Buscar

Material exercícios

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703727751)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Cada organização empresarial é um universo peculiar, possui características próprias, diferindo-se de todas as demais. Estas diferenças envolvem recursos físicos, localização geográfica, estilo de liderança, tradição etc. O sistema de valores, crenças, normas e hábitos compartilhados que rege a interação dos elementos de uma organização, denomina-se:
		
	 
	Cultura organizacional.
	
	Psicologia industrial.
	
	Clima organizacional.
	
	Desenvolvimento organizacional.
	
	Estilo de liderança.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703677206)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É interessante obsevar que a preocupação com a gestão do clima tem aumentado de modo expressivo ultimamente nas empresas brasileiras. Nesse sentido, é correto afirmar:
		
	
	No Brasil a gestão do clima está dissociada da preocupação da empresa com a satisfação e a qualidade de vida dos seus funcionários por termos uma cultura do "jeitinho" e, por isso, no final tudo dá certo.
	
	Pequenas empresas brasileiras, justamente por serem menores, têm dado maior ênfase ao estudo e à pesquisa de clima organizacional, especialmente as de cultura familiar.
	
	Mesmo tendo aumentado o interesse em relação à gestão do clima, ainda não é possível afirmar que este aspecto afete os resultados financeiros das empresas.
	 
	No Brasil, o retorno das melhores empresas para se trabalhar, de setembro de 2000 a dezembro de 2007, foi 94% superior ao Ibovespa. (Centro de Estudos em Finanças da EASP da FGV, 2008).
	
	Pesquisa de clima organizacional, com cerca de 170 empresas brasileiras, revelou que aquelas que consideram o clima como fundamental apresentavam um queda de 15%, em média, na rentabilidade sobre o patrimônio líquido, (Revista Melhor - janeiro de 2007).
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703931153)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Complete as lacunas dos textos abaixo e, ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta. Entende-se como ______________ organizacional um conjunto de ideias, conhecimentos,formas de agir, pensar e sentir expressas em termos materiais ou não, que são partilhados por um grupo ou uma organização, com certa regularidade no tempo e no espaço. Compreende-se como________________organizacional um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação. ____________________ é um fenômeno organizacional de caráter mais profundo e de maior permanência que, em geral, requer mais tempo para mudar. ____________________organizacional é uma escolha de resposta à solução de problemas coletivos, cuja aceitação e adoção dependem de sua eficácia, avaliada e legitimada pelo grupo. ___________________ organizacional caracteriza-se como um fenômeno tipicamente psicossocial e mutável.
		
	
	Clima / cultura / cultura / clima / clima
	
	Cultura / clima / clima / cultura / cultura.
	 
	Cultura / clima / cultura / cultura / clima.
	
	Cultura / clima / clima / clima / cultura.
	
	Clima / clima / cultura / cultura / clima.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703306260)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	ROBSON TRABALHA HÁ TRINTA ANOS EM UMA MULTINACIONAL DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO E, POR CONTA DA DATA COMEMORATIVA, RECEBEU DO GESTOR E DA EQUIPE DE TRABALHO UMA GRANDE FESTA E UM BÔNUS EM DINHEIRO. NA EMPRESA DE ROBSON, TODOS OS COLABORADORES QUE CELEBRAM ESTE TEMPO DE COMPANHIA TÊM O MESMO TRATAMENTO. NESTE CASO ESTAMOS FALANDO DE UM:
		
	 
	RITUAL
	 
	PRÊMIO
	
	VALOR
	
	TABU
	
	MITO
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703727792)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a pesquisa de clima organizacional, é correto afirmar que
		
	
	entre as principais contribuições da pesquisa de clima organizacional, pode-se destacar que ela favorece diretamente a compreensão do comportamento do consumidor diante dos produtos e serviços disponibilizados pela empresa.
	 
	ela analisa o ambiente da empresa e as condições do grau de satisfação ou insatisfação dos funcionários e das demais pessoas que com eles interagem.
	
	o objetivo da pesquisa de clima é mostrar aos funcionários o que eles devem fazer para melhorar seu desempenho.
	
	uma contribuição direta dela é a identificação dos recursos humanos potenciais para ocupar cargos de maior complexidade na empresa.
	
	ela busca demonstrar, baseada nos dados obtidos, que só se pode afirmar que o clima organizacional é favorável quando não possui conflitos apontados na pesquisa.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703727795)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Assinale a opção que apresenta um objetivo para uma pesquisa do clima organizacional.
		
	 
	Medir o grau de desenvolvimento dos empregados com suas tarefas e responsabilidades.
	 
	Medir o estado interno de dispêndio de esforços que atinge resultados compensadores.
	
	Interrelacionar o ambiente interno e o ambiente externo existente entre as empresas.
	
	Medir o grau de satisfação e a concorrência com o público externo de uma empresa.
	
	Avaliar a imagem e a compreensão que o público externo tem de uma empresa.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703107219)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre as técnicas utilizadas para a pesquisa de clima organizacional existe uma que a sua principal vantagem é que ela permite ao respondente esclarecer suas dúvidas.
		
	
	Painel de Debates.
	
	Intranet.
	 
	Entrevista.
	
	Observação.
	
	Questionário.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703108097)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como Consultor responsável pela elaboração do questionário de uma pesquisa de clima que será aplicada pela primeira vez em uma empresa de médio porte, você selecionou 49 questões relacionadas aos assuntos: Imagem da Empresa, Reconhecimento, Comunicação, Liderança, Condições de Trabalho, Salários e Benefícios. Considerando que as perguntas abaixo não foram colocadas na pesquisa, qual delas deve ser indicada para completar o questionário?
		
	
	A quantidade de horas de treinamento que você recebe ao ano é adequada?
	
	A empresa tem um bom processo para selecionar profissionais do mercado?
	
	Com qual freqüência você acessa a Intranet da empresa?
	
	Você conhece os descontos que são feitos no seu contra-cheque?
	 
	Você considera esta empresa um bom lugar para trabalhar?
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703107264)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um aspecto da organização que, tradicionalmente, é avaliado nas pesquisas de clima possibilitando que tenhamos um quadro indicador da satisfação dos empregados é chamado de:
		
	
	Avaliação organizacional.
	
	Estratégia organizacional.
	
	Diagnóstico organizacional.
	 
	Variável organizacional.
	
	Avaliação institucional.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703107442)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando da definição das variáveis que irão compor o questionário é recomendável que entre uma pesquisa e outra, a empresa mantenha um bloco básico de perguntas, a fim de:
		
	
	Facilitar a contratação de novos fornecedores.
	
	Facilitar a contratação da consultoria.
	
	Facilitar a elaboração do questionário.
	 
	Facilitar a comparação dos resultados.
	
	Facilitar a tabulação de dados.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201703681767)Acerto: 0,0  / 1,0
	Pesquisa elaborada pela Watson Wyatt com cerca de 170 empresas brasileiras sobre pesquisa de clima organizacional revelou que aquelas que consideram o clima como fundamental ou crítico apresentavam um aumento de 15%, em média, na rentabilidade sobre o patrimônio líquido, ao passo que as que tinham baixa crença nas pesquisas de clima apresentavam índice de 4,9% negativo. (fonte: Revista Melhor - janeiro de 2007). Baseado nestas informações, podemos identificar diversas características de empresas que apresentam um bom clima. Assinale a única alternativa que não se refere a este assunto:
		
	
	é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional
	
	o clima é de certa forma o reflexo da cultural organizacional
	 
	a cultura organizacional não interfere no clima organizacional
	 
	tem como indicadores informais o absenteísmo e turnover
	
	é o identificador do grau de satisfação de colaboradores
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703304503)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nesse cenário competitivo em que se encontram as organizações, tendo de passar por processos de fusão, aquisição, terceirização, privatização, downsizing, automações, misturando culturas e reduzindo drasticamente seus quadros de pessoal, torna-se indispensável a gestão do clima organizacional. Por meio dela as organizações podem oferecer um ambiente de trabalho motivador, que encoraje o comprometimento de seu capital humano e represente uma vantagem competitiva. Seguem algumas afirmativas sobre clima organizacional: I) Clima é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento. II) Alguns estudos vêm demonstrando que as Melhores Empresas para se Trabalhar têm apresentado uma rentabilidade média superior, atribuindo esse fato única e exclusivamente à qualidade da gestão financeira. III) Os primeiros estudos indiretos sobre clima organizacional nos remetem à Escola Neoclássica, com a Escola das Relações Humanas e com a Escola Comportamental (1920 e 1950). IV) No Brasil temos uma extensa literatura sobre pesquisa de clima, considerando que a maioria das empresas brasileiras realizar pesquisa de clima regularmente, segundo estudos realizados pela ABRH. Considerando os estudos realizados sobre Clima Organizacional, assinale a opção correto:
		
	 
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	As afirmativas II e III são verdadeiras
	
	As afirmativas I e IV são verdadeiras
	
	As afirmativas III e IV são falsas.
	
	As afirmativas I e II são falsas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703848727)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Cultura Organizacional é o conjunto de crenças, valores, costumes, rituais, mitos, tabus, sentimentos e comportamentos compartilhados pelos membros de uma organização e clima organizacional é como os funcionários percebem a empresa. Tendo em vista as definições apresentadas, assinale abaixo a alternativa que não condiz com a relação entre clima e cultura.
		
	 
	A cultura das organizações não influencia diretamente o clima organizacional.
	
	A cultura define o modo de ser de uma organização.
	
	Existem aspectos externos à organização que impactam negativamente o grau de satisfação dos empregados e refletem sobre o desempenho e a atitude no trabalho.
	 
	Muitos profissionais padecem por não compartilhar os valores de suas organizações. Logo, a cultura das empresas é a principal causa do clima organizacional.
	
	A cultura está para as organizações, assim como a personalidade está para as pessoas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703107162)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A cultura organizacional impacta a maioria dos aspectos da vida corporativa na Empresa! Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que melhor exemplifica esta sentença:
		
	
	A cultura não influencia no modo como as decisões são tomadas.
	
	A cultura organizacional impacta poucos aspectos da vida corporativa.
	
	A cultura organizacional não é valorizada pelos funcionários nem pela chefia da empresa.
	 
	A cultura impacta na maneira como são distribuídas as recompensas.
	
	A cultura não tem interferência na forma como acontecem os tratamentos com as pessoas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703727808)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O levantamento de informações e a identificação de opiniões, conduzidos com o público interno, com o objetivo de fazer um diagnóstico do ambiente de trabalho denomina-se
		
	
	Auditoria de mercado.
	
	Pesquisa de mercado.
	
	Pesquisa etnográfica.
	
	Auditoria de imagem corporativa.
	 
	Pesquisa de clima organizacional.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703727789)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito do Clima Organizacional, é correto afirmar que:
		
	
	ele é resultado direto da visão estratégica da organização.
	
	ele se refere especificamente às propriedades motivacionais dos consumidores dos produtos e/ou serviços.
	
	ele tem como principal instrumento o Benchmarking.
	
	seu nome foi criado em 1939 por Kurt Lewin, com o propósito de dar contornos claros a essa expressão que, até então, era vaga e ampla.
	 
	ele influencia o estado motivacional dos colaboradores e é por ele influenciado.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703750694)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Embora o Questionário seja de longe o mais utilizado nas pesquisas de clima organizacional, não é possível esquecer as outras duas técnicas mais aplicadas: a Entrevista e o Painel de Debates. Comparando ambas é correto afirmar que:
		
	
	Somente a Entrevista permite o esclarecimento de dúvidas.
	
	O Painel de Debates é mais caro e menos confiável do que a Entrevista.
	
	A Entrevista necessita ser conduzida por pessoas habilitadas, o que já não ocorre com o Painel de Debates.
	 
	O Painel de Debates é mais barato e mais rápido do que a Entrevista.
	
	Apenas a Entrevista permite a real identificação das deficiências de clima organizacional.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703107208)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Nas grandes empresas, em especial nas indústrias, existe no RH uma equipe que tem como objetivo prevenir conflitos coletivos de trabalho. Os profissionais que atuam nessa área do RH estão em permanente contato com os trabalhadores dos diferentes setores e níveis hierárquicos da empresa, visando detectar potenciais problemas. Essa equipe é conhecida como:
		
	
	Equipe de segurança patrimonial.
	
	Equipe de segurança no trabalho.
	 
	Equipe de relações interpessoais.
	
	Equipe de relações pessoais.
	 
	Equipe de relações trabalhistas.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703107289)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em uma das variáveis organizacionais, pode-se verificar a percepção do empregado quanto à preocupação da empresa com a segurança dos seus colaboradores; se a empresa investe para que seus empregados não se acidentem ou não corram riscos de contraírem uma doença decorrente do próprio trabalho que realizam. Esta Variável pode ser denominada:
		
	
	Valorização dos Funcionários.
	
	Condições Físicas do Trabalho.
	 
	Segurança do Trabalho.
	
	Rotatividade dos Funcionários.
	
	Serviço Médico.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703107269)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando avaliamos em uma pesquisa de clima organizacional a possibilidade de crescimento profissional dentro da empresa, esse aspecto pode ser avaliado em duas variáveis:
		
	
	Estabilidade no emprego e política salarial.
	
	Participaçãoe ascensão profissional.
	 
	Treinamento e desenvolvimento e ascensão profissional.
	
	Treinamento e Estabilidade no emprego.
	
	Imagem da empresa e processo decisório.
	
	
	Gabarito Coment.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes