Buscar

Economia Primeira Resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluno: Leandro Costa Pereira Crispim de Sousa 			Matrícula: 03/82205
Primórdios da Sociedade, Economia e Política Brasileira
	A colonização do território brasileiro pelos portugueses, tratada por muitos como a chegada de uma civilização avançada, a qual impõe seus conhecimentos e cultura aos nativos, com a intenção de trazer a “evolução” a estes, na realidade deveria ser vista como a dizimação de povos e cultura indígenas, bem como a exploração intensiva e descontrolada das riquezas encontradas nestas terras.
	Do ponto de vista econômico, a colonização proibia o Brasil de produzir produtos manufaturados, restringindo-o ao fornecimento de produtos agrícolas e matérias-primas a Portugal. Assim o Brasil teve uma sucessão de principais produtos de exportação, indo do pau-brasil ao café, passando pelo açúcar, ouro e borracha. A indústria manufatureira brasileira veio a surgir somente na metade do século XIX, vindo a representar papel importante na economia brasileira, apenas no século XX.
A dizimação da cultura indígena foi dada principalmente, pela imposição do cristianismo como religião aos índios e a intensa escravidão indígena foi a responsável pelo verdadeiro extermínio dos povos indígenas, os quais tiveram sua população reduzida de 6 milhões à apenas 300 mil no final do império. Lentamente, os povos indígenas também tiveram suas terras conquistadas por seus invasores, totalizando ao longo destes 500 anos, uma perda de 90% de seus territórios tradicionais.
	Pode-se pensar que tudo isto faz parte do passado, mas muito pelo contrário, atualmente os índios continuam sendo reprimidos e tendo suas terras invadidas, sendo estas agora invadidas por madeireiras e mineradoras, mostrando o total descaso do governo com os povos indígenas ainda remanescentes, os quais desencadearam um processo vigoroso de reconquista de seus territórios, bem como a afirmação e reconstrução de suas identidades.

Outros materiais