Buscar

RESUM,O DE FUNDAMENTOS FILOSOFICOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Em Vasconcelos (2011), sobre as posições de Gramsci com relação ao papel da cultura nas transformações sociais,. .. R: D ( F-F-V-V)
Para Comte, a sociedade apresenta duas leis fundamentais: a estática e a dinâmica sociais.... R: B (V-F-V-V-) 
Com relação às três correntes mais importantes da filosofia contemporânea, analise as proposições.....R: C ( V-V-V-F)
Conforme Vasconcelos (2011), a problemática que move toda a teoria platônica se baseia na distinção entre duas ordens.... R: B ( o puro pensamento
De acordo com o artigo A formação humana na perspectiva histórico-ontológica, se o conteúdo da filosofia é a história...R: A ( FENOMENOLOGIA)
Assinale a alternativa correta: Hegel, considerado o mais importante filósofo alemão do século XIX,...R: C (DIALETICO) 
Embora a Revolução Industrial tenha aumentado imensamente a produção de riquezas, a desigualdade social se intensificou.. R: D ( I E II) 
Considerando os apontamentos de Vasconcelos (2011)  sobre as características mais importantes de cada período....R: B (3-2-1)
Considere o questionamento abaixo: Será possível ensinar alguém a filosofar? Com base nas reflexões de Vasconcelos (2011)..R: B (I E IV) 
Em uma época na qual a exploração da classe trabalhadora havia atingido níveis que até hoje nos causam horror, a filosofia marxista..R: B (contribui para a ..)
Na filosofia moderna, a busca da verdade exigia a identificação de um fundamento imutável, a partir do qual fosse possível afirmar que algo é falso ou verdadeiro...R: D ( IV-III-II-I) 
Para Althusser, a educação em geral, e a escola em particular, são veículos de transmissão ideológica.....R: C ( garantir a manutenção do controle social..)
Considerando os apontamentos de Vasconcelos (2011), no que diz respeito ao período clássico do pensamento grego ..R: B ( III E IV) 
No que se refere ao acesso da razão ao conhecimento da realidade, um dos obstáculos ou preconceitos apontados por Francis Bacon..R: D ( II-III-IV)
Considerando os apontamentos de Vasconcelos (2011) sobre a filosofia contemporânea...R: D (3-1-2)
 O pragmatismo teve uma influência marcante na história da educação brasileira....R: C ( a insistência na formação de educadores para uma sociedade.
John Dewey foi o filósofo que mais se debruçou sobre a questão da educação.  Sua versão particular de pragmatismo..R: C ( significa que somente)
De acordo com Rouanet (1987), a pedagogia tecnicista produziu efeitos terríveis na educação brasileira....R: B ( I – II – IV )
Com relação ao currículo, Herbert Spencer também fez contribuições para o pensamento pedagógico. Quais são elas. R: A ( I-II-III) 
Assinale a alternativa que responde corretamente a seguinte questão: De acordo com Vasconcelos (2011) tradicionalmente..R: Antiguidade / Idade Média / Idade Moderna e Idade Contemporânea
O gênio de Rousseau, que consagra a originalidade radical de sua empreitada, é o de ter pensado a educação ...R: A ( II – III) 
[...] Alguns pré-socráticos conceberam como “almas” todos os “princípios das coisas” enquanto “coisas vivas”. [...] Contudo, antes de Platão....R: A (I-II-III) 
[...] aprendem comportamentos e modos de sentir dos membros dos grupos dos quais participam. Por isso a educação "cria no homem um ser novo R:B(II-III-IV)
As realizações de Kant deveram-se ainda ao fato de que ele representou muito bem o espírito crítico do Esclarecimento do século XVIII..R: C
 A educação é ela própria uma tarefa impossível. Ela é, segundo Rousseau, uma arte – não uma ciência! – cujo êxito é improvável..R: C ( V-F-V)
Modo de produção é um conceito teórico, segundo Marta Harnecker, que é uma totalidade social, formada pela estrutura econômica..R: E ( I E III) 
Muitas das críticas ao pragmatismo são dirigidas especificamente contra as concepções de verdade dos pragmatistas....R: A ( É INATINGÍVEL) 
A filosofia vai encontrar-se, pois, ao nascer, numa posição ambígua: em seus métodos, em sua inspiração, aparentar-se-á...R: C 9 natureza e fenômeno físico) 
"Cândido" é uma das obras mais conhecidas de Voltaire.
O texto contrapõe ingenuidade e esperteza, desprendimento e ganância, caridade e egoísmo,...R: A ( I E II) 
[...] "Educação é vida". "Escola Nova é um movimento renovador que se opera dentro da educação"; "Escola Nova, para John Dewey se R: E ( Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Anísio Teixeira
Mas, ao analisar os chamados pensadores existencialistas, Sartre viu em todos uma característica comum: a precedência da...R: B ( essência e existência) 
A palavra "positivismo" foi cunhada por Auguste Comte e sugere, mais do que o próprio Comte o afirma explicitamente,...R: B ( uma ciências para estudar a soc
[...] a intencionalidade tornou-se uma das idéias-chave do ambiente fenomenológico. Desta maneira torna-se claro que o...R: C (1-2-2-1) 
William James foi o mais proeminente filosofo americano dos seus dias. Ele adotou e desenvolveu a filosofia do pragmatismo...R: B ( II E III) 
Em Emílio, tratado de Rousseau sobre a educação, o filósofo considera o desenvolvimento da criança...R: D ( estimular o pensamento e a imaginação ..
“Enquanto seus contemporâneos mais ativos, também roçados pela ‘graça educacional’; e os mestres do pensamento se esmeravam,...A ( II E III) 
“O materialismo marxista é dialético porque reconhece [...] que o real é, em si mesmo, contraditório e dinâmico,....R: C ( I E III) 
“Marx, em 1867, já descrevia algumas das coisas do trabalho infantil. Segundo ele, com o advento das máquinas,...R: C ( I E IV) 
“O existencialismo é a única tentativa ocidental de filosofia irracional. Ninguém questiona o seu sucesso enquanto tal – mas....R: B ( V-F-V) 
“ Sócrates, Platão e Aristóteles se tornam inimigos mortais da sofistica devido extamamente aos seus ensinamentos ...... R: A ( F – V – V ) 
“ Descrever a filosofia medieval e descrever um fenômeno complexo. Primeiramente não podemos pensar ...... Crista ..... R: E ( F – V - V) 
“ Para começar, consideremos o pensamento de que as explicações como amostra preenchem uma lacuna entre a linguagem...R: B ( F _ V _ V) 
“ Ludwig Wittgenstein foi, inquestionavelmente um gênio. Ele elaborou duas filosofias distintas .....R : E ( I E II SÂO VERDADEIRAS) II complementa I 
“ A resposta a questão do ser somente poderá ser buscada a partir da analise do ente ao qual ......R: D ( V _ V _ F) 
“ Mesmo sendo uma atividade eminentemente intelectual, Isto é ..R B (V-F-V)
“ Em meados do século 19 ( ) Karl Marx (1818 – 1883) afastando-se da filosofia idealista alemã ....R A ( I E III)
“ Certeza se opõe a indecisão. R: A certeza indica afirma Conte ...R: A (metafisica enquanto método não chega explica .......) 
“As representações coletivas, são uma das expressões do fato social. Elas compreendem os modos ....R: E ( V _ F _ V )
[...] Para a filosofia clássica, a distinção entre verdade e falsidade, entre aquilo que é e o que não é, entre o que é ...R: A ( um elemento do cosmo.) 
[...] Ora, o período no qual Comte viveu corresponde ao auge da industrialização e do aumento substancial da liberdade humana.....R: B ( Sociologia.)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais