Buscar

PSICOLOGIA SOCIAL PSICOLOGICA

Prévia do material em texto

Psicologia Social - 03/04/2018
PSICOLOGIA SOCIAL PSICOLOGICA – tem como objetivo trazer o indivíduo do seu individual para a sociedade. É nesse momento que se observa que não se está fazendo o que foi proposto, não está se realizando o que foi objetivo da psicologia social SOCIOLOGICA. 
 A crise da psicologia social. 
Conhecimento intra-individual (resultados dos experimentos realizados na época, pessoas eram aprisionadas sendo considerados guardas e soldados, fazendo com que percam a individualidade, sendo obrigado a usarem coisas que marcassem a perca da individualidade) 
Nesse período eles pensavam apenas no indivíduo, esquecendo o social.
“Crise da psicologia social” em consequência da excessiva individualização da psicologia social psicológica e dos movimentos sociais ocorridos nos anos de 1970
Como vou organizar a sociedade, ou mobilizar as pessoas se o método da psicologia social não é útil?? 
Indivíduo - sociedade
Pegar o indivíduo e levar ele para a sociedade.
PSICOLOGIA SOCIAL SOCIOLOGICA 
Surge então a psicologia social sociológica, cuja principal vertente é o interacionismo simbólico.
De Charles Cooley (18641929) e George Mead (18631931) seus mais notáveis precursores.
Grandes percursores da psicologia sociológica nos Estados Unidos, trazendo toda uma formação do ser na sociedade. 
Charles Cooley (18641929) 
Interacionismo simbólico traz o momento do homem em toda a sociedade, desde seu momento de nascimento até a sua morte. Fazendo com que seja analisado toda a sua vida, historia. Entende com as relações sociais se constroem. Meu eu individual com o outro, as características de interpretação do meu próprio eu; 
Indivíduo em sociedade só evolui como espécie com a COO-RELAÇÃO (adquiri linguagem e identidade) tomamos identidade das experiências quando estamos em contato com o outro. 
COO-RELAÇÃO – acontece no meio do interacionismo simbólico, em meio a nossa história de vida. Podendo até incorporar papeis com as vivencias. 
EU REFLETIDO NO ESPELHO – O indivíduo, ao interagir com as outras pessoas, tornase consciente da imagem e dos sentimentos que essas outras pessoas nutrem por ele, isto é, elas atuam como um espelho no qual o indivíduo se vê. (Acontece durante toda a vida, a cada dia, a cada momento vamos trocando de papeis) 
** O indivíduo, ao interagir com as outras pessoas, tornase consciente da imagem e dos sentimentos que essas outras pessoas nutrem por ele, isto é, elas atuam como um espelho no qual o indivíduo se vê.
NOSSAS ESCOLHAS (profissionais, emocionais, afetivas) refletem todos os nossos papeis que tivemos durante a vida. 
George Mead (18631931)
Para MEAD só iremos entender o interacionismo simbólico se entender os nossos próprios grupos; COMPREENDER A (LINGUAGEM – atribuição de valores para o interacionismo simbólico)
**A linguagem desempenha um papel fundamental no pensamento de Mead, a ponto de ele considerar o ato comunicativo como a unidade básica de análise da psicologia social. 
**A linguagem é um fenômeno inerentemente social e, consequentemente, as atitudes e os gestos só adquirem significado por meio da interação simbólica
***IMPORTANCIA DO BRINCAR***
Permitir as crianças a assumir a papel dos outros.
O indivíduo é produto do desenvolvimento das pessoas em sociedade

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes