Buscar

Saberes Introdução ao Controle Interno Exercicio módulo III

Prévia do material em texto

Introdução ao Controle Interno
Página inicial
Meus cursos
ICI-2018-1
Módulo III
Exercícios de Fixação - Módulo III
	Iniciado em
	Sexta-feira, 20 Apr 2018, 23:01
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	Sexta-feira, 20 Apr 2018, 23:22
	Tempo empregado
	20 minutos 48 segundos
	Avaliar
	70,00 de um máximo de 100,00
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Remover rótulo
Texto da questão
Marque Verdadeiro ou Falso:
O Controle Interno tem uma legislação que foi sempre a mesma, desde o tempo do Império, tendo em vista que é uma área de conhecimento em que as mudanças de contexto não interferem na forma de realizar a atividade.
Escolha uma:
a. Verdadeiro
b. Falso 
Feedback
Resposta: Falso.
A legislação que normatiza o controle interno no Brasil já sofreu bastante alterações, a fim de se adaptar às mudanças ocorridas no contexto nacional e internacional. MOD3.UN1.
A resposta correta é: Falso.
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Remover rótulo
Texto da questão
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A Constituição Federal de 1946 instituiu o controle prévio, pelo Tribunal de Contas da União, dos atos de gestão do Poder Executivo. Esse novo modelo de controle não só reduziu a quantidade de fraudes como deu mais dinamismo à gestão pública.
b. As alterações legislativas produzidas nos últimos anos em relação ao Sistema de Controle Interno serviram para deslocar sua execução do Poder Executivo para o Poder Judiciário.
c. Todas as alterações realizadas nas regras relativas a Controle Interno ocorreram no âmbito da Constituição, permanecendo a legislação infraconstitucional inalterada.
d. A legislação relativa ao Sistema de Controle Interno perpassa uma variedade de normas: ele é tratado na Constituição, em leis de âmbito nacional e federal e em Decretos. 
Conforme vimos na linha do tempo apresentada na Unidade 01 do Módulo 03, o tema Controle Interno é tratado em um extenso rol de normativos: Constituição Federal, Leis e Decretos. Assim, a alternativa correta é a letra “d”.
Feedback
A resposta correta é: A legislação relativa ao Sistema de Controle Interno perpassa uma variedade de normas: ele é tratado na Constituição, em leis de âmbito nacional e federal e em Decretos..
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Remover rótulo
Texto da questão
Marque a opção correta
Escolha uma:
a. A Lei nº 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal), apesar de ser importante para a Administração Pública, nada fala sobre Controles Internos, se limitando a determinar que haja transparência e responsabilidade no uso dos recursos públicos.
b. Na Lei nº 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal) há a determinação de que os titulares dos Controles Internos também assinem o Relatório de Gestão, juntamente com as autoridades máximas de cada Poder. 
A Lei de Responsabilidade Fiscal é de extrema importância para os Controles Internos dos órgãos, não só por suas determinações quanto a regras a serem seguidas no gasto do recurso público como também na importância que essa lei dá ao Controle Interno. Assim, a questão correta é a letra “b”, que repete o que a Lei determinou em seu artigo nº 54.
c. Não é função do Controle Interno fazer a verificação do cumprimento das normas definidas na Lei nº 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal), mas sim dos Tribunais de Contas e Poder Legislativo.
d. Os Relatórios de Gestão definidos na Lei nº 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal) devem ser emitidos a cada semestre.A letra “d” está errada pois o prazo para a emissão dos Relatórios de Gestão é a cada quatro meses. MOD3.UN2.
Feedback
A resposta correta é: Na Lei nº 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal) há a determinação de que os titulares dos Controles Internos também assinem o Relatório de Gestão, juntamente com as autoridades máximas de cada Poder..
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Remover rótulo
Texto da questão
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Todas as regras relativas a Controle Interno na Administração Pública estão, historicamente, presentes em normas de caráter infraconstitucional, ou seja, essas regras não estão na Constituição Federal.
b. A Constituição Federal de 1988 se ocupou do assunto de Controle Interno e definiu que não cabem normas infraconstitucionais para regular o tema, em função de sua importância para a gestão pública.
c. No Brasil, tanto a Constituição Federal de 1988 quanto leis nacionais regulam o tema relativo a Controle Interno. 
d. As normas relativas a Controle Interno mudam constantemente, a depender das alterações realizadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei de Orçamento Anual (LOA), alteradas anualmente.
Feedback
A resposta correta é: No Brasil, tanto a Constituição Federal de 1988 quanto leis nacionais regulam o tema relativo a Controle Interno..
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Remover rótulo
Texto da questão
Em relação às principais datas para o Controle Interno no Brasil, é verdadeiro afirmar que:
Escolha uma:
a. Ao longo dos anos os controles internos administrativos sofreram alterações legislativas que só atingiram sua estrutura, sem alterar suas finalidades.
b. O controle prévio foi recentemente instituído pela Constituição Federal de 1988, a ser executado pelo Tribunal de Contas da União, sobre todos os atos de gestão do Poder Executivo.
c. O Sistema de Controle Interno foi abolido pela Constituição Federal de 1988, a partir da criação do controle externo.
d. A Controladoria-Geral da União, órgão desenhado em 2003 para atuar sobre os gastos públicos federais, agrupa quatro funções: controle, correição, prevenção da corrupção e ouvidoria. 
Feedback
A resposta correta é: A Controladoria-Geral da União, órgão desenhado em 2003 para atuar sobre os gastos públicos federais, agrupa quatro funções: controle, correição, prevenção da corrupção e ouvidoria..
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Remover rótulo
Texto da questão
Em relação às leis que são importantes para o Controle Interno, marque a questão correta:
Escolha uma:
a. Os artigos da Lei nº 4.320/64, a despeito de terem sido fundamentais para a estruturação do atual modelo de controle interno, já não mais se aplicam porque a citada norma perdeu sua vigência.
b. Tanto a Lei nº 4.320/64 quanto a Lei nº 101/00, apesar de não terem como assunto principal o tema do Controle Interno, possuem comandos importantes para a área.
c. Não há, tanto na Lei nº 4.320/64 quanto na Lei nº 101/00, menções diretas ao Controle Interno, mas somente a aspectos que são de seu interesse.
d. A Lei nº 4.320/64 e a Lei nº 101/00 são importantes para o Controle Interno não porque fazem menção direta a ele, mas sim porque tratam de temas importantes para a gestão pública. 
A letra “d” está errada porque, como dito em explicação anterior, as duas normas atribuem importantes funções para o Controle Interno, por isso sua importância para o tema. MOD3.UN2.
Feedback
A resposta correta é: Tanto a Lei nº 4.320/64 quanto a Lei nº 101/00, apesar de não terem como assunto principal o tema do Controle Interno, possuem comandos importantes para a área..
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Remover rótulo
Texto da questão
Conforme estabelecido na Lei nº 4.320/64, a verificação da legalidade dos atos de execução orçamentária pode ser prévia, concomitante ou subsequente. Temos assim três momentos distintos em que o controle interno deve atuar. Marque a opção incorreta:
Escolha uma:
a. Os controle concomitantes têm função de acompanhamento das atividades e assessoramento ao gestor. São deste tipo os relatórios gerenciais periódicos sobre um projeto ou meta, por exemplo, realizados durante sua execução, ou ainda as inspeções e vistorias em uma obra.
b. São exemplos de controles a posteriori (ou subsequente) os manuais de procedimentos, por exemplo, que garantem o cumprimento de uma tarefa dentro de critérios pré-definidos, para evitar que cada um faça a mesma tarefa de um jeito diferente. 
c. O controle subsequenteé realizado depois de já executada uma tarefa ou atividade, para avaliação de resultados, emissão de opinião e proposição de melhorias e/ou providências corretivas. Este tipo de controle normalmente é realizado pela Auditoria Interna ou Controladoria do órgão, mas também pode ser feito pelos próprios administradores, para avaliar os resultados gerenciais de suas áreas.
d. Os controles prévios têm atuação preventiva, visando basicamente fortalecer a gestão e evitar a ocorrência de falhas, erros e fraudes.
e. Os controles administrativos primários são, quase sempre, controles prévios, pois sua função é exatamente evitar que problemas ocorram pela falta de controles básicos.
Feedback
Resposta: Letra "b"
A resposta incorreta é a letra “b”, pois os manuais e normativos internos são controles prévios, importantíssimos para garantir que uma tarefa seja feita dentro de critérios definidos anteriormente. Porque é preciso estabelecer as regras do jogo antes de o jogo começar. O controle prévio ou preventivo é o tipo de controle que costuma ser mais econômico, pois, de modo geral, é muito mais barato prevenir um problema futuro que remediá-lo quando já aconteceu. MOD3.UN2.
A resposta correta é: São exemplos de controles a posteriori (ou subsequente) os manuais de procedimentos, por exemplo, que garantem o cumprimento de uma tarefa dentro de critérios pré-definidos, para evitar que cada um faça a mesma tarefa de um jeito diferente..
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a opção incorreta:
Escolha uma:
a. Os controles administrativos (ou primários) são princípios que permeiam toda a atividade pública e por isso devem ser aplicados por todos os agentes públicos.
b. A aplicação dos princípios de controle administrativo ajudam a garantir a qualidade do produto ou serviço público prestado pela prefeitura, governo estadual ou federal.
c. Qualificação adequada, treinamento e rodízio de funcionários são princípios de controle interno. 
d. Avaliar a relação custo-benefício do controle é um dos princípios de controle administrativo.
e. Os controles internos administrativos ou básicos não são de responsabilidade direta de cada gestor, mas das auditorias dos órgãos.
Feedback
Resposta: Letra "e"
A alternativa incorreta é a letra “e”. Conforme foi estudado, o gestor responsável pelas atividades finalísticas de cada órgão é também o responsável pela aplicação dos princípios básicos (ou primários) de controle. Assim, servidores públicos que trabalham na saúde, educação, transporte, entre outras áreas, são responsáveis pelos controles administrativos, e não somente servidores lotados na área de auditoria. MOD3.UN3.
A resposta correta é: Os controles internos administrativos ou básicos não são de responsabilidade direta de cada gestor, mas das auditorias dos órgãos..
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Remover rótulo
Texto da questão
A Lei nº 4.320/64 se preocupou em estabelecer os objetivos do Controle Externo, ao analisar a Administração Pública. No corpo dessa lei estão estabelecidos três objetivos. Leia as opções e depois marque os números que apresentam os objetivos citados na norma:
Escolha uma ou mais:
a. Probidade na Administração 
b. Economia na definição do orçamento
c. Guarda e legal emprego dos recursos públicos 
d. Busca da eficiência na gestão
e. Transparência dos dados públicos
f. Cumprimento da Lei do Orçamento 
Feedback
Resposta: As alternativas “a”, “c” e “f” estão corretas. A Lei nº 4.320/64 é explícita ao definir quais os objetivos do Controle Externo: verificar a probidade na Administração Pública; a guarda e legal emprego dos recursos públicos e o cumprimento da Lei do Orçamento. MOD3.UN2.
As respostas corretas são: Probidade na Administração, Guarda e legal emprego dos recursos públicos, Cumprimento da Lei do Orçamento
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque Verdadeiro ou Falso:
Desde que surgiu o Controle Interno no Brasil ele foi concebido como Sistema, em que diversos atores atuam e trabalham de forma integrada.
Escolha uma:
a. Verdadeiro 
b. Falso
Feedback
Resposta: Falso.
O Sistema de Controle Interno no Brasil só surgiu, no âmbito federal (ou seja, para a União), em 1986, quando foi criado por meio do Decreto nº 93.874/86. Até essa época ainda não se contava com essa estrutura integrada de controle, no âmbito do governo federal. MOD3.UN1.
A resposta correta é: Falso.

Continue navegando