Buscar

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA DE ENSINO SUPERIOR DE ITABIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA DE ENSINO SUPERIOR DE ITABIRA - FUNCESI
CENTRO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃOE EXTENSÃO - CEPPE
CASO DE ESTUDO SOBRE O ARTIGO ÉTICA EM GESTÃO DE PROJETOS
Itabira
2016
FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA DE ENSINO SUPERIOR DE ITABIRA - FUNCESI
CENTRO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃOE EXTENSÃO - CEPPE
CASO DE ESTUDO SOBRE O ARTIGO ÉTICA EM GESTÃO DE PROJETOS
Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido pela aluna Mayara Carla Santos Pires Moura no curso de MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Gestão de Pessoas.
Orientador: Tancredo Augusto Vieira
Itabira
2016
1. INTRODUÇÃO
Se tratando de projetos, existe sempre a cobrança das evidências de conclusão de cada etapa afim de evitar problemas em auditorias e fiscalizações. Neste contexto, podem ocorrer muitas propostas de encobrimento de erros e falhas por trocas em vantagens. Estes erros, que nem sempre são verdadeiros, sendo muitas vezes fictícios, somente para “maquiar” o que deveria ser o correto no projeto e debitar na conta dos envolvidos o valor previamente acertado para execução deste acordo.
Na empresa Tecnosampa aconteceu algo similiar ao descrito acima. O gerente de projetos Silvio Becker, se encontra em uma situação de conflito ético quando da execução de suas atividades laborais com projetos que são altamente lucrativos e que garantem a empregabilidade de seus 100 empregados no Brasil, porém conta com uma parte “negra”, onde evidências precisam ser mascaradas para poderem parecer lícitas e continuarem a operacionalização das atividades.
A Tecnosampa tem um contrato bastante significativo com a cliente alemã Steinadler, de onde vem boa parte dos lucros que mantem a empresa brasileira atualmente. Todavia, justamente este contrato seria aquele em que são criadas falsas evidencias de execução de projeto para encobrir falhas, e esta tarefa já se tornou rotineira, gerando desconforto ao gerente Silvio, que sempre procurou executar os projetos da Steinadler corretamente, entretanto, nesta prestação de serviços em especifico, o mesmo enfrentara diariamente uma angustia pessoal pois se sentia obrigado a executar atividades as quais acreditava que não eram eticamente corretas.
Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo, propor soluções no que se refere às questões éticas, processos operacionais e culturais que possam agregar valor, transformando o ambiente que hoje se mostra conflituoso para o gerente de projetos, eticamente falando, em uma situação mais confortável de trabalho.
2. METODOLOGIA
O estudo tem abordagem qualitativa, do tipo descritiva, realizada através de um estudo de caso.
A coleta de dados bibliográfica foi realizada a partir de dados do próprio caso, além de sites, revistas e livros. A pesquisa documental e bibliográfica que deacordo com Cervo e Bervian (1996), visa explicar um problema a partir de referênciasteóricas publicadas em documentos. Além disso, assim como afirma Vasconcellos (2011), oestudo de um único caso não permite generalização, o que ocorre é a formulação de umproblema para que haja uma investigação mais exata ou até mesmo para criação de hipóteses.
A analise de conteúdo se deu propriamente através do próprio caso, assim como da literatura referente ao tema.
3. ANALISE DO CASO / SOLUCÕES PROPOSTAS
Considerando queo conflito ético em questão, impõe um certo limite que confronta os valores pessoais com os valores da empresa, a situação de Silvio deve ser considerada como prioridade e estudada com cautela, afim de que este problema se resolva da melhor e mais produtiva maneira, trazendo “alívio” pessoal e consciente ao gerente de projetos, além de manter a harmonia do contrato existente com a empresa alemã.
A implementação de um código de ética / divulgação dos valores da empresa aos empresa e criação destes valores juntamente com os funcionários executores (criação com estratégia dow top) seria uma iniciativa imponente para implantação na empresa Tecnosampa, uma vez que o envolvimento dos empregados que estão no dia a dia das empresas executando as atividades é muito significativo, pois as sugestões dadas por estes, vem da parte prática, ou seja, a área de execução / operacional pode e deve sempre agregar e muito, e esta parte quando é ouvida se sente importante

Outros materiais