Buscar

SIMULADO BIOFISICA 1 A 5

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302126541)
	sem. N/A: Ondas
	
	O que são ondas transversais? Dê um exemplo
		
	
Sua Resposta: .
	
Compare com a sua resposta: São aquelas que a direção de propagação é perpendicular à direção de vibração. Ex.: ondas de corda. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302126540)
	sem. N/A: Ondas
	
	Como se chamam as ondas que se propagam no vácuo?
		
	
Sua Resposta: ,
	
Compare com a sua resposta: Ondas eletromagnéticas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302134505)
	sem. N/A: GRANDEZAS FUNDAMENTAIS E GRANDEZAS DERIVADAS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	São grandezas constituinte do universo, com exceção de:
		
	
	Tempo
	
	Espaço
	
	Clima 
	
	Energia
	
	Matéria 
	
	 4a Questão (Ref.: 201302137640)
	sem. N/A: aula 1
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Qual a grandeza que não é fundamental?
		
	
	tempo
	
	temperatura
	
	massa
	
	força gravitacional
	
	comprimento
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201302061606)
	sem. N/A: AULA 1
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Pressão, energia, frequência e temperatura são exemplos de:
		
	
	Grandezas relacionadas
	
	Grandezas derivadas 
	
	Grandezas fundamentais 
	
	Grandezas absolutas 
	
	Grandezas proporcionais 
		
	
	 6a Questão (Ref.: 201302061588)
	sem. N/A: AULA 1
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	É um exemplo de grandeza derivada:
		
	
	Matéria 
	
	Velocidade 
	
	Energia 
	
	Espaço 
	
	Tempo
	
	 7a Questão (Ref.: 201302061591)
	sem. N/A: AULA 1
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Expressam quantidade. Por regra, as _______________ são sempre representadas expressando-se pelo Sistema Internacional de Pesos Medidas(SI).
		
	
	Grandezas básicas 
	
	Grandezas fundamentais 
	
	Grandezas derivadas 
	
	Grandezas relacionadas
	
	Grandezas absolutas 
	
	 8a Questão (Ref.: 201302039419)
	3a sem.: Grandeza física.
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Tem-se como exemplo de grandeza física fundamental:
		
	
	Tempo.
	
	Velocidade.
	
	Densidade
	
	Pressão.
	
	Aceleração.
	
	 9a Questão (Ref.: 201302061599)
	sem. N/A: AULA 1
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Matéria, Energia, Espaço e Tempo são exemplos de:
		
	
	Grandezas absolutas 
	
	Grandezas básicas 
	
	Grandezas relacionadas
	
	Grandezas fundamentais 
	
	Grandezas derivadas 
	
	 10a Questão (Ref.: 201301662698)
	sem. N/A: Grandezas e Medidas
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Sabe-se que todo o universo é formado por matéria e que a unidade da matéria é o átomo. Tanto os seres brutos quanto os seres vivos são constituídos por matéria sendo a diferença o tipo de átomos que os compõem. Com base nesta contextualização é possível afirmar que os principais átomos que constituem os seres vivos são:
		
	
	C, H, O, N.
	
	H, F, B, Cr.
	
	C, H, O, F.
	
	I, N, O, F.
	
	F, S, I, Mg.
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201302126544)
	sem. N/A: Audição
	
	Qual a função do pavilhão auricular para a audição?
		
	
	
Compare com a sua resposta: Captação e a condução do som são feitas pelo pavilhão auricular, que ainda é capaz de refratar sons, reforçando a intensidade que chega ao ouvido. 
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201302126543)
	sem. N/A: Ondas
	
	Que elemento do olho humano é responsável por sua cor? 
		
	
	
Compare com a sua resposta: íris
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201302134525)
	sem. N/A: O Equilíbrio
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O sentido espacial do equilíbrio tem dois componentes: um dinâmico que nos informa sobre nosso movimento no Estruturas espaço e um componente estático que nos diz se a nossa cabeça está deslocada da posição vertical normal: São constituintes que nos permitem a informação de movimento e posição no espaço, exceto: 
		
	
	Otólitos e cristas
	
	Aparelho vestibular e otólitos
	
	Cristas e máculas
	
	Mácula e otólitos
	
	Tálamo e cerebelo 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302151648)
	sem. N/A: aula 4
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Marque a resposta certa:
		
	
	A perda da audição pode ser causada somente por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo ar e como os ouve conduzidos pelo ossos. 
	
	A perda da audição pode ser causada por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição) ou por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo ar e como os ouve conduzidos pelo ossos. 
	
	A perda da audição pode ser causada por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição) ou por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo líquido e como os ouve conduzidos pelo nervos. 
	
	A perda da audição pode ser causada somente por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição).
	
	A perda da audição pode ser causada por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição) ou por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo ar e como os ouve conduzidos pelas fibras nervosas e musculares. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302138149)
	sem. N/A: aula 4
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A percepção de equilíbrio: "Quando movimentamos a cabeça, o líquido se desloca dentro dos canais. O deslocamento desse líquido estimula nervos específicos, que enviam ao cérebro informação sobre a posição do nosso corpo em relação ao ambiente. O nosso cérebro interpreta a mensagem e comanda os músculos que atuam na manutenção do equilíbrio do corpo." O texto está relacionado a qual estrutura?
		
	
	tímpano
	
	esclera
	
	timpano e fóvea
	
	labirinto
	
	fóvea
	
	 6a Questão (Ref.: 201302047156)
	sem. N/A: Audição
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A orelha média tem início no tímpano, e quando o som chega a essa estrutura ela imediatamente transfere esse estímulo aos ossículos que fazem parte dela: o martelo, a bigorna e o estribo. Também na orelha média há um canal flexível chamado de tuba auditiva, que permite a comunicação com a garganta. É nesse canal que ocorre a regulação da pressão em nosso ouvido. Se subirmos ou descermos uma serra, podemos perceber uma pressão dentro de nosso ouvido em razão da diferença da pressão atmosférica dentro do ouvido e fora dele. Se bocejarmos ou engolirmos saliva, ocorre a (X) das tubas (Y) a pressão, e melhorando essa sensação de (Z) no nosso ouvido. Em relação ao contexto do parágrafo, as incógnitas X, Y e Z, podem ser substituídas, respectivamente, por:
		
	
	oclusão, diferenciando, pressão.
	
	oclusão, diferenciando, audição.
	
	abertura, igualando, pressão.
	
	abertura, igualando, audição.
	
	oclusão, igualando, pressão.
	
	 7a Questão (Ref.: 201302047075)
	sem. N/A: Audição
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Da orelha interna, partemos impulsos nervosos. Nosso aparelho auditivo consegue ampliar o som cerca de cento e oitenta vezes até o estímulo chegar ao nervo acústico, o qual levará a informação ao cérebro. Quando movemos a cabeça, movimentamos também os líquidos existentes nos canais semicirculares e no vestíbulo da orelha interna. É esse movimento que gera os estímulos que dão informações sobre os movimentos que nosso corpo está efetuando no espaço e sobre a posição da cabeça, transmitindo-nos com isso a noção de:
		
	
	aceleração.
	
	estática.
	
	distância.
	
	velocidade.
	
	equilíbrio.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302047071)
	sem. N/A: Audição
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Por possuirmos duas orelhas, uma de cada lado da cabeça, conseguimos localizar a que distância se encontra o emissor do som. Percebemos a diferença da chegada do som nas duas diferentes orelhas. Desse modo, podemos calcular a que distância encontra-se o emissor. Nossas orelhas captam e concentram as vibrações do ar, ou melhor, as ondas sonoras, que passam para a parte interna do nosso aparelho auditivo, as orelhas médias, onde a vibração do ar faz vibrar nossos tímpanos, as membranas que separam:
		
	
	os canais semicirculares.
	
	os ossículos.
	
	as orelhas médias das internas.
	
	as orelhas externas das médias.
	
	os canais circulares das cócleas.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302121444)
	sem. N/A: O equilíbrio
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A cóclea é outra estrutura que está ligada ao sáculo por meio dos canalículos de Hensen, sendo que esta primeira é a sede (X). O conjunto de todas essas estruturas recebe o nome de labirinto, em consequência à complexidade de sua forma. A incógnita X pode ser corretamente substituída por:
		
	
	da audição
	
	da disposição espacial.
	
	da coordenação motora.
	
	do equilíbrio.
	
	da motricidade.
	
	 10a Questão (Ref.: 201302151640)
	sem. N/A: aula 4
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Muitas vezes as pessoas que estão ao redor do paciente percebem sua deficiência antes dele próprio. O primeiro passo ao suspeitar de perda auditiva é consultar o medico otorrinolaringologista, onde serão solicitados os testes necessários para a avaliação da audição. Marque a resposta certa:
		
	
	O resultado dos testes determinará somente o tipo de perda.
	
	O resultado dos testes determinará o tipo de perda e a sua severidade, além de determinar a conduta do médico para a indicação ou não da prótese auditiva. 
	
	O resultado dos testes não determinará o tipo de perda apenas a sua severidade, além de determinar a conduta do médico para a indicação ou não da prótese auditiva. 
	
	O resultado dos testes não determinará o tipo de perda e a sua severidade, além de determinar a conduta do médico para a indicação ou não da prótese auditiva. 
	
	O resultado dos testes determinará somente a sua severidade.
	
	
	Qual a função do meato acústico externo para a audição?
		
	
	
Compare com a sua resposta: O meato acústico externo tem a função de transmitir os sons captados pela orelha para o tímpano, além de servir de câmara de ressonância ampliando algumas frequências de sons
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302126547)
	sem. N/A: Audição e equilíbrio
	
	Quais as funções do Órgão de Corti?
		
	
	
Compare com a sua resposta: O órgão de Corti, com seus órgãos receptores, imersos na endolinfa, é responsável pelas sensações auditivas e as máculas e cristas ampulares, pela sensação de posição do corpo no espaço, vivem em um permanente equilíbrio pressórico, bioquímico e bioelétrico que se interligam.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301469374)
	8a sem.: Biofísica da Audição
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Do que são constituídos os orgãos receptores finais que geram impulsos nervosos em resposta às vibrações sonoras?
		
	
	líquido coclear
	
	bigorna
	
	células ciliadas
	
	martelo
	
	membrana timpânica
	
	 4a Questão (Ref.: 201302047153)
	sem. N/A: Audição
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	É o resultado de dano ou bloqueio das partes móveis do ouvido. Os ossos saudáveis de uma orelha interna, os ossículos: martelo, bigorna e estribo vibram em resposta a sons. Certas doenças ou lesões podem levar à incapacidade destes ossos vibrarem adequadamente, impedindo a detecção das informações sonoras. O parágrafo refere-se à:
		
	
	Surdez por perda Condutiva 
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302047149)
	sem. N/A: Audição
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As vibrações sonoras que se propagam pelo ar, são captadas pelo pavilhão auricular e são direcionadas ao interior da orelha. Quando essas vibrações chegam até a membrana timpânica, que é uma pele rígida e fina que divide o canal auditivo e o ouvido médio, a mesma vibra. A membrana timpânica transmite, então, as vibrações para aos três ossículos da orelha média (primeiro o martelo, depois a bigorna e por último, o estribo), que por sua vez, transmitem as mesmas para a orelha interna, onde as vibrações fazem o liquido do interior da cóclea se movimentar. Dentro da cóclea, as células ciliadas captam esses movimentos e os transmitem, por meio de impulsos nervosos que percorrem um nervo até o (X), onde a informação será (Y). As incógnitas X e Y podem ser substituídas, respectivamente, por:
		
	
	córtex cerebral, interpretada. 
	
	mesencéfalo, amplificada.
	
	córtex cerebral, registrada.
	
	cerebelo, registrada.
	
	cerebelo, interpretada.
	
	 6a Questão (Ref.: 201301487586)
	7a sem.: AUDIÇÃO É A NOSSA PERCEPÇÃO DO SOM
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O meato acústico externo:
		
	
	Equilibra as pressões na orelha interna. 
	
	Equilibra a pressão na orelha média. 
	
	Permite a entrada de insetos. 
	
	Amplifica frequências da fala. 
	
	Oferece resistência a entrada do som
	
	 7a Questão (Ref.: 201302103282)
	sem. N/A: Audição
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Na membrana timpânica, a pressão das moléculas de ar formada pelas ondas sonoras exerce e força sobre o tímpano, onde se transformam em movimento vibratório. Se a membrana vibra, temos: 
		
	
	cognição
	
	audição
	
	 8a Questão (Ref.: 201302103291)
	sem. N/A: O equilíbrio
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O ouvido médio é composto pela membrana timpânica, ou tímpano, como já foi chamado. A membrana auditiva é um conjunto de três ossículos (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva. Do ouvido médio, as ondas sonoras são transmitidas ao: 
		
	
	ao nervo glossofaríngeo.
	
	ao nervo vestíbulococlear.
	
	ao nervo facial. 
	
	
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302155979)
	sem. N/A: aula 5
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Com relação ao equilíbrio. Marque a resposta certa.
		
	
	O equilíbrio do ser humano depende de vários fatores como o funcionamento adequado da fóvea (parte mais interna da orelha), da percepção, das sensações do próprio corpo e da visão, que são recebidas e organizadas pelo cérebro.
	
	O equilíbrio do ser humano depende de vários fatores como o funcionamento adequado do labirinto (parte mais interna da orelha), da percepção, das sensações do próprio corpo e da visão, que são recebidas e organizadas pela medula espinhal. 
	
	O equilíbrio do ser humano depende de vários fatores como o funcionamento adequado do labirinto (parte mais interna da orelha), da percepção, das sensações do próprio corpo e da visão, que são recebidas e organizadas pelo cérebro. 
	
	O equilíbrio do ser humano depende de vários fatores como o funcionamento adequado do labirinto (parte mais externa da orelha), da percepção, das sensações do próprio corpo e da visão, que são recebidas e organizadas pelo cérebro.
	
	O equilíbrio do ser humano depende de vários fatores comoo funcionamento adequado do cristalino (parte mais interna da orelha), da percepção, das sensações do próprio corpo e da visão, que são recebidas e organizadas pelo cérebro.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201302126548)
	sem. N/A: Audição
	
	Quais são os dois tipos básicos de surdez no homem?
		
	
	
Compare com a sua resposta: Surdez de condução e Surdez de percepção
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302126546)
	sem. N/A: Audição
	
	Qual a composição da orelha média e qual a sua função?
		
	
	
Compare com a sua resposta: A orelha média é um espaço no osso temporal preenchido com ar, situado entre a membrana do tímpano e as estruturas da orelha interna. É composta pelos ossículos martelo, bigorna e estribo, denominados dessa forma por sua semelhança conspícua com esses objetos e pela tuba auditiva ou trompa de Eustáquio.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201301996978)
	sem. N/A: BIOFÍSICA
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A função primária do sistema vestibular é estabilizar a cabeça no espaço e associado a outras vias estabiliza a cabeça em relação ao tronco mantendo a postura ereta. Estímulos labirínticos levam a diferentes padrões de ativação na musculatura cervical e dos membros, com o objetivo de prevenir quedas. Sobre as vias descendentes mediais do controle postural marque a alternativa INCORRETA
		
	
	Trato tecto-espinhal 
	
	Trato rubro-espinhal 
	
	Trato vestíbulo-espinhal 
	
	Trato espinho-espinhal 
	
	Trato retículo-espinhal 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302156005)
	sem. N/A: aula 5
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Marque a resposta certa:
		
	
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de retina, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
	
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de tímpano, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
	
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de esclera, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
	
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de cóclea, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
	
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de fóvea, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302156079)
	sem. N/A: aula 5
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Com relação a função do labirinto. Marque a resposta certa:
		
	
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele também são importantes para estabilizar o sistema cardiovascular e para nossa orientação espacial. 
	
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele não são importantes para estabilizar a visão e para nossa orientação espacial. 
	
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele também são importantes para estabilizar o sistema excretor e para nossa orientação espacial. 
	
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele também são importantes para estabilizar a visão e para nossa orientação espacial. 
	
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele também são importantes para estabilizar o sistema respiratório e para nossa orientação espacial. 
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302121432)
	sem. N/A: Audição
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A orelha interna, também conhecida como: 
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	cóclea.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302047072)
	sem. N/A: Audição
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A vibração, por sua vez, será transmitida para três ossículos, o martelo, a bigorna e o estribo. Através desses ossos, o som passa a se propagar em um meio sólido, sendo assim transmitido mais rapidamente. Assim, a vibração chega à janela oval, cerca de vinte vezes menor que o tímpano, concentrando-se nessa região e:
		
	
	diminuindo o som.
	
	amplificando o som.
	
	dissipando o som.
	
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302129678)
	sem. N/A: Audição é a nossa percepção do som
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Formar um sistema de alavancas que amplifica o som em até 22 vezes, diminuindo a impedância  da orelha média. A função descrita refere-se:
		
	
	ao meato acústico
	
	aos canais semicirculares
	
	aos ossículos
	
	
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302061653)
	sem. N/A: AULA 4
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A ___________ é composta __________ e pela tuba auditiva
		
	
	Orelha interna, pelos ossículos 
	
	Orelha média, pelos ossículos 
	
	Orelha interna, pelos canais semicirculares 
	
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302047076)
	sem. N/A: Audição
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A orelha é mais conhecida como o órgão do sentido da audição, mas ela também ajuda a manter o equilíbrio, a orientação postural e o senso de direção. Dentro da orelha interna, há um equipamento de percepção de equilíbrio: os canais semicirculares, também chamados de labirinto que são preenchidos por líquido. Essas estruturas não participam do processo de audição. Quando movimentamos a cabeça, o líquido se desloca dentro dos canais. O deslocamento desse líquido estimula nervos específicos, que enviam ao cérebro informação sobre a posição do nosso corpo em relação ao ambiente. O nosso cérebro interpreta a mensagem e comanda os músculos que atuam na manutenção:
		
	
	
	
	
	
	
	
	da percepção do corpo.
	
	do equilíbrio do corpo.
	1a Questão (Ref.: 201301276327)
	6a sem.: Audição
	
	O sistema nervoso é capaz de determinar a direção do som e essa apacidade é utilizada para diagnóstico de certos reflexos. Cite os meios como uma pessoa determina a direção horizontal da qual vem o som.
		
	
	Compare com a sua resposta: a- Intervalo de tempo entre a entrada do som em uma orelha e sua entrada na orelha oposta. b- Diferença entre as intensidades de sons nas duas orelhas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301241297)
	8a sem.: Sistema vestibular
	
	Uma das vias que transmitem as informações dos núcleos vestibulares é a via vestibulocerebelar que lava a informação para o vestibulocerebelo, a parte do cerebelo que recebe informações vestibulares e influencia os movimentos oculares e os músculos posturais. Baseado no texto acima descreva a importância prática dessa via. 
		
	
	Compare com a sua resposta: O vestibulocerebelo ajusta a posição do corpo para o movimento da cabeça. Isto é, quando olhos se fixam em um objeto a cabeça pode girar para o lado oposto ao dos olhos.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201301242748)
	10a sem.: Sitema visual e vesbibular
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Os movimentos oculares são realizados pelos músculos extrínsecos ao globo ocular. Os movimentos podem ser agrupados em 3 tipos: coordenação binocular; velocidade e trajetória.Dentre os de velocidade podemos citar:
	
	
	
	
	Conjugados
	
	Sacádicos.
	
	Torcionais
	
	Radiais
	
	 4a Questão (Ref.: 201301911554)
	sem. N/A: aula 2
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Preencha a lacuna corretamente: "O olho é o sistema óptico do ser humano, em que a luz passa por uma abertura variável denominada ---------------- e é focalizada na retina pelo sistema córnea/cristalino."
		
	
	
	
	
	
	
	
	pupila
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301908356)
	sem. N/A: VISÃO, FORMAÇÃO DA IMAGEM E PRINCIPAIS DISTÚRBIOS VISUAIS
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Um globo ocular comprimido demais ou a córnea do olho com curvatura exagerada não consegue focalizar na retina objetos distante. Qual o defeito visual comentado acima? 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Miopía. 
	
	 6a Questão (Ref.: 201301433220)
	sem. N/A: Visão
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Na visão normal, a luz entra no olho através da córnea, que é a membrana convexa transparente que cobre a parte anterior do olho. A curvatura da córnea faz com que a luz refrate, ou mude sua direção, de modo a convergir para a retina. A figura a seguir mostra uma das alterações da visão denominada Miopia (dificuldade de enxergar de longe), que se relaciona:
		
	
	Ao distúrbio do olho que focaliza a luz dos objetos antes que ela alcance a retina;
	
	Ao distúrbio do olho que focaliza a luz dos objetos depois que ela alcance a retina;
	
	Ao distúrbio do olho onde o aumento da pressão intraocular, que interfere no fluxo de sangue e de nutrientes para dentro e para fora pelo disco óptico;
	
	 7a Questão (Ref.: 201301820910)
	sem. N/A: Audição
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Nossos ouvidos também nos ajudam a perceber o que está ocorrendo a nossa volta. Além de perceberem os sons, eles também nos dão informações sobre a posição de nossos corpos, sendo parcialmente responsáveis por nosso equilíbrio. X concentra e capta o som para podermos ouvir os sons da natureza, diferenciar os sons vindos do mar do som vindo de um automóvel, os sons fortes e fracos, graves e agudos. A incógnita A pode ser substituída por:
		
	
	O tímpano.
	
	A orelha externa.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301908362)
	sem. N/A: Audição é a nossa percepção do som
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O aparelho auditivo transforma as diferenças de pressão do som em pulsos elétricos, que são enviados ao cérebro para serem recodificados e resultarem na percepção psicofísica da audição. Qual das seguintes opções não está de acordo com as estruturas que correspondem a sequência correta de deslocamento do som no aparelho auditivo. 
		
	
	
	
	
	
	
	
	Estribo-Tímpano- Meato 
	
	 9a Questão (Ref.: 201301895275)
	sem. N/A: Audição
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A orelha interna, também conhecida como: 
		
	
	
	
	
	
	
	
	cóclea.
	
	 10a Questão (Ref.: 201301813261)
	12a sem.: Audição
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A cóclea, o meato e os ossículos fazem parte, respectivamente, do ouvido:
		
	
	
	
	Interno, externo e médio.
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201301437284)
	sem. N/A: Ondas sonoras
	
	Christian Andréas Doppler descreveu este fenômeno em 1841. O efeito Doppler é uma característica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador. No caso de aproximação, a frequência aparente da onda recebida pelo observador fica maior que a frequência emitida. Ao contrário, no caso de afastamento, a frequência aparente diminui. Um exemplo típico é o caso de uma ambulância com sirene ligada que passe por um observador. Ao estar se aproximando, o som é mais agudo e ao estar se afastando, o som é mais grave. No caso da ultrassonografia, fonte e observador são um mesmo objeto, o transdutor, sendo observadas as estruturas refletoras móveis dentro do corpo. Com base no texto, argumente de que maneira é possível estudar, a partir da aplicação do ultrassom, a presença de trombos em um vaso sanguíneo. 
		
	
	
Compare com a sua resposta: No caso da ultrassonografia, fonte e observador são um mesmo objeto, o transdutor, sendo observadas as estruturas refletoras móveis dentro do corpo, notadamente o fluxo sanguíneo. Desta maneira é possível estudar a presença de fluxo sanguíneo em determinado vaso, ou se este vaso está preenchido por trombo, bem como mensurar a velocidade do fluxo sanguíneo dentro dele, quantificando o grau de estenose que ele apresente, por exemplo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301278054)
	5a sem.: Visão
	
	O reflexo pupilar ou fotomotor é regulado pela ação da luz sobre a retina ativando nervos simpáticos e parassimpáticos. Quando a ação da luz é intensa os impulsos resustantes do nervo óptico ativam os núcleos pré-tectais que então ativam o núcleo de Edinger-Westphal. Nesse núcleo, os neurônios parassimpáticos ativos irão contrair o esfíncter da íris promovendo a miose. Entretanto, na Síndrome de Horner, a pupila encontra-se sempre contraída. Explique o que acontece na síndrome de Horner.
		
	
	
Compare com a sua resposta: Na síndrome de Horner ocorre interrupção na cadeia simpática cervical. Essa interrupção impede a ativação do músculo dilatador da pupila que então promoveria midríase.
		
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301925477)
	sem. N/A: aula 4
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Nos seres humanos, o órgão responsável pela audição é a orelha, que é dividida respectivamente: 
		
	
	
	
	
	
	
	
	orelha externa, orelha média e orelha interna.
	
	 5a Questão (Ref.: 201301925488)
	sem. N/A: aula 4
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O ----------------, a pequena membrana que separa o ouvido externo do interno, vai então vibrar, com as moléculas do ar em redor. Preencha a lacuna corretamente.
		
	
	
	
	
	
	
	
	tímpano
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301911556)
	sem. N/A: aula 2
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Com relação ao mecanismo de formação da imagem no olho humano. Marque a resposta certa. ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/córnea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
		
	
	ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/mácula. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
	
	ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/córnea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
	
	ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/fóvea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
	
	ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/cristalino. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
	
	ocorre por reflexão da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/córnea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 201301895254)
	sem. N/A: Biofísica do sistema visual.
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Quando a pressão intraocular aumenta muito dizemos que o paciente tem glaucoma que pode destruir as células da visão chamadas de retina e provocar: 
		
	
	cegueira.
	
	 9a Questão (Ref.: 201301835480)
	sem. N/A: Aula 2
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Quando a pressão intraocular aumenta muito dizemos que o paciente tem ___________ que pode destruir as células da visão chamadas de retina e provocar a cegueira.
		
	
	
	
	
	
	Glaucoma 
	
	 10a Questão (Ref.: 201301820879)
	sem. N/A: Biofísicado Sistema Visual
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Eles se encontram no interior de cavidades ósseas, chamadas de órbitas oculares, e são revestidos por uma camada de tecido conjuntivo fibroso chamado de esclerótica. Na esclerótica estão inseridos os músculos que movem os globos oculares; além disso, ela apresenta, na parte anterior do olho, uma área transparente com maior curvatura, chamada de córnea. Entre a córnea e o cristalino encontramos um líquido fluido que preenche a câmara anterior do olho, chamado de (X). A alternativa correta que substitui X é:
		
	
	
	
	humor aquoso.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201301264947)
	3a sem.: ONDAS SONORAS
	
	Com relação a classificação das ondas sonoras, podemos afirmar que quanto a natureza, elas se classificam em mecânicas e eletromagnéticas. Quanto a direção de propagação, elas podem ser unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Quanto a perturbação, elas podem ser longitudinais ou transversais. Sendo assim, caracterize o ultrassom terapêutico, utilizado em fisioterapia, quanto a natureza, direção de propagação e a perturbação.
		
	
	
Compare com a sua resposta: O US é uma onda de pressão, inaudível ao ouvido humano. Quanto a natureza, a onda do US é mecânica. Quanto a direção de propagação, a onda é unidirecional e quanto a perturbação, o US ondas longitudinais e transversais.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201301278046)
	5a sem.: Visão
	
	A catarata é uma condição patológica do olho que pode levar à cegueira. Com a catarata total ocorre a necessidade de substituição do cristalino por uma prótese artificial. Explique o que é a catarata e porquê a cegueira causada por ela é reversível com cirurgia?
		
	
	
Compare com a sua resposta: O cristalino é formado por proteínas que podem se desnaturar e coagular causando opacidade e diminuição da refração da luz, isto é, a catarata. Contudo, não há qualquer lesão das estruturas neuronais do olho. Uma vez que é realizada a troca cirúrgica do cristalino por uma prótese translúcida há o retorno da passagem da luz e o retorno da visão.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201301244204)
	5a sem.: Biofísica da visão
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O ser humano capta a luz através do olho, um órgão esférico extremamente complexo que em pessoas adultas atinge cerca de 24 mm. O olho é composto por três camadas, ou túnicas: Assinale (v) para a alternativa correta.
		
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que destroem o olho; e a retina, um tecido não resistente, transparente e fotossensível. 
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível; e a coróide, com função não definida ainda.
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que alimentam o olho, e a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível. 
	
	a esclerótica, que o reveste mas não o protege; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que destroem o olho; e a retina, um tecido não resistente, não transparente e nem fotossensível
	
	a esclerótica, que o reveste mas não o protege externamente; a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível; e a coróide, constituída por vasos sanguíneos mas que não alimentam o olho.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 201301835492)
	sem. N/A: AULA 4
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A orelha pode ser dividida em três componentes _________,__________ e ___________.
		
	
	
	
	Orelha externa, Orelha média, Orelha interna 
	
	 9a Questão (Ref.: 201301820915)
	sem. N/A: Audição
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A vibração, por sua vez, será transmitida para três ossículos, o martelo, a bigorna e o estribo. Através desses ossos, o som passa a se propagar em um meio sólido, sendo assim transmitido mais rapidamente. Assim, a vibração chega à janela oval, cerca de vinte vezes menor que o tímpano, concentrando-se nessa região e:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	amplificando o som.
	
	 10a Questão (Ref.: 201301925482)
	sem. N/A: aula 4
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Na orelha interna encontra-se o órgão responsável pela audição chamado cóclea. Dentro da ------------------ existem líquidos e células ciliadas. A ação mecânica da cadeia ossicular cria um movimento no fluido que estimula as ----------------------. Essas enviam impulsos elétricos para o nervo auditivo e para o cérebro, que interpreta esses impulsos como som. Preencha corretamente as lacunas. 
		
	
	cóclea e células ciliadas
	
	cóclea e fibras nervosas
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 201301243538)
	5a sem.: Sistema Vestibular
	
	Em uma atração de um parque de diversões a rotação rápida da cabeça ativa as conexões dos canais semi-circulares, desencadeando algumas reações. Neste caso, apresente os papéis do sistema vestibular no controle motor.
		
	
	
Compare com a sua resposta: Os papéis do sistema vestibular no controle motor são a estabilização do olhar e ajustes posturais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301265070)
	6a sem.: AUDIÇÃO
	
	Qual a função do labirinto vestibular?
		
	
	
Compare com a sua resposta: Transformar as forças provocadas pela aceleração da cabeça e da gravidade em um sinal biológico; Informar os centros nervosos sobre a velocidade da cabeça e sua posição no espaço; Iniciar alguns reflexos necessários para estabilização do olhar, da cabeça e do corpo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301911967)
	sem. N/A: aula 4
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Por possuirmos duas orelhas, uma de cada lado da cabeça, conseguimos localizar a que distância se encontra o emissor do som. Percebemos a diferença da chegada do som nas duas diferentes orelhas. Desse modo, podemos calcular a que distância encontra-se o emissor. Nossas orelhas captam e concentram as vibrações do ar, ou melhor, as ondas sonoras, que passam para a parte interna do nosso aparelho auditivo, as orelhas médias, onde a vibração do ar faz vibrar?
		
	
	
	
	nossos tímpanos - as membranas que separam as orelhas externas das médias.
	
	 4a Questão (Ref.: 201301436574)
	5a sem.: Audição
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Nos resfriados ou nas doenças do tipo da otite média (infecção do ouvido médio), a inflamação pode fechar a tuba auditiva produzindo comprometimento temporário da audição. Nos casos graves, as infecções do ouvido médio podem causar perda auditiva definitiva, por alterar: 
		
	
	as propriedades da cadeia ossicular.
	
	as propriedades dos estatocônios.
	
	as propriedades da orelha externa.
	
	as propriedades da membrana tectórica.
	
	 5a Questão (Ref.: 201301925484)
	sem. N/A: aula 4
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Marque a resposta certa:
		
	
	Perda Auditiva Condutiva: Ocorre quando há alteração na condução aérea do estímulo sonoro pela orelha externa e/ou média. As causas mais comuns são as infecções (otites). 
	
	Perda Auditiva Condutiva: Ocorre quando há alteração na condução aérea do estímulo sonoro somente pela orelha externa. As causas mais comuns são as infecções (otites). 
	
	Perda Auditiva Condutiva: Ocorre quando há alteração na condução aérea do estímulo sonoro somente na fóvea. As causas mais comuns são as infecções (otites). 
	
	 6a Questão (Ref.: 201301261435)
	4a sem.: O EQUILÍBRIO
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Denominamos de nistagmo:
		
	
	
	
	
	
	Os movimentos oculares suaves de perseguição que são usados para seguir um movimento em movimento.
	
	Não está relacionada com os reflexos vestíbulos oculares.
	
	Movimentos oculares involuntários para trás e paraa frente, que ocorre durante ou após uma rápida rotação da cabeça.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 201301295966)
	4a sem.: visão
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A visão é um dos sentidos mais importantes para o homem. Assinale a alternativa correta sobre a estrutura do olho humano:
		
	
	a córnea é pigmentada e dá a cor do olho.
	
	o humor aquoso preenche todo o globo ocular
	
	cones e bastonetes situam-se na esclerótica
	
	a pupila é uma pequena abertura do cristalino.
	
	a íris é contráctil e recobre o cristalino
	
	 8a Questão (Ref.: 201301911578)
	sem. N/A: aula 2
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Com relação as lentes podemos afirmar:
		
	
	
	
	
	
	As lentes são dispositivos ópticos que atuam por refração da luz, em geral, feitas de material mais refringente do que o meio em que serão utilizadas. Elas podem ser do tipo Convergente ou Divergente.
	
	As lentes são dispositivos ópticos que atuam por reflexão da luz, em geral, feitas de material mais refringente do que o meio em que serão utilizadas. Elas podem ser somente do tipo divergente.
	
	As lentes são dispositivos ópticos que atuam por refração da luz, em geral, feitas de material mais refringente do que o meio em que serão utilizadas. Elas podem ser somente do tipo convergente.
	
	 9a Questão (Ref.: 201301903426)
	sem. N/A: Biofísica do sistema visual
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Dentre algumas características da X, estão o fato de não ser pigmentada, de ser avascular, de apresentar epitélio não queratinizado, de conter fibras nervosas amielínicas e de apresentar formato convexo que possibilita que a mesma desempenhe importantes funções ópticas. A letra X refere-se à:
		
	
	
	
	
	
	esclerótica
	
	íris
	
	córnea
	
	 10a Questão (Ref.: 201301835431)
	sem. N/A: AULA 1
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	É um exemplo de grandeza derivada:
		
	
	Espaço 
	
	Matéria 
	
	Energia 
	
	Tempo
	
	Velocidade 
		
	 2a Questão (Ref.: 201402178816)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual da grandezas abaixo é a mais importante para a biofísica cardiovascular e respiratória:
		
	 
	pressão, devido ao deslocamento do ar e do sangue do local de maior pressão para menor pressão
Dependendo da fonte emitente, as ondas sonoras podem apresentar qualquer frequência, desde poucos hertz (como as ondas produzidas por abalos sísmicos), até valores extremamente elevados (comparáveis às frequências da luz visível). Porém, nós, seres humanos, só conseguimos ouvir ondas sonoras cujas frequências estejam compreendidas entre 20 Hz e 20.000 Hz, sendo chamadas, genericamente, de: sons
As lesões do sistema vestibular causam: Vertigem, nistagmo, ataxia e náusea.
	 1a Questão (Ref.: 201001512233)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No organismo a relação área volume segue sempre a organização de ocupar o menor volume tendo uma área de maior contato, todos estes exemplos seguem esta regra EXCETO:
		
	
	
	
	
	 
	o cérebro que ocupa a área de uma fronha de travesseiro é um volume grande.
	
	os intestinos que tem um comprimento de metros e compactado em uma membrana chamada de peritônio.
	
	o sistema circulatório que ocupa a área de contato de milhares de metros e um volume de metros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001512234)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conceito da aplicação da grandeza força pela área de saúde é importante para o profissional devido:
		
	
	ela deve ser pequena para não lecionar o paciente.
	
	
	
	
	 
	a força tem que ser correta para ser terapêutica, não pode ser exagerada nem pequena para se obter uma melhora do paciente.
	
	uma força jamais será terapêutica já que ela danifica o corpo onde esta sendo usada.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001494462)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Algumas semelhanças são apontadas entre a forma com que um olho e uma câmera fotográfica trabalham, embora o olho seja muito mais complexo e adaptável às condições de luminosidade. Algumas afirmações a respeito são apresentadas abaixo:
(I) No olho a imagem é projetada na retina enquanto que na câmera é projetada no filme.
(II) Tanto no olho quanto na câmera a luz passa através de, pelo menos, uma lente.
(III) tanto no olho quanto na câmera a focalização acontece pelo movimento da lente para trás ou para frente.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Somente as afirmações (I) e (II) são corretas
	
	 4a Questão (Ref.: 201001495019)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quais dos itens abaixo defina o que é biofísica.
		
	
	
	
	Biofísica é o estudo da matéria, energia, espaço e tempo nos sistemas inorgânicos.
	
	Biofísica é o estudo do espaço e tempo do universo.
	 
	Biofísica é o estudo da matéria, energia, espaço e tempo nos sistemas biológicos.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001493571)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O globo ocular humano é formando de diversos meios transparentes que permitem que a luz chegue até a retina. A retina é um tecido constituído por células nervosas sensíveis à luz, uma onda eletromagnética. A sua parte central, é a região que apresenta sensibilidade máxima à luz e onde é formada a visão chamada de central. Essa região é constituída apenas por cones, isto é, não há bastonetes. Qual o nome dessa região?
		
	
	Cristalino
	
	Papila óptica
	 
	Fóvea
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001494384)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As ondas se dividem em dois tipos, segundo sua natureza, que são as ondas mecânicas, que se propagam através de um meio material, e as ondas eletromagnéticas, que se propagam no também vácuo. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de onda mecânica.
		
	
	ondas de rádio
	
	luz
	 
	som
	
	 7a Questão (Ref.: 201001495136)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Córnea faz parte da estrutura do olho humano, assim é correto afirma: Marque V para a alternativa correta.
		
	
	Córnea é a porção de coloração escura da túnica externa (esclerótica); não é circular no seu contorno e não tem espessura uniforme. Sua superfície não é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.
	
	Córnea é a porção de coloração escura da túnica externa (esclerótica); é circular no seu contorno e não tem espessura uniforme. Sua superfície não é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.
	
	Córnea é a porção transparente da túnica externa (esclerótica); não é circular no seu contorno e não tem espessura uniforme. Sua superfície é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.
	
	Córnea é a porção transparente da túnica externa (esclerótica); é circular no seu contorno e de espessura uniforme. Sua superfície é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e não é drenada para a cavidade nasal.
	 
	Córnea é a porção transparente da túnica externa (esclerótica); é circular no seu contorno e de espessura uniforme. Sua superfície é lubrificada pela lágrima, secretada pelas glândulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal através de um orifício existente no canto interno do olho.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001491008)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando envelhecemos o cristalino se torna maior, mais espesso e menos elástico. Com isso seu poder de acomodação diminui drasticamente. Um indivíduo por volta dos 60 a 70 anos praticamente não consegue acomodação do cristalino e é necessário o uso de lentes bifocais (para perto e para longe). Essa condição é chamada de:Presbiopia
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001498804)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Associe os conceitos da 1ª coluna às definições correspondentes da 2ª coluna ANOMALIAS DA VISÃO DEFINIÇÕES:
I. Miopia                      ( ) é a perda da acomodação com a idade
II. Hipermetropia         ( ) imagem focalizada antes da retina
III. Presbiopia              ( ) deformação de um dos raios de curvatura da córnea
IV. Astigmatismo         ( ) imagem focalizada depois da retina
	
	
	
	
	
	
	
	 
	III - I - IV - II
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201501111039)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Quais dos itens abaixo defina o que é biofísica. 
		
	
	Biofísica é o estudo da matéria, energia, espaço e tempo nos sistemas inorgânicos.
	
	Biofísica é o estudo do espaço e tempo do universo.
	
	Biofísica é o estudo da matéria, energia, espaço e tempo, mas não estuda os sistemas biológicos.
	
	Biofísica é o estudo da matéria, energia, espaço e tempo nos sistemas biológicos.
	
	Biofísica é somente o estudo da visão e energia dos sistemas biológicos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501162809)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A visão é um dos sentidos mais importantes para a espécie humana, e o olho é um dos órgãos mais complexos do nosso corpo. Quando uma pessoa idosa perde a capacidade de enxergar devido à catarata, a estrutura que perdeu a sua função é:
		
	
	A retina
	
	A pálpebra
	
	O ponto cego.
	
	A córnea
	
	O cristalino
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501687715)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Uma grandeza derivada é importante, mas que sempre confunde quando o significado é o conceito de massa e peso. Massa é quantidade de (X) e peso corresponde à ação da (Y) sobre a matéria. Na sentença, X e Y podem ser substituídos, respectivamente, por:
		
	
	partículas, aceleração.
	
	litros, densidade.
	
	peso, velocidade.
	
	gramas, gravidade.
	
	matéria, gravidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501687733)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O cristalino se situa atrás da íris e é uma lente biconvexa que orienta a passagem de luz até a retina. Está cercado por fluidos na parte anterior e posterior. Na parte anterior, há uma câmara preenchida pelo humor aquoso, enquanto que na parte posterior, há uma câmara preenchida com um líquido viscoso e transparente chamado de humor vítreo. Com a chegada da idade, o cristalino pode perder a sua transparência normal, dificultando a visão, é o que chamamos de:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	catarata. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501162801)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Na fisioterapia se utiliza do ultrassom para vários tipos de tratamentos,podemos afirmar:
		
	
	utilizamos comprimentos de onda sonora acima do intervalo audível humano para realizar vários tratamentos não invasivos
	
	o ultrasom somente é usado para gerar uma imagem interna do corpo humano.
	
	utilizamos esta onda eletromagnética já que ela permite uma ampla gama de frequências para os tratamentos diferenciados.
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501687838)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As vibrações sonoras que se propagam pelo ar, são captadas pelo pavilhão auricular e são direcionadas ao interior da orelha. Quando essas vibrações chegam até a membrana timpânica, que é uma pele rígida e fina que divide o canal auditivo e o ouvido médio, a mesma vibra. A membrana timpânica transmite, então, as vibrações para aos três ossículos da orelha média (primeiro o martelo, depois a bigorna e por último, o estribo), que por sua vez, transmitem as mesmas para a orelha interna, onde as vibrações fazem o liquido do interior da cóclea se movimentar. Dentro da cóclea, as células ciliadas captam esses movimentos e os transmitem, por meio de impulsos nervosos que percorrem um nervo até o (X), onde a informação será (Y). As incógnitas X e Y podem ser substituídas, respectivamente, por:
		
	
	córtex cerebral, registrada.
	
	mesencéfalo, amplificada.
	
	córtex cerebral, interpretada. 
	
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501162799)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Mariana pode ouvir sons na faixa de 20 Hz a 20000 Hz. Suponha que, próximo a ela, um morcego emite um som de 40000 Hz. Assim sendo, Mariana não ouve o som emitido pelo morcego, porque esse som tem:
		
	
	uma velocidade de propagação maior que a daquele que ela consegue ouvir.
	
	uma frequência maior do que ela pode ouvir
	
	uma frequência menor do que ela consegue ouvir.
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501303420)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Nos resfriados ou nas doenças do tipo da otite média (infecção do ouvido médio), a inflamação pode fechar a tuba auditiva produzindo comprometimento temporário da audição. Nos casos graves, as infecções do ouvido médio podem causar perda auditiva definitiva, por alterar: 
		
	
	as propriedades da membrana tectórica.
	
	as propriedades da cóclea.
	
	as propriedades da cadeia ossicular.
	
	 9a Questão (Ref.: 201501108138)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As lesões do sistema vestibular causam:
		
	
	
	
	
	
	
	
	Vertigem, nistagmo, ataxia e náusea.
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501110459)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Labirintite é um termo popular utilizado para designar uma doença que acomete o equilíbrio e a audição e apresenta, como um dos sintomas principais, a tontura. Assinale a alternativa que apresenta a estrutura afetada pela labirintite.
		
	
	trompa de Eustáquio
	
	tímpano
	
	bigorna
	
	canais semicirculares
	
	estribos
	
Parte inferior do formulário
 
	 1a Questão (Ref.: 201402337540)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A osteoporose é uma doença que modifica a densidade óssea, chamamos de densidade uma grandeza derivada onde
		
	
	não tem aparelho para a verificação da densidade óssea
	 
	estudamos a relação massa/volume
	
	verificamos o peso/ volume do osso
	
	relacionamos o volume do osso com o tamanho do mesmo
	
	a densidade não é uma grandeza derivada mais sim fundamental
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402337543)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual da grandezas abaixo é a mais importante para a biofísica cardiovascular e respiratória:
		
	
	energia, quanto menor a energia maior o deslocamento do sangue no sistema circulatório e do ar no sistema respiratório.
	
	área, quanto maior a área maior a pressão ajudando o deslocamento sanguíneo.
	
	força, quanto menor a força maior o deslocamento de sangue e de ar.
	 
	pressão, devido ao deslocamento do ar e do sangue do local de maior pressão para menor pressão
	
	potência, quando o coração e o pulmão aumentam a sua área resulta em um ganho de potência.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402897031)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A retina é uma membrana mais interna e se encontra abaixo da coroide. Ela possui dois tipos de células fotossensíveis. Estas células são denominadas de:
		
	
	células da fóvea.
	
	células do cristalino.
	
	melanócitos.
	
	células de Tenon.
	 
	os cones e os bastonetes.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402319383)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O defeito visual caracterizado pela dificuldade de se enxergar claramente os objetos que estão a uma longa distância é muito comum e possui a carga genética como a principal determinante. Qual é o nome desse defeito visual?
		
	
	emetropia
	
	hipermetropia
	 
	astigmatismo
	 
	miopia
	
	catarata
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402897047)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dependendo da fonte emitente, as ondas sonoras podem apresentar qualquer frequência, desde poucos hertz (como as ondas produzidas por abalos sísmicos), até valoresextremamente elevados (comparáveis às frequências da luz visível). Porém, nós, seres humanos, só conseguimos ouvir ondas sonoras cujas frequências estejam compreendidas entre 20 Hz e 20.000 Hz, sendo chamadas, genericamente, de:
		
	
	vibrações.
	
	abalos.
	 
	sons.
	
	infrassons.
	
	ultrassons.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402897041)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As ondas sonoras são consideradas ondas de pressão, ou seja, ondas que se propagam a partir de variações de pressão do meio. Por exemplo, quando um músico bate em um tambor musical, a vibração da membrana produz alternadamente compressões e rarefações do ar, ou seja, produz variações de pressão que se propagam através do meio, no caso:
		
	
	o tambor musical.
	
	o solo.
	
	o vácuo.
	
	a membrana.
	 
	o ar.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402897132)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As vibrações sonoras que se propagam pelo ar, são captadas pelo pavilhão auricular e são direcionadas ao interior da orelha. Quando essas vibrações chegam até a membrana timpânica, que é uma pele rígida e fina que divide o canal auditivo e o ouvido médio, a mesma vibra. A membrana timpânica transmite, então, as vibrações para aos três ossículos da orelha média (primeiro o martelo, depois a bigorna e por último, o estribo), que por sua vez, transmitem as mesmas para a orelha interna, onde as vibrações fazem o liquido do interior da cóclea se movimentar. Dentro da cóclea, as células ciliadas captam esses movimentos e os transmitem, por meio de impulsos nervosos que percorrem um nervo até o (X), onde a informação será (Y). As incógnitas X e Y podem ser substituídas, respectivamente, por:
		
	
	córtex cerebral, registrada.
	
	cerebelo, interpretada.
	
	cerebelo, registrada.
	 
	córtex cerebral, interpretada.
	
	mesencéfalo, amplificada.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402512714)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nos resfriados ou nas doenças do tipo da otite média (infecção do ouvido médio), a inflamação pode fechar a tuba auditiva produzindo comprometimento temporário da audição. Nos casos graves, as infecções do ouvido médio podem causar perda auditiva definitiva, por alterar:
		
	
	as propriedades dos estatocônios.
	
	as propriedades da orelha externa.
	
	as propriedades da cóclea.
	 
	as propriedades da membrana tectórica.
	 
	as propriedades da cadeia ossicular.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402317432)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As lesões do sistema vestibular causam:
		
	
	Neuropatia, distúrbio vascular e hipotensão postural.
	
	Convulsões. ataxia, perda de audição e vômitos
	
	Hiperventilção, hipotensão postural e enxaqueca.
	 
	Vertigem, nistagmo, ataxia e náusea.
	
	Tinido, vômitos, perda da audição e visão dupla.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402319753)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Labirintite é um termo popular utilizado para designar uma doença que acomete o equilíbrio e a audição e apresenta, como um dos sintomas principais, a tontura. Assinale a alternativa que apresenta a estrutura afetada pela labirintite.
		
	
	tímpano
	
	estribos
	
	trompa de Eustáquio
	
	bigorna
	 
	canais semicirculares
		1a Questão (Ref.: 201202253682)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ondas sonoras são compressões e rarefacções do meio material através do qual se propagam. Podemos dizer que:
		
	
	o som pode propagar-se através do vácuo.
	 
	as ondas sonoras transmitem-se mais rapidamente através de líquidos e sólidos do que através do ar
	
	para as ondas sonoras não se verificam os fenómenos de interferência nem de disfarçam
	
	o som somente se propaga através do ar
	
	o som não pode propagar-se através de um sólido.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202234244)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A catarata é uma patologia ocular que afeta com grande frequência a população idosa. Sabe-se que essa doença é responsável pela opacidade de uma estrutura ocular chamada:
		
	
	córnea
	
	pálpebra
	 
	cristalino
	
	retina
	 
	íris
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202253688)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O meato acústico externo:
		
	 
	Amplifica frequências da fala.
	
	Equilibra as pressões na orelha interna.
	
	Permite a entrada de insetos.
	
	Equilibra a pressão na orelha média.
	
	Oferece resistência a entrada do som
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202813121)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todo ser vivo é matéria e está sempre transformando (A), por isso ocupa um (B) definido e está submetido ao (C). As letras A, B e C podem ser substituídas, respectivamente, por:
		
	 
	energia, espaço, tempo.
	
	átomos, lugar, ambiente.
	
	energia, ambiente, nicho.
	
	energia, nicho, ambiente.
	
	moléculas, ambiente, lugar.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202813116)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A noção em senso comum de tempo é inerente ao ser humano, visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pelos nossos sentidos. Contudo a ciência evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. A percepção de tempo inferida a partir de nossos sentidos é estabelecida via processos psicossomáticos, onde variadas variáveis, muitas com origem puramente psicológica, tomam parte, e assim como certamente todas as pessoas presenciaram em algum momento uma ilusão de ótica, da mesma forma de que em algum momento houve a sensação de que, em certos dias, determinados eventos transcorreram de forma muito rápida, e de que em outros os mesmos eventos transcorreram de forma bem lenta, mesmo que o relógio, aparelho especificamente construído para medida de tempo, diga o contrário. Com base nesta abordagem, é correto afirmar que:
		
	
	Toda matéria está parcialmente submetida ao tempo, daí não há a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	Nem toda matéria está submetida ao tempo, daí não há a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	Toda matéria está submetida ao tempo, daí não há a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	 
	Toda matéria está submetida ao tempo, daí a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	Nem toda matéria está submetida ao tempo, daí a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202827741)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O cristalino, promove uma alteração da imagem recebida tornando sua projeção na retina _____________ e ______________.
		
	
	menor e posicionada
	
	Mesmo tamanho e invertida
	 
	Menor e invertida
	
	Maior e invertida
	
	Maior e posicionada
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202253681)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A interferência construtiva sonora é a que menos acontece no nosso ambiente. Quais dos eventos abaixo, podemos definir como interferência construtiva.
		
	 
	O coral de uma igreja.
	
	O barulho do shopping na praça.
	
	O Maracanã lotado em dia de jogo.
	
	Uma rua com muito tráfego.
	 
	A arrebentação das ondas do mar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202236571)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O sistema auditivo é um autêntico mecanismo de precisão. Ele capta os sons do meio ambiente e o contato desse som com o tímpano manda sinais para o cérebro, e a mente interpreta esses sinais. Fazem parte do sistema auditivo: I ¿ tensor tímpano e canais semicirculares. II ¿ nervo auditivo e glote. III ¿ cóclea e trompa de eustáquio. Marque com V a alternativa correta.
		
	
	Apenas I
	
	Apenas II
	 
	Apenas I e III
	
	Estão corretas I, II e III
	
	Apenas II e III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202428767)Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante uma tarefa de giros corporais, o sistema vestibular é estimulado no sentido de informar a posição da cabeça na forma de movimentos angulares da mesma. Sabendo que esta tarefa cabe à determinada parte do sistema e suas estruturas. Podemos destacar que: I - O movimento dos esteriocilios sobre os cinocilios leva a despolarização da célula ciliada; II - A movimentação dos cinocilios sobre os esteriocilios leva a hiperpolariação da célula; III - Utrículo e mácula, contem os esteriocilios e cinocílios controlando os movimentos;
		
	
	Somente as opções I e III estão corretas
	 
	Somente as opções I e II estão corretas
	
	Somente a opção III esta correta
	
	Somente a opção I esta correta
	
	Somente as opções II e III estão corretas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202235803)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A tontura é o termo que, genericamente, representa todas as manifestações de desequilíbrio. As pessoas que se queixam de tontura costumam descrever experiências diferentes que devem ser muito bem distinguidas pelo médico uma vez que cada uma possui um tratamento próprio. Identifique a alternativa em que o sintoma da tontura tenha uma etiologia vestibular.
		
	
	sensação de flutuação
	
	sensação de desmaio iminente
	
	cabeça aérea
	 
	desequilíbrio
	 
	vertigem
	
	
 
	1a Questão (Ref.: 630753)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Expressam quantidade. Por regra, as _______________ são sempre representadas expressando-se pelo Sistema Internacional de Pesos Medidas(SI).
		
	
	Grandezas absolutas
	
	Grandezas relacionadas
	
	Grandezas fundamentais
	
	Grandezas básicas
	 
	Grandezas derivadas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 630761)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Matéria, Energia, Espaço e Tempo são exemplos de:
		
	 
	Grandezas fundamentais
	
	Grandezas básicas
	
	Grandezas relacionadas
	
	Grandezas derivadas
	
	Grandezas absolutas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 616213)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os bastonetes são células (X) sensíveis à luz, sendo muito importantes em situações de (Y) luminosidade. Essas células são encontradas em grandes quantidades na retina dos animais com hábitos noturnos. Em relação ao contexto do parágrafo, X e Y podem ser substituídos, respectivamente, por:
		
	 
	extremamente, pouca.
	
	pouco, pouca.
	
	pouco, muita.
	
	relativamente, muita.
	
	extremamente, muita.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 37304)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A catarata é uma patologia ocular que afeta com grande frequência a população idosa. Sabe-se que essa doença é responsável pela opacidade de uma estrutura ocular chamada:
		
	
	íris
	
	pálpebra
	
	retina
	 
	cristalino
	
	córnea
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 630808)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A faixa auditiva humana se encontra entre:
		
	
	15 Hz e 2.000 Hz
	
	12 Hz e 15.000 Hz
	 
	20 Hz e 20.000 Hz
	
	30 Hz e 60.000 Hz
	
	10 Hz e 10.000Hz
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 630806)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É um exemplo de classificação de onda quanto à perturbação:
		
	
	Oblíqua
	
	Mecânica
	
	Eletromagnética
	 
	Transversal
	
	Tridimencional
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 630814)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	________________ a pressão das moléculas de ar formada pelas ondas sonoras exerce e força sobre ______________, onde se transformam em movimento vibratório.
		
	
	Na tróclea, O estribo
	 
	Na membrana timpânica, O tímpano
	
	Na orelha externa, A bigorna
	
	No meato acústico externo, O tímpano
	
	No tímpano, A membrana timpânica
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 38536)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Do que são constituídos os orgãos receptores finais que geram impulsos nervosos em resposta às vibrações sonoras?
		
	 
	células ciliadas
	
	líquido coclear
	
	martelo
	
	bigorna
	
	membrana timpânica
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 231895)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se girarmos o corpo a uma velocidade constante, o líquido no interior dos canais semicirculares passará a mover-se em consonância com estes últimos, estimulando as células sensoriais. Entretanto, se pararmos bruscamente de rodopiar, o líquido dos canais semicirculares continuará a mover-se devido à inércia, estimulando as células sensoriais e causando a sensação de tontura. Isso ocorre devido:
		
	
	à complementação de duas percepções pois os olhos informam ao cerebelo que temos a intenção de paramos de rodopiar, mas o movimento inercial do líquido, nos canais semicirculares da orelha média, não informa que a cabeça ainda está em movimento.
	
	ao conflito de duas percepções pois os olhos não informam ao sistema nervoso que paramos de rodopiar, mas o movimento inercial do líquido, nos canais semicirculares da orelha média, informa que a cabeça ainda está em movimento constante.
	 
	ao conflito de duas percepções pois os olhos informam ao sistema nervoso que paramos de rodopiar, mas o movimento inercial do líquido, nos canais semicirculares da orelha interna, informa que a cabeça ainda está em movimento.
	
	à complementação de duas percepções pois os olhos informam ao sistema nervoso que paramos de rodopiar, mas o movimento inercial do líquido, na cóclea, informa que a cabeça não está em movimento uniforme.
	
	ao conflito de duas percepções pois os olhos informam à medula espinal que paramos de rodopiar, mas o movimento inercial do líquido, na cóclea, informa que a cabeça ainda está em movimento constante.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 566140)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A função primária do sistema vestibular é estabilizar a cabeça no espaço e associado a outras vias estabiliza a cabeça em relação ao tronco mantendo a postura ereta. Estímulos labirínticos levam a diferentes padrões de ativação na musculatura cervical e dos membros, com o objetivo de prevenir quedas. Sobre as vias descendentes mediais do controle postural marque a alternativa INCORRETA
		
	
	Trato rubro-espinhal
	 
	Trato espinho-espinhal
	
	Trato retículo-espinhal
	
	Trato tecto-espinhal
	
	Trato vestíbulo-espinhal
	 1a Questão (Ref.: 201402178813)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A osteoporose é uma doença que modifica a densidade óssea, chamamos de densidade uma grandeza derivada onde
		
	
	relacionamos o volume do osso com o tamanho do mesmo
	
	a densidade não é uma grandeza derivada mais sim fundamental
	 
	estudamos a relação massa/volume
	
	não tem aparelho para a verificação da densidade óssea
	
	verificamos o peso/ volume do osso
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402178816)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual da grandezas abaixo é a mais importante para a biofísica cardiovascular e respiratória:
		
	 
	pressão, devido ao deslocamento do ar e do sangue do local de maior pressão para menor pressão
	
	energia, quanto menor a energia maior o deslocamento do sangue no sistema circulatório e do ar no sistema respiratório.
	
	força, quanto menor a força maior o deslocamento de sangue e de ar.
	
	potência, quando o coração e o pulmão aumentam a sua área resulta em um ganho de potência.
	
	área, quanto maior a área maior a pressão ajudando o deslocamento sanguíneo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402161617)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ser humano capta a luz através do olho, um órgão esférico extremamente complexo que em pessoas adultas atinge cerca de 24 mm. O olho é composto por três camadas, ou túnicas: Assinale (v) para a alternativacorreta.
		
	 
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que alimentam o olho, e a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível.
	
	a esclerótica, que o reveste mas não o protege; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que destroem o olho; e a retina, um tecido não resistente, não transparente e nem fotossensível
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que destroem o olho; e a retina, um tecido não resistente, transparente e fotossensível.
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível; e a coróide, com função não definida ainda.
	
	a esclerótica, que o reveste mas não o protege externamente; a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível; e a coróide, constituída por vasos sanguíneos mas que não alimentam o olho.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402161049)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Algumas semelhanças são apontadas entre a forma com que um olho e uma câmera fotográfica trabalham, embora o olho seja muito mais complexo e adaptável às condições de luminosidade. Algumas afirmações a respeito são apresentadas abaixo:
(I) No olho a imagem é projetada na retina enquanto que na câmera é projetada no filme.
(II) Tanto no olho quanto na câmera a luz passa através de, pelo menos, uma lente.
(III) tanto no olho quanto na câmera a focalização acontece pelo movimento da lente para trás ou para frente.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente as afirmações (II) e (III)
	
	Somente a afirmação (II) é correta
	
	Somente a afirmação (I) é correta
	 
	Somente as afirmações (I) e (II) são corretas
	
	Todas as afirmações são corretas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402738320)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dependendo da fonte emitente, as ondas sonoras podem apresentar qualquer frequência, desde poucos hertz (como as ondas produzidas por abalos sísmicos), até valores extremamente elevados (comparáveis às frequências da luz visível). Porém, nós, seres humanos, só conseguimos ouvir ondas sonoras cujas frequências estejam compreendidas entre 20 Hz e 20.000 Hz, sendo chamadas, genericamente, de:
		
	
	ultrassons.
	 
	sons.
	
	infrassons.
	
	abalos.
	
	vibrações.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402738314)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As ondas sonoras são consideradas ondas de pressão, ou seja, ondas que se propagam a partir de variações de pressão do meio. Por exemplo, quando um músico bate em um tambor musical, a vibração da membrana produz alternadamente compressões e rarefações do ar, ou seja, produz variações de pressão que se propagam através do meio, no caso:
		
	
	a membrana.
	
	o tambor musical.
	 
	o vácuo.
	
	o solo.
	 
	o ar.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402738323)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nossos ouvidos também nos ajudam a perceber o que está ocorrendo a nossa volta. Além de perceberem os sons, eles também nos dão informações sobre a posição de nossos corpos, sendo parcialmente responsáveis por nosso equilíbrio. X concentra e capta o som para podermos ouvir os sons da natureza, diferenciar os sons vindos do mar do som vindo de um automóvel, os sons fortes e fracos, graves e agudos. A incógnita A pode ser substituída por:
		
	 
	A orelha externa.
	
	A tuba auditiva.
	 
	A orelha média.
	
	O tímpano.
	
	A orelha interna.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402738328)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A vibração, por sua vez, será transmitida para três ossículos, o martelo, a bigorna e o estribo. Através desses ossos, o som passa a se propagar em um meio sólido, sendo assim transmitido mais rapidamente. Assim, a vibração chega à janela oval, cerca de vinte vezes menor que o tímpano, concentrando-se nessa região e:
		
	
	diminuindo o som.
	
	dissipando o som.
	 
	amplificando o som.
	
	direcionando o som.
	 
	neutralizando o som.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402158705)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As lesões do sistema vestibular causam:
		
	
	Hiperventilção, hipotensão postural e enxaqueca.
	
	Tinido, vômitos, perda da audição e visão dupla.
	
	Convulsões. ataxia, perda de audição e vômitos
	 
	Neuropatia, distúrbio vascular e hipotensão postural.
	 
	Vertigem, nistagmo, ataxia e náusea.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402161026)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Labirintite é um termo popular utilizado para designar uma doença que acomete o equilíbrio e a audição e apresenta, como um dos sintomas principais, a tontura. Assinale a alternativa que apresenta a estrutura afetada pela labirintite.
		
	
	estribos
	
	bigorna
	
	tímpano
	
	trompa de Eustáquio
	 
	canais semicirculares
		6.
		É um exemplo de classificação de onda quanto à direção de propagação:
		
	
	
	
	
	Oblíqua
	
	
	Longitudinal 
	
	
	Transversal 
	
	
	Tridimencional 
	
	
	Mecânica 
	 1a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ondas sonoras são compressões e rarefacções do meio material através do qual se propagam. Podemos dizer que:
		
	
	o som não pode propagar-se através de um sólido.
	
	para as ondas sonoras não se verificam os fenómenos de interferência nem de disfarçam
	 
	as ondas sonoras transmitem-se mais rapidamente através de líquidos e sólidos do que através do ar
	
	o som somente se propaga através do ar
	
	o som pode propagar-se através do vácuo.
		
	
	
	 2a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Algumas semelhanças são apontadas entre a forma com que um olho e uma câmera fotográfica trabalham, embora o olho seja muito mais complexo e adaptável às condições de luminosidade. Algumas afirmações a respeito são apresentadas abaixo:
(I) No olho a imagem é projetada na retina enquanto que na câmera é projetada no filme.
(II) Tanto no olho quanto na câmera a luz passa através de, pelo menos, uma lente.
(III) tanto no olho quanto na câmera a focalização acontece pelo movimento da lente para trás ou para frente.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente a afirmação (II) é correta
	 
	Somente as afirmações (I) e (II) são corretas
	
	Somente a afirmação (I) é correta
	
	Somente as afirmações (II) e (III)
	
	Todas as afirmações são corretas
		
	
	
	 3a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No organismo a relação área volume segue sempre a organização de ocupar o menor volume tendo uma área de maior contato, todos estes exemplos seguem esta regra EXCETO:
		
	
	o sistema circulatório que ocupa a área de contato de milhares de metros e um volume de metros.
	
	o DNA do núcleo celular que tem uma área,de metros mais é compactado no volume celular
	 
	o cérebro que ocupa a área de uma fronha de travesseiro é um volume grande.
	
	o córtex cerebral que é o maior dos animais mais ocupa um volume pequeno pelas dobras do córtex.
	
	os intestinos que tem um comprimento de metros e compactado em uma membrana chamada de peritônio.
		
	
	
	 4a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O diafragma de uma máquina fotográfica corresponde, no olho dos mamíferos:
		
	 
	à íris
	
	à córnea
	
	ao cristalino
	
	ao humor aquoso
	
	à retina
		
	
	
	 5a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As ondas se dividem em dois tipos, segundo sua natureza, que são as ondas mecânicas, que se propagam através de um meio material, e as ondas eletromagnéticas, que se propagam no também vácuo. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de onda mecânica.
		
	
	microondas
	 
	som
	
	luz
	
	ondas de rádio
	
	laser

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes