Buscar

A Formação do Orientador Profissional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE DE JUNDIAÍ
PSICOLOGIA
JAQUELINE DOS SANTOS PEREIRA 
A FORMAÇÃO DO ORIENTADOR PROFISSIONAL
JUNDIAÍ
2018
JAQUELINE DOS SANTOS PEREIRA
A FORMAÇÃO DO ORIENTADOR PROFISSIONAL
Trabalho de Avaliação de Orientação profissional
Apresentando ao curso de Psicologia da Faculdade
Anhanguera de Jundiaí com requisitos básicos em formação
Profª Ma. Sônia Maria Pessoto Dos Santos 
JUNDIAÍ
2018
A FORMAÇÃO DO ORIENTADOR PROFISSIONAL
 Um contexto amplo e o conhecimento de diversas áreas de atuação. Segundo Bertassoni (1999). As competências necessárias para o inicio de atuação do orientador, é relevante ter uma base teórico- técnica, definição de homem no mundo, e a resolução dos próprios conflitos na escolha da profissão. De acordo com Bertassoni o campo é trabalhado no foco da aprendizagem. O conhecimento do cliente, e o autoconhecimento que tem de si mesmo. O mundo do trabalho e o projeto vocacional.
 Durante a pesquisa cabe ao psicólogo orientar e auxiliar o indivíduo na construção do projeto profissional. Mas é necessário que o mesmo passe por sua própria aprendizagem formativa. O psicólogo orientador devera ter conhecimento da estrutura psicológica, e principalmente na fase da vivencia da adolescência. Como também estender em outros campos na sociologia, economia e a política (...).
 O domínio na aplicação de determinada técnica, seja lúdica ou projetiva de acordo com a necessidade do indivíduo. Desde as primeiras entrevistas e no decorrer do processo da terapia. A ética é fundamental, manter o foco do trabalho psicológico e preservar o sigilo dos dados do indivíduo. A questão da elaboração, do contrato, enquadre e devolutiva e a aprendizagem na prática profissional. 
REFERÊNCIAS 
BERTASSONI, M.S. A FORMAÇÃO DO ORIENTADOR PROFISSIONAL. PR.1999.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais