Buscar

SINAES: Avaliação do Ensino Superior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0592_AV_201501585355 » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201501585355 - ISAIAS LIMA DE OLIVEIRA 
	Professor:
	FABIO MACEDO SIMAS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 17/11/2017 09:20:30 
	
	 1a Questão (Ref.: 201501894546)
	1a sem.: SINAES
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O SINAES Sistema Nacional do Ensino Superior, criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, tem o objetivo de avaliar IES, Cursos e Estudantes. Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País. (http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes) Como estes resultados auxiliam as Instituições, órgãos governamentais, estudantes, pais de alunos, empresas e público em geral? Responda a questão com três parágrafos: No primeiro, introduza sua ideia sobre o tema citando seus argumento(s) para descrevê-la. No parágrafo seguinte, desenvolva cada um dos argumento(s). No último parágrafo, apresente sua conclusão sobre o tema.
		
	
Resposta: Através da avaliação feita pelo SINAES, há a possibilidade de se fazer políticas públicas no sentido de aumentar a qualidade de ensino no país, tendo em vista que esse proceso desmonstra indicadores que serão utizados para como balizador nas ações do governo. Com a constante necessidade de se ter mão de obra qualificada, as universidades abrem suas portas para serem promovidas a capacitação para o mercado de trabalho, que exige que seus profissionais sejam idôneos para cuprirem as diversas tarefas que assim é exigida , e com isso, também há o risco de que essas mãos de obras não estejam sendo devidamente preparadas, aí, a necessidade do governo medir os níveis de aprendizados dos alunos, instituição e os cursos. Essa avaliação posssibilitará ao governo e as intituições envolvidas nesse processo criarem mecanismo para melhorar a qualidade do ensino. As instituições que alcançam notas satisfatórias são vista de forma positiva, mas aquelas que não conseguem, fica em descrédito com a sociedade. Sendo assim a avaliação feita palo SINAES é um fator positivo, pois dá um parâmetro da onde estamos em nível educacional, bem como, aonde queremos chegar. 
	
Gabarito: O aluno deve atender o enunciado sem fugir dos temas abaixo relacionados, além de respeitar o formato solicitado. Orientam as IES no alcance de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social. Orientam órgãos governamentais na definição de políticas públicas. Orientam os estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas, empresas e público em geral, na tomada de suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501895654)
	5a sem.: Análise Linguistica I
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Como vimos em nossas aulas, a nossa relação com a leitura está perdendo a linearidade da palavra, das letras. Comente essa afirmação.
		
	
Resposta: A atualidade é marcada por uma geração que busca as informações de maneira mais rápida, tendo em vista a constante necessidade das pessoas se atualizarem, com isso, a famosa tradição da leitura linear através dos livros se tornam cada vez mais inadequado, principalmente em lugares como em ónibus, praças etc... Sendo assim, as leituiras digitais ganham mais espaço, pois há mais possibilidades, como ler não necessariamente na sequência do texto, as ferramentas nos aplicativos possibilitam buscar outras informações para contextualizar uma palavra não entendida no texto. Sendo assim, o uso da tecnologia aumenta as possibilidades de aprendizagem mais significativa.
	
Gabarito: As opções de leitura oferecidas pela mídia eletrônica estão criando novas práticas, exigindo-nos crescente capacidade de integrar as informações de modo não linear. Nas redes sociais conectadas pelas tecnologias digitais acopladas cada vez mais à Internet, à telefonia e à televisão, em que os conteúdos nos chegam on line, em tempo síncrono, pressionando-nos a nos manter antenados com eventos e notícias de última hora, estamos remodelando a figura do leitor e os modos de processamento da leitura. Não lemos mais somente na superfície de uma página impressa estática, temos a opção de selecionar e ordenar, a nosso modo e ao nosso ritmo, comunicações provenientes de diferentes fontes e links. Somos cotidianamente expostos a uma enorme massa de mensagens, não raro, temos dificuldade de integrá-la e, mais ainda, de mantê-la em nossa memória de longo prazo. (RONCARATI, 2010, p.18) 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501894547)
	1a sem.: SINAES
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O SINAES reúne informações do exame nacional de desempenho de estudantes (ENADE) e das avaliações institucionais e dos cursos. O SINAES avalia todos os aspectos que giram em torno de três componentes principais. Quais são eles?
		
	
	Avaliação dos cursos / Avaliação do ENADE / Avaliação dos professores 
	
	Avaliação das instituições / Avaliação dos cursos / Avaliação dos estudantes 
	
	Avaliação das instituições / Avaliação dos cursos / Avaliação dos professores 
	
	Avaliação dos cursos / Avaliação dos professores / Avaliação dos alunos 
	
	Avaliação das instituições / Avaliação dos alunos / Avaliação do ENADE 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502360498)
	sem. N/A: Aula 2
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Período compreendido entre a invenção da escrita e a queda do Império Romano do Ocidente:
		
	
	Idade Moderna 
	
	Idade Contemporânea 
	
	Idade Antiga 
	
	Idade Média 
	
	Arte Pré-Histórica 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501894559)
	sem. N/A: Form. Geral II
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	É CORRETO afirmar que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa,
		
	
	expressam a divisão do Planeta em dois hemisférios, o Leste e o Oeste, que, apesar de integrados à economia-mundo, revelam indicadores sociais discrepantes. 
	
	substituíram suas tradicionais fontes de energia não renováveis, historicamente empregadas na geração de eletricidade, por alternativas limpas e não poluentes. 
	
	comprovam que o Planeta pode abrigar o dobro de seu atual contingente populacional, desde que mantido o padrão de consumo praticado pela sociedade contemporânea. 
	
	registram fluxos reduzidos de informação, de pessoas, de mercadorias e de capitais, tendo em vista a saturação de suas redes de circulação, alcançada no início do século XXI. 
	
	abrigam os espaços de economia mais dinâmica do mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501894567)
	sem. N/A: Form. Geral III
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Bombeiros e policiais militares e civis do Rio de Janeiro decidiram encerrar a greve iniciada antes do carnaval sem que a paralisação tenha atingido seu principal objetivo: a adoção de um piso salarial de R$ 3,5 mil.Com um saldo de PMs e bombeiros presos no complexo penitenciário de Bangu, o fim da greve foi anunciado após uma assembleia realizada a portas fechadas. Os grevistas temiam a prisão de mais militares e, por isso, designaram, para anunciar a decisão, as mulheres dos servidores presos em Bangu e o inspetor da Polícia Civil, presidente do Sindicato de Policiais Civis do Rio (Sinpol). Para justificar a reunião a portas fechadas, os grevistas alegaram que o local estava cercado de P-2 (homens do serviço de inteligência da PM) que, segundo eles, poderiam prender os servidores envolvidos na paralisação. Com base no tema em questão, analise as duas afirmações a seguir. I - Aos membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares são proibidas a sindicalização e a greve. PORQUE II - Os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina, são militares dos Estados, do Distrito Federale dos Territórios. 
		
	
	Somente a afirmação II está correta 
	
	As afirmações I e II estão corretas e a afirmação II é uma justificativa correta da primeira 
	
	As afirmações I e III não estão corretas
	
	Somente a afirmação I está correta 
	
	As afirmações I e II estão corretas e a afirmação II não é uma justificativa correta da primeira 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501895647)
	sem. N/A: O curso de Letras
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O curso de Letras EAD é um curso de Licenciatura porque: 
		
	
	Promove a formação acadêmica; 
	
	Promove a formação profissional de bacharel; 
	
	Promove a formação de professores; 
	
	Promove a formação de profissionais; 
	
	Promove a formação de licenças para o ensino; 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502343977)
	4a sem.: Leitura em novas mídias
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A tecnologia tem feito com que se mude a forma de olharmos para o texto. Um dos suportes mais difundidos atualmente e, portanto, fomentador de uma nova forma de leitura é o(a):
		
	
	texto
	
	livro
	
	gênero 
	
	tablet
	
	tipo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502380309)
	8a sem.: Literatura Portuguesa
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os primeiros escritos da literatura portuguesa foram compilados em:
		
	
	poemas
	
	bíblias
	
	cancioneiros
	
	livros
	
	epopeias
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502342022)
	sem. N/A: Funcionalismo
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	 O funcionalismo nasce da necessidade de perceber a língua como instrumento de comunicação, e não mais como um sistema autônomo indiferente às mudanças e aos falantes em seu uso. A esse respeito, afirmam Areas e Martelotta (2003, p. 20): 
O polo funcionalista caracteriza-se pela concepção da língua como um instrumento de comunicação, que, como tal, não pode ser analisada como um objeto autônomo, mas como uma estrutura maleável, sujeita a pressões oriundas das diferentes situações comunicativas, que ajudam a determinar sua estrutura gramatical. 
Desse modo, podemos afirmar que os postulados funcionalistas surgem em oposição à teoria:
		
	
	discursiva
	
	socio-interacional
	
	saussureana
	
	expressiva
	
	funcional

Outros materiais