Buscar

comunicaçao organizacional e SIG

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
Conforme visto em aula, “ as atividades gerenciais, nas grandes corporações ou nas pequenas e médias empresas, envolvem a busca e o tratamento de informações” (ELEUTÉRIO, 2015, p. 17). Neste sentido, e a partir do conteúdo abordado em aula, leia e analise as afirmativas a seguir:
I. As informações permeiam os níveis operacional, tático e estratégico, formando a base do processo decisório.
II. O sucesso das ações organizacionais independe da qualidade das informações utilizadas no dia a dia empresarial.
III. No nível operacional as informações são tratadas de maneira detalhada e analítica, combinando-se fontes diversificadas e produzindo-se efeitos mais amplos.
IV. As informações são também um elo de sinergia entre as equipes e um fator de motivação dos colaboradores.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	
	B
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	C
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas;
Você acertou!
Justificativa:
- Verdadeira: “As informações permeiam os níveis operacional, tático e estratégico, formando a base do processo decisório e determinando, muitas vezes, o curso das ações de uma organização” (ELEUTÉRIO, 2015, p. 17).
- Falsa: “A qualidade das informações que recebemos determina, em grande parte, o sucesso das nossas ações” [...] (ELEUTÉRIO, 2015, p. 17).
- Falsa: “No nível tático as informações são tratadas de maneira detalhada e analítica, combinando-se fontes diversificadas e produzindo-se efeitos mais amplos” [...] (ELEUTÉRIO, 2015, p. 18).
- Verdadeira“Além de apoiar as tomadas de decisão, as informações são também um forte elo de sinergia entre as equipes e um importante fator de motivação dos colaboradores” (ELEUTÉRIO, 2015, p. 18).
	
	D
	Somente as afirmativas III e IV estão corretas;
	
	E
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Analise o caso a seguir, a qual se refere a comunicação integrada.
Uma empresa de produtos de beleza lançará uma nova embalagem para a linha de cremes para o corpo com um formato diferenciado. Com esta embalagem a empresa modificará o design do produto, o qual se tornará mais atrativo que os tradicionais. A preocupação com a sustentabilidade, meio ambiente, custo e visibilidade do produto será marcante. Este novo produto será o carro-chefe da empresa. Para conduzir tal mudança, intensificará a comunicação com os seus clientes, além de levar informações para os funcionários, fornecedores e demais envolvidos para que estejam munidos de conteúdos para exercerem suas funções com excelência.
Relacione o caso acima com o conteúdo do livro base sobre comunicação integrada. Agora, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V de  verdadeiras ou com F de falsas em relação ao tema comunicação integrada.
(    ) A convergência das comunicações institucional, interna, administrativa e mercadológica denomina-se de comunicação integrada.
(    ) A comunicação integrada envolve os diferentes stakeholders, ou seja, os diferentes tipos de público, no caso acima representados pelos clientes, funcionários e fornecedores.
(   ) Este tipo de comunicação tem como objetivo zelar pela imagem da empresa diante dos stakeholders, no caso acima representa a definição da nova embalagem do produto pela empresa.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F - V - F.
	
	B
	V - F - F.
	
	C
	V - V - V.
	
	D
	F - F - V .
	
	E
	V - V - F.
Você acertou!
Alternativa correta é a letra "e".
Comentários:
A comunicação integrada para Pimentel (2017, p. 54 e 58) consiste na convergência de diferentes forças das comunicações institucional, interna, administrativa e mercadológica; envolve os diferentes stakeholders, os quais são os diferentes tipos de público, o caso abordado na pergunta estão representados pelos clientes, funcionários e fornecedores. A terceira afirmativa está incorreta, pois se refere a comunicação institucional, segundo Pimentel (2017, p. 58), esta tem como objetivo zelar pela imagem da empresa diante dos stakeholders e é responsável pela construção e manutenção da identidade corporativa. O caso acima não aborda só a comunicação institucional, mas a integração com os diferentes públicos internos e externos.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 54.
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Analise a ideia a seguir, a qual aborda sobre a comunicação humana:
O ser humano sempre buscou formas de notificar fatos e de comunicar histórias. Assim sendo, a comunicação humana é vista como interação social e abrange três formas distintas (Pimentel, 2017, p. 18).
Considerando a ideia acima e o livro base, analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que apresentam, corretamente, as três formas distintas da comunicação humana:
I. Interpessoal.
II. Direta.
III. De massa.
IV. Organizacional.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	III e IV.
	
	C
	I, III e IV.
Você acertou!
Alternativa correta é a letra "c".
Comentários:
As três formas distintas da comunicação humana são: interpessoal, de massa e organizacional (Pimentel, 2017, p. 18). A afirmativa II está incorreta, pois se refere a um jeito que a comunicação interpessoal ocorre, que é através da conversa informal, esta conversa pode ser direta (uma pessoa falando com a outra) ou mediada (por meio de instrumentos, como: internet, telefone), ver em Pimentel, 2017, p. 18.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 18
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	Apenas a IV.
Questão 4/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
Quando bem gerenciadas, as informações podem proporcionar à empresa mais agilidade em seus processos, além de fomentar e aprimorar os processos decisórios. Neste contexto, e a partir dos conteúdos vistos em aula e no material didático, leia as afirmativas a seguir e analise-as.
I. A gestão da informação ganhou atenção nos últimos anos em função de trabalhar com recursos que são fundamentais para os processos organizacionais, como o processo decisório e a utilização efetiva da informação dentro das empresas.
II. O grande volume de dados e informações que cerca as organizações atualmente é fator que deve ser observado, mas não exige a necessidade de gerenciamento por meios tecnológicos e eletrônicos.
III. Os sistemas de informações gerenciais passam a ser usados como ferramenta estratégica dentro das empresas, auxiliando gestores a buscar e conferir aos dados e informações que possuem sentido e significado, tornando-os úteis aos processos organizacionais.
IV. Às empresas contemporâneas, em função do excesso de dados e informações e da velocidade com que estes elementos surgem a cada dia, se torna um objetivo estratégico gerenciar suas informações internas, sendo que a organização não possui controle das informações e situações externas.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas;
Justificativa: Conforme pode ser observado no material estudado na disciplina, a gestão da informação passou a ter papel de destaque dentro das empresas, pois auxilia as organizações a gerenciarem de maneira efetiva seus recursos informacionais, inclusive com o apoio de sistemas de informações gerenciais, que auxiliam as empresas a darem sentido e significado aos seus dados e informações, transformando-os em elementos úteis aos processos organizacionais. Ainda, os grandes volumes de dados e informações demandam das organizações a utilização de ferramentas tecnológicas, uma vez que quanto maior a quantidade de dados, maior a dificuldade para gerenciá-los. De outra parte, gerenciar as informações internas
e externas é fundamental para as empresas, pois é o uso adequado destes elementos que pode conferir vantagens competitivas às empresas e lhes auxiliar a alcançar o sucesso empresarial (ELEUTÉRIO, 2015, p. 24-25). Desta forma, as afirmativas II e IV estão incorretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas;
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas;
	
	E
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Analise o texto a seguir,  a qual aborda sobre gestão de crise.
Gerenciar crise é trabalhá-la em seu conjunto. O ponto principal da gestão de crise é a prevenção, por meio da identificação de sinais internos ou externos que anunciam a sua chegada e da preparação de estrutura para enfrentá-la. A gestão de crise não é a porta de saída, mas de entrada para [...] a reconquista da confiança na instituição para manter a atividade presente e perpetuá-la no futuro" 
(Fonte: SALUSTINO, Jussara C. Manual de gestão de crise. ABRAPP, 2015 p. 13, http://www.abrapp.org.br/TrabalhosComissao/Manual%20de%20gest%C3%A3o%20de%20crise%20e%20imagem.pdf)
Considerando o texto acima e o livro base, pode-se considerar que é preciso pensar na situação de crise antes que aconteça. A partir deste ponto de vista, analise as afirmativas a seguir e identifique as corretas em relação aos planos que devem ser traçados para lidar com as instabilidades e os conflitos:
I - Elaboração de um manual de crise.
II - Pesquisas de opinião internas e externas.
III - A equipe de comunicação deve trabalhar com as informações para antever problemas.
IV - Compreender a imagem que os stakeholders têm da organização.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	II e III
	
	B
	I e II
	
	C
	I, II e IV
Alternativa correta é a letra "c".
Comentários:
Para pensar a situação de crise antes que aconteça é preciso planos, os quais devem ser traçados para lidar com as instabilidades e os conflitos. Estes planos, segundo Pimentel (2017, p. 164),  são: elaboração de um manual de crise, realização de pesquisas de opinião internas e externas e compreensão da imagem que os stakeholders têm da organização. A afirmativa III está incorreta, pois para a autora (p.165), é preciso compor um comitê de crise, identificando os nomes, os cargos e os contatos, deixá-los sempre atualizados, é preciso trabalhar em conjunto na identificação de sintomas (internos e externos) que antevejam os problemas. O erro da afirmativa III é que não é somente a equipe de comunicação que trabalha com as informações para antever problemas, mas é um trabalho conjunto da organização, através do comitê de crise.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 164.
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	Apenas IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais