questionario layout 01
19 pág.

questionario layout 01

Disciplina:Projeto de Fábrica e Layout390 materiais1.474 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Leia com atenção as frases abaixo e responda a questão:
O objetivo da  4ª fase da metodologia SLP é   estabelecer a localização da área a ser planejada e  determinar os espaços disponíveis e as influências que os cercam.
Na metodologia de projeto de empresa para o nível de empresa, a sequencia correta de atividades é: oportunidades de aplicação de capital; formas de obtenção de capital; projeto do produto; estudo de mercado – previsão de vendas.
O objetivo da  2ª fase da metodologia SLP é planejar o arranjo das áreas de atividades e departamentos, definir os corredores principais.
O 2º nível de decisão da metodologia PFL (Projeto de Fábrica) é composto por cinco etapas: Projeto de Produtos; Definição da Capacidade Instalada; Projeto de Processos;  Seleção da Tecnologia;  Localização da Unidade Produtiva.
Na abordagem estruturada, a atividade de layout da construção está associada ao nível Macro, e quanto ao ambiente edificação.
Segundo o texto, o número de frases erradas é de:
Escolha uma:
a. 3 
b. 4
c. 2
d. 1 essa
e. 5

Leia com atenção as frases abaixo e responda a questão:
Entre outros fatores, um projeto de layout deve, detalhar suficientemente a localização física de todos os produtos e os fluxos de materiais e pessoas, além das operações que podem ser executadas por esses recursos.
Operação; manutenção, almoxarifado/estoque, serviços auxiliares de fábrica, edificação, sistemas de movimentação, fluxo de materiais, pessoas e informações, espaço são todos os fatores de projeto em que o PCP é listado, entre as áreas e sub-áreas de conhecimento envolvidas no fornecimento de informações para o Projeto de Layout.
Um bom layout deverá considerar também os seguintes aspectos: segurança inerente, extensão e clareza dos fluxos, coordenação gerencial, ergonomia e produtividade da mão de obra.
Um projeto de layout deve, entre outros fatores, detalhar suficientemente a localização física de todo o maquinário e os fluxos de materiais e pessoas, além das operações que podem ser executadas por esses recursos.
 O diagrama espaguete representa o fluxo dos produtos em processo, utilizado para visualizar as distâncias percorridas e os cruzamentos dos fluxos.
Segundo o texto, o número de frases erradas é de: 
Escolha uma:
a. 4
b. 2 
c. 5
d. 3
e. 1 essa

TODAS QUESTOES

Os tipos de processos de produção quanto os diferentes tipos de processos de serviços são fatores importantes para definição do projeto de layout. A este respeito é correto afirmar:
Escolha uma:
O layout celular é indicado para os processos de produção por projeto.
O layout por produto  é indicado para os processos de serviços profissionais.
Para os processos de produção tipo jobbing podem ser utilizados o layout posicional ou o layout por processos. 
Para os processos de produção em massa é indicado o layout posicional.
 
Para os processos de serviços em massa é indicado o layout por processos.
Feedback
A resposta correta é: Para os processos de produção tipo jobbing podem ser utilizados o layout posicional ou o layout por processos..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia com atenção as frases abaixo e responda a questão:
No nível de decisão 1 para o Projeto de Layout, o volume e variedade e os indicadores de desempenho estratégicos são variáveis de entrada.
O principal campo do layout é internamente a empresa, definindo e integrando os elementos logísticos.
Um bom layout deverá considerar também os seguintes aspectos: segurança eficiente, extensão e clareza dos fluxos, coordenação gerencial, ergonomia e produtividade da mão de obra.
A Ergonomia e a Logística são listadas o mesmo número de vezes entre as áreas e sub-áreas de conhecimento envolvidas no fornecimento de informações para o Projeto de Layout.
Alguns dos objetivos do projeto de layout são: facilitar a entrada, movimentação e saída de pessoas, materiais e equipamentos; melhorar (reduzir) o manuseio e armazenagem de produtos acabados; otimizar o desempenho da mão de obra, sem movimentações desnecessárias;
Segundo o texto, o número de frases erradas é de:
Escolha uma:
a. 2
b. 5 
c. 4
d. 1
e. 3
Feedback
A resposta correta é: 5.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito da metodologia PFL assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
Na quarta fase da metodologia PFL, o Projeto da Edificação envolve o projeto das construções e das suas respectivas instalações de apoio, incluindo a etapa de construção da planta que abrigará as atividades relacionadas à produção dos bens e/ou serviços da unidade produtiva.
Na quinta e última fase da metodologia PFL estão os temas relacionados ao Projeto da Implantação da Unidade Produtiva, que envolve o planejamento da instalação das máquinas e equipamentos e de todos os testes pré-operacionais necessários para a entrada da planta em regime normal de operação.
A segunda fase da metodologia PFL foca no conjunto dos seis núcleos de decisões estruturais para o projeto de uma nova Unidade Produtiva 
A primeira fase da metodologia PFL está dividida em cinco etapas, relacionadas a seguir: 1ª Etapa: Planejamento estratégico; 2ª Etapa: Plano de negócios; 3ª Etapa: Objetivos de desempenho; 4ª Etapa: Indicadores de desempenho; 5ª Etapa: Estratégia de produção e operações.
Na terceira fase da metodologia PFL está dividida em cinco etapas, relacionadas a seguir: 1ª Etapa: Planejamento do projeto; 2ª Etapa: Projeto informacional; 3ª Etapa: Projeto conceitual; 4ª Etapa: Projeto detalhado; 5ª Etapa: Execução e liberação.
Feedback
A resposta correta é: A segunda fase da metodologia PFL foca no conjunto dos seis núcleos de decisões estruturais para o projeto de uma nova Unidade Produtiva.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia com atenção as frases abaixo e responda a questão:
O diagrama espaguete representa o fluxo dos produtos em processo, utilizado para visualizar as distâncias percorridas e os cruzamentos dos roteiros de produção.
O projeto do layout é uma das etapas iniciais, e deve ser elaborado antes de definida uma série de itens como o volume de produção e a seleção do equipamento produtivo.
O principal campo do layout é internamente a empresa, definindo e integrando os elementos produtivos.
 Alguns dos objetivos do projeto de layout são: facilitar a entrada, movimentação e saída de pessoas, materiais e equipamentos; melhorar (reduzir) o manuseio e armazenagem de materiais; otimizar o desempenho da mão de obra, sem movimentações desnecessárias;
Os sistemas de manufatura organizados por layout de posição fixa estão associados a indústrias que trabalham por encomenda.
Segundo o texto, o número de frases erradas é de:
Escolha uma:
a. 3
b. 1
c. 4
d. 5
e. 2 
Feedback
A resposta correta é: 2.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O arranjo físico se preocupa com o posicionamento dos recursos de transformação e, por isso, é fundamental para o bom planejamento das instalações. Os quatro tipos básicos de arranjo físico são:
• celular ou de tecnologia de grupo;
• por processo;
• por produto;
• posicional ou de posição fixa.
Nesse contexto, são exemplos de instalações para o arranjo físico:
Escolha uma:
posicional: linha de produção de automóveis e restaurante self-service.
por processo: supermercado e loja de departamentos; 
por produto: restaurante à la carte e estaleiro.
celular: linha de produção de automóveis e restaurante self-service;
por processo: linha de produção de automóveis e restaurante à la carte;
Feedback
A resposta correta é: por processo: supermercado e loja de departamentos;.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O layout celular, segundo RUSSEL et al. (1998), pode ser considerado como uma tentativa de se conseguir a eficiência do layout por processo e ao mesmo tempo a flexibilidade para a produção de um mix de produtos semelhantes. BLACK (1998) e SLACK et al.