Buscar

Trabalho Tay

Prévia do material em texto

Aluno: TAYNARA CABRAL DOS SANTOS	Matrícula: 201802464182
Disciplina: CEL0014 - LÍNGUA PORTUGUESA 	Período Acad.: 2018.1 (G) / EX
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
1.Usa-se aonde quando o verbo expressar ideia de movimento. Usa-se onde quando o verbo expressa ideia de permanência. Indique a alternativa gramaticalmente incorreta.
 Certo	Aonde está o livro?
	Gabarito Coment.	
2.Leia um trecho da música interpretada por Mc Ludimila, a seguir.
'Te ensinei certin / Te ensinei certin / Hoje tu tira onda porque eu te ensinei certin'
Verifica-se, no trecho da música acima, o emprego predominante de
 Resp : linguagem coloquial.	
 Gabarito Coment
3.Sabemos que para ter uma boa comunicação, podemos usar tanto a linguagem verbal quanto a não-verbal. Assinale o item que exemplifica um tipo de linguagem verbal:
 	Resp: poesia.
	Gabarito Coment
4.Você aprendeu que a palavra MAU, oposto de BOM, quando se refere ao substantivo, tem a função de adjetivo. Já o vocábulo MAL, oposto de BEM, é um advérbio, e, por esse motivo invariável. Observe as sentenças e marque a alternativa na qual MAU figura como adjetivo:
 Resposta : Esse vilão é muito mau no filme, não é?
	Gabarito Coment
5.Marcílio chegará da França daqui ________ três dias. Já não o vejo ________ mais de quatro anos. Marque a opção que completa a frase acima de forma correta.
 	Respos : a / há
	Gabarito Coment
6.Algumas palavras da língua geram dúvidas quanto à forma adequada de suas respectivas grafias. Por isso, é necessário ter muito cuidado ao escrevê-las. Leia atentamente as alternativas abaixo e, depois, assinale a ÚNICA CORRETA quanto à grafia do termo destacado em CAIXA ALTA.
	REspost : Minha avó está muito MAL do fígado.
7.A expressão linguística pode se realizar em duas modalidades: a escrita e a fala. Tanto na língua falada quanto na escrita, verificamos diferentes graus de formalidade. Podem existir textos muito formais na língua falada e textos completamente informais na língua escrita. Isso significa que a língua varia de acordo com o lugar, com a situação comunicativa ou, até mesmo, com nosso interlocutor, a pessoa com quem falamos ou a quem escrevemos. Isso é o que chamamos de variação linguística e ela corresponde a diferentes realizações de uma mesma língua.
Assinale a única alternativa em que não ocorre o emprego de expressões coloquiais, informaial 
 Respos: Os americanos, ano após ano, trabalham seis horas a mais em relação ao ano anterior
 Gabarito Coment.
8. Assinale a alternativa com a característica da língua na modalidade escrita
 Respos: O planejamento verbal tende a ser maior.
Col@bore

Continue navegando