Buscar

Instituições de direito (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade: UniubeInstituições de direito
setembro 4
2017
Direito constitucional que pode ser empregado em uma empresa. 
Direitos Adquiridos.
Aluno: Heberte de paula machado
RA: 1093493
Disciplina: Instituições do direito
Livre manifestação do pensamento: 
Todos podem, livremente, manifestar seu pensamento pela palavra falada e escrita, respondendo, porém, pelos conceitos emitidos e desde que não se manifestem no anonimato.
Pode - se empregar esse princípio dentro de uma empresa, fazendo reuniões para seus funcionários debaterem sobre qualquer assunto desde que responda pelo seus atos.
Por que como tantos outros direitos fundamentais, a liberdade de pensamento não constitui direito absoluto. Ao contrário, encontra limites nos demais direitos da personalidade consagrados pela Constituição Federal como a dignidade da pessoa humana, a honra, a imagem, entre outros.
Legalidade:
Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei, ou seja, o que não é proibido pela lei não pode ser impedido e ninguém pode ser coagido a praticar qualquer ato se a lei não disciplinar.
Como gestor de uma empresa não poderei obrigar um funcionário a fazer alguma tarefa que não seja compatível com sua função, o que caracteriza desvio de função, que é proibido por lei.
Não prisão por dividas:
Não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel.
Sendo proprietário de uma empresa no ramo de comércio não poderei pressionar uma pessoa pra receber dizendo que vai ser preso se não me pagar, pois na lei, não consta prisão civil por dívida.
Diante desse direito terei que selecionar melhor meus clientes para que não ocorra esse tipo de transtorno.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais