Buscar

TRABALHO DE MECÂNICA - Tipos de Arados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Definição 
É um instrumento que serve para lavrar (arar) os campos,revolvendo a terra com o objetivo de descompactá-la, e assim, viabilizando um melhor desenvolvimento das raízes das plantas. 
Também enterra restos de culturas agrícolas anteriores ou ervas daninhas porventura existentes, melhora ainda a infiltração de água no solo.
Tipos de arados
Manual 
Cunha simples
Aivecas
Arados de discos rotativos
Arado subsolador
MANUAL
Também chamado de vanga ou enxadão, feito de madeira ou ferro. 
Esse arado pode ser puxado a boi, a cavalo e até por bufalos.
É um dos arados mais antigos,que quase todos os pequenos produtores tem em sua propriedade.
CUNHA SIMPLES
Eram primitivos arados em madeira ou ferro , em forma de L, de tração animal.
AIVECA
São arados em ferro na forma de um V,com tombador de terra,para tração animal ou mecânica. É o mais antigo implemento fabricado para a realização do preparo do solo. 
Possui diversos tipos:
Aiveca helicoidal destinada a uma lavoura superficial e rápida, deixando um solo com torrões grandes.
semi-helicoidal recomendada para uma lavoura normal, deixando torrões grandes na parte inferior e torrões menores na camada mais superficial.
O arado de aiveca produz uma inversão do solo melhor que a do arado de discos, mas apresenta restrições ao uso em solos com obstáculos, tais como pedras e tocos.
Arado de aiveca para trator
Aiveca de tração animal
ARADO DE DISCOS ROTATIVOS
Possui grandes discos de aço apoiados em mancais rotativos, para tração mecânica. 
Surgiu como alternativa ao de aiveca e teve como ponto de partida a grade de discos, sendo o implemento de preparo de solo mais usado no Brasil.
Apesar do movimento giratório dos discos, que corta o solo e a vegetação, esse tipo de arado requer peso para penetrar no solo, o que não acontece no de aiveca.
É ideal para ser usado em solos secos, duros, pegajosos, com raízes e pedras, nos quais as aivecas apresentam dificuldades de operação. 
ARADO SUBSOLADOR 
O Arado Subsolador, foi especialmente projetado para eliminar as camadas compactadas do subsolo até 45 cm de profundidade, ou mesmo superficialmente realizando a escarificação do solo.
Sendo um implemento de uso fundamental na conservação do solo, evita a erosão e mantém maior umidade, proporcionando melhor desenvolvimento do sistema radicular das plantas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais