas eram forçadas a abandonar a escola e se dedicar ao trabalho, com o passar do tempo, foi possível conciliar estudo e trabalho, mas, as marcas do processo de abandono da escola nas periferias de nosso país ainda são muito evidentes.
As empresas valorizam e diferenciam os indivíduos com base no seu nível de estudo e competências, quanto mais estudado ou quanto mais diploma ou certificados desse indivíduo, maior as chances de ocupar cargos e oportunidades melhores. Algumas empresas incentivam e pagam graduações e pós-graduações para os seus funcionários de acordo com os interesses delas, nunca a educação formal foi tão importante para as corporações como nos dias atuais.
Considera-se que para acelerar o processo de educação e sua evolução é preciso verificar a aptidão do indivíduo, investir forte em recursos, investir na infraestrutura das escolas, investir em bons materiais didáticos, incentivar os professores, atrair o interesse dos alunos com boas aulas e boa didática.
2.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
É sempre importante apresentar ao aluno o contexto histórico dos fatos. Isso pode servir de parâmetro para estimular sua capacidade crítica. De igual modo, é importante estimulá-lo a pensar, refletir sobre os fatos sem que o nosso ponto de vista, como professor, seja a verdade absoluta.
É importante que o aluno forme seu próprio ponto de vista, mesmo que esse ponto de vista se diferencie da maioria. É importante que ele tenha o seu próprio senso crítico. Que seja capaz de pensar, refletir com seus próprios argumentos.
Não deve existir verdade absoluta na educação. O que se extraí e se ensina aos alunos são opiniões aprimoradas com base na prática observada ao longo do tempo. Mas, é importante fomentar que o aluno adquira senso crítico baseado na sua própria opinião.
Pelo fato do aprendizado ser dinâmico é importante apresentar a verdade acadêmica aos alunos, mas, antes é necessário que o aluno pense sua própria verdade e compará-la. Assim, serão formados alunos críticos.
Os conteúdos apresentados na escola devem servir como base, mas, não deve ser apresentado como verdade absoluta. Existe vários pontos de vista sobre uma única questão e a função da educação é fazer com que os alunos se tornem pensadores e não apenas reproduzam o que ouvem. Não quer dizer que as escolas ensinem mentiras, mas; existem diversas verdades sobre o mesmo assunto. Uma infinidade de pontos de vista que é preciso respeitar e entender.
2.4. Uma pescaria inesquecível
Ética é, cientificamente falando, o estudo e reflexão sobre a moral que nos diz como viver em sociedade. Segundo a filosofia, ética é um conjunto de regras e valores definidas por determinado grupo ou cultura, e que é comum a todos. A ética pode refletir e questionar os valores morais. É fazer o que é certo mesmo que ninguém esteja observando nossas atitudes.
A ética faz parte da filosofia e, recentemente, o governo brasileiro determinou a retirada da mesma da grade curricular do ensino médio (talvez o governo não queira pessoas pensantes na sociedade), por isso, talvez, esse conceito de ética não chegue a pauta nas escolas. O texto apresenta exatamente a situação em que o pai tendo condições de levar a vantagem de permitir ao filho a chance de ficar com o maior peixe que o menino já havia pescado, não o faz, agindo eticamente para deixar o exemplo, seguindo à risca a regra da temporada. Abandonando assim a famosa “lei de Gerson” de levar vantagens de maneira indiscriminada não se importando com a ética. 
2.5 A folha amassada
 Reflete-se todos os dias nos problemas que extrapolam o “simples” ensinar. O desejo de conquistar os alunos, sobretudo, aqueles que são considerados problemas para a escola ou para turma. Precisa-se pesquisar sobre a vida dele, o porquê daquele comportamento agressivo. Entre o querer ser um bom professor de línguas, mas, também um amigo, um conselheiro dos alunos, um professor para a vida. É necessário a inteiração com a linguagem utilizada pelos alunos sem perder a autoridade de professor na sala de aula e na escola.
Um aluno explosivo não necessariamente é um aluno problema.É necessário entender o que se passa por trás daquela agressividade, de que meio social ele vem (as vezes, ele vem de um seio familiar que não tem nenhuma estrutura) e por isso, aprendeu a lidar com seus problemas na explosividade. (Foi o único exemplo que aprendeu).
O autocontrole começa a ser desenvolvido desde o estágio e persistirá durante toda a vida profissional. Através da observação e do aprender com os professores mais experientes, seus métodos, sua didática para lidar com esta temática, pois o estágio é a oportunidade de vivenciar na prática a relação entre professor e o “aluno problema”. É responsabilidade do professor ajudar o aluno em sua transformação, com cuidado e sem que nossas atitudes tenham algum efeito negativo naquele aluno. Também tornar o aprendizado mais leve e prazeroso.
2.6 A lição dos gansos
É notório que trabalhar em equipe possibilita chegar mais longe muito mais rápido do que trabalhar sozinho. É muito mais prazeroso quando se trabalha em equipe, quando consegue dividir o peso da responsabilidade e do trabalho com outras pessoas. Em um ambiente escolar é importante somar esforços e cooperar para atingir bons resultados.
Acredita-se que o período de formação será necessário para obter uma bagagem no aprendizado em ser um bom professor. E que o trabalho será mais eficiente quando for em grupo, tendo o apoio dos colegas professores.
Estamos muito preocupados quando lançamos uma crítica, de que essa, não destrua, não desagregue, mas, que seja construtiva e sempre tentando passar que não somos os donos absolutos da verdade. Acreditamos que esse aspecto seja importante para manter um bom trabalho em equipe. Ouvir também é parte importante do processo, já dizia o ditado: várias cabeças pensam melhor que uma só!
A função do educador é estimular os alunos a serem homens e mulheres melhores sempre. Ao escolher a docência como profissão objetiva-se contribuir com a sociedade e mediar a transformação destes alunos para serem cidadãos conscientes e para atuarem de forma positiva na sociedade. 
2.7 Assembleia na Carpintaria
Ninguém gosta de ser destacado apenas pelos seus defeitos, pois as pessoas possuem características positivas e negativas, devem ser valorizadas pelas positivas e ajudadas a melhorar as negativas.
Sabe-se que para o aprendizado acontecer o vínculo é algo extremamente relevante e ele só é construído através de uma relação de respeito e admiração, como criar uma relação assim quando se enfatizam apenas os defeitos? Um bom professor precisa mostrar ao seu aluno que o que ele tem de bom supera seus defeitos. Também precisa ensinar aos alunos como enxergar suas características e como elas se complementam, criando assim o vínculo entre o grupo.
Analisando a palavra defeito percebe-se o quanto ela é imprópria neste contexto, como citado anteriormente os indivíduos são formados por características que podem ser percebidas como positivas ou negativas. O professor precisa lapidar este indivíduo, destacando as qualidades que ele tem e ajudando-o a enxergar o que precisa ser melhorado, para juntos realizarem esta mudança.
Para o aluno aprender ele precisa perceber-se como sujeito capaz para tal, isso só ocorrerá através da autoestima, por esse motivo, o professor precisa trabalhar com essa autoestima, auxiliar o aluno a se autoconhecer, perceber que existem características próprias que ele poderá utilizar em prol dele mesmo e até em prol de outras pessoas, e, também, que ele possui alguns pontos que devem ser aprimorados, que essa melhoria será boa para ele e para as pessoas que o cercam.
2.8 Colheres de Cabo Comprido
Trabalhar em equipe significa um grupo de pessoas que atuam em prol de um objetivo em comum. 
O espírito de equipe deve ser desenvolvido inicialmente durante a formação docente e seguir na atuação profissional, o professor precisa aprender a importância de trabalhar com seus colegas de forma colaborativa, compartilhando experiências, aprendizados e buscando juntos ações e ferramentas para efetivar a sua formação contínua e a formação dos alunos.
O professor precisa desenvolver esta competência em seus alunos, fazê-los entender o quanto é importante possuir esta habilidade, realizar ações para que os alunos compreendam como é melhor agir em grupo do que sozinho, e como eles podem atingir seus objetivos trabalhando em grupo de forma melhor do que se fizessem sozinhos.
Quando o tema trabalhar em equipe é desenvolvido na educação, este contempla diversos indicadores que contribuem para que o grupo tenha sucesso em suas ações, por exemplo: empatia, solidariedade, liderança, respeito a hierarquia, comunicação assertiva, etc.
2.9 Faça parte dos 5%
A educação no Brasil é a maior prova do quanto esse tal de 5% pode desfavorecer uma sociedade que busca a igualdade social. Pois, a educação de qualidade procura formar pessoas que atuem de forma significativa da sociedade, que promovam ações que aumentem a cada dia o número de indivíduos conscientes de seus direitos e deveres.
Não é possível mais aceitar a minoria, o 5% representando o número de pessoas que conseguem acesso a uma educação de qualidade, por exemplo. É urgente a necessidade de ter mais pessoas desenvolvidas através da educação para a conquista de uma sociedade mais justa. Sendo assim o professor não pode focar na minoria, ele deve realizar ações que promovam a reflexão de todos os alunos para que a mudança de comportamento ocorra no grupo todo.
2.10 O homem e O mundo
A frase “Quando o homem resolver o problema entre homens e homens, aí estará pronto para resolver os problemas entre homens e mundo” basicamente trata do fato de que para se melhorar o mundo é preciso antes melhorar os indivíduos que aqui habitam.
A educação é o caminho para um mundo melhor, pois será através dela que as pessoas conseguirão compreender o quanto suas ações interferem positivamente ou negativamente na vida das demais pessoas, e assim, consequentemente no ambiente em que vivem.
O professor tem um papel crucial em mostrar ao seu aluno a importância do entendimento de que seu aprendizado é importante para a construção de um mundo mais digno, juntos, aluno e professor serão responsáveis pela mudança que todos desejam no seu país. E isso só vai acontecer quando o mestre entender que ele atuará através da relação que construir com seu aprendiz, e que enquanto ele ensina, também aprende.
Quando o professor percebe que não é só ele que ensina, mas que seu aluno também o ensina, e ensina todos ao seu redor, conseguirá desenvolver atividades que ajudam aos indivíduos se perceberem como protagonistas da sua história.
2.11 Professores Reflexivos
O preparo do ambiente escolar para receber os alunos, sejam os ingressantes e novatos, e até mesmo, aqueles que já estudavam naquela escola, mas que retornam de um período de recesso, são ações de imprescindíveis de inclusão e integração destas pessoas com o ambiente e terá como principal resultado a percepção de acolhimento por parte destes alunos.
Todos os sujeitos escolares devem ser envolvidos no momento de integração, a direção da escola e todos os funcionários precisam juntos pensar em estratégias de acolhimento e de informação sobre aquele ambiente para que os alunos tenham sua iniciação de maneira mais harmoniosa possível.
2.12 Um Sonho Possível?
A educação é o principal caminho para uma sociedade mais justa e igualitária. Por esse motivo os educadores precisam perceber o quanto sua atuação é importante para esta conquista, criando ações que formem cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres na sociedade.
O contexto em que o aluno vive deve ser usado a favor dos projetos educacionais, uma educação contextualizada será eficiente, pois terá conteúdo direcionado para a resolução de problemas do contexto do aluno. 
A evasão escolar pode ter diversos motivos, porém qualquer que seja este motivo, se a escola consegue criar uma parceria com a família e com a comunidade objetivando mostrar a importância dos estudos e oferecer um ambienteagradável para todos, com certeza o combate a esta evasão não será somente do professor ou da escola, mas sim das famílias e da comunidade.
2.13 Pipocas da Vida
O educador precisa agir em prol da melhoria do ser humano, mudança esta que será nos seus alunos e nele próprio. Através do conhecimento a reflexão sobre seus atos e a respeito das atitudes das pessoas será possível perceber o que deve ser mudado e como esta mudança poderá acontecer.
É importante lembrar que cada pessoa possui sua história, sua experiência de vida e a forma de perceber o mundo ao seu redor, esses fatores direcionam também a forma como esse indivíduo aprende, e, por esse motivo, o professor precisa respeitar o tempo de cada um para que o aprendizado ocorra de forma saudável e gradativa. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SILVA, W.S. Prática de Ensino – Introdução à Docência. Barueri, SP: Manoele, 2009.

Outros materiais