Buscar

Protocolo de kyoto Rio+10 Rio +20

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Protocolo de Kyoto
 O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional entre os países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), firmado com o objetivo de se reduzir em 5% a emissão de CO2 e gases causadores do efeito estufa e o consequente aquecimento global. 
 Assinado em 1997, em Kyoto (Japão), criou diretrizes para amenizar o impacto dos problemas ambientais causados pelos modelos de desenvolvimento industrial e de consumo vigentes no planeta. 
 De acordo com o protocolo, as nações se comprometem a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em 5.2%, comparando – se com os níveis de 1990. O alvo principal é o dióxido de carbono (CO2), pois acredita –se que a emissão desenfreada desse e de outros gases está diretamente ligada ao forte aumento do aquecimento global.
 Segundo o Protocolo de Kyoto, os países desenvolvidos têm de tomar algumas medidas para atingir as metas de redução de gases: 
Reformar os setores de energia e transporte;
Promover o uso de fontes de energia renováveis;
Proteger florestas e sumidouros de carbono;
Promover práticas sustentáveis de manejo florestal, florestamento e reflorestamento; 
Formas sustentáveis de agricultura;
Controle da emissão dos gases lançados pelas indústrias.
Conferência das Nações Unidas/Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento sustentável
Rio +10
 O evento ficou mais conhecido por Rio+10 porque aconteceu 10 anos após a Rio-92, porém aconteceu em Joanesburgo, na África do Sul. 
O objetivo principal foi discutir o que havia sido realizado até o momento e renovar os compromissos firmados entre os países, No caso, tratava-se de um encontro para avaliar os avanços e traçar meios de alcançar os objetivos definidos na Rio-92. 
Destacou-se por incluir também em suas discussões os aspectos sociais e qualidade de vida das populações.
 Ao fim das discussões muitos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, mostraram-se resistentes em participar de metas mais ambiciosas para a redução da emissão de gases poluentes, isso porque tal redução pode comprometer a atividade de indústrias e a economia. 
 Um dos documentos produzidos durante a Rio+10 foi a Declaração de Joanesburgo. Nele, as nações reafirmam o seu compromisso com as metas da Agenda 21 e no alcance do desenvolvimento sustentável. Porém, um das críticas ao documento é que ele não estabeleceu metas ou prazos. Para alguns ambientalistas, essa questão tornou a Rio+10 vaga em seus resultados e dificultando a cobrança do acordo firmado entre os países.
 Por fim, os resultados da Rio+10 não corresponderam as expectativas de um evento internacional para discutir os avanços e desafios do desenvolvimento sustentável.
Rio +20
 Foi assim conhecida pois marcou os 20 anos da realização da conferência, teve como objetivo a renovação de compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Teve dois temas principais:
Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza;
Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. 
 Embora tenha sido construído com a união de diversos países que se propuseram a cooperar visando uma sociedade mais justa e sustentável para todos, os resultados coletados após o evento demostraram o contrário. Ou seja, diversos países que se comprometeram a apresentar soluções e ações de desenvolvimento acabaram por negligenciar diversas questões. Estudiosos apontam que a crise internacional foi um dos fatores que impediu a tomada de decisões.
 No entanto, diversos acordos e ações foram estabelecidas entre os países participantes de forma que os temas abordados geraram sucessos efetivos (diminuição de gases poluentes, aquecimento global, efeito estufa, ações de inclusão, etc.) e até hoje seguem sendo desafios que podem ser conquistados nas próximas décadas.

Outros materiais