Buscar

Atividade Aula 3 Filosofia e Ética Administração Pública

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso: Administração Pública
Disciplina: Filosofia e Ética
1. ​ ​Há​ ​diferença​ ​entre​ ​o​ ​conceito​ ​kantiano​ ​de​ ​modernidade, ​ ​apresentado​ ​ao  falar​ ​de​ ​Iluminismo, ​ ​e​ ​o​ ​conceito​ ​que​ ​normalmente​ ​temos​ ​de​ ​modernidade? Qual​ ​é​ ​a​ ​diferença?
R.: Sim. O conceito que normalmente temos de modernidade é “estar na moda”, “estar atualizado”, já para Kant a modernidade equivale a ser responsável, a responder pelo que se é e faz, por conta própria e risco e também é saída do homem de sua menoridade da qual ele próprio é responsável.
2. ​ ​Falamos​ ​cada​ ​vez​ ​mais​ ​em​ ​“crise​ ​da​ ​modernidade”, ​ ​ou​ ​em “pós-modernidade”?​ ​O​ ​que​ ​se​ ​pode​ ​entender​ ​com​ ​essas​ ​expressões?​ ​De​ ​que  forma​ ​elas​ ​mostram​ ​algo​ ​que​ ​se​ ​percebe​ ​como​ ​presente​ ​na​ ​vida​ ​prática​ ​das  pessoas? 
R.: Pode-se entender essas expressões como período em que já não se dispõe de chão firme e igual para todos, ou seja, período em que se parece abrir mão da convicção de que seja necessário haver um único fundamento. Elas mostram algo que se percebe presente na vida prática das pessoas através da fragmentariedade da personalidade, onde ela se quebra em muitos “pedaços” tornando-se praticamente impossível sua recomposição e tornando-a incoerente e inconsciente de sua fragmentariedade. 
3. Explique o modo diferente de Sócrates e Platão entenderem a filosofia. 
R.: Para Sócrates a filosofia é a busca da sabedoria, e é também um modo de viver, não só de saber. Para Platão a filosofia é o encontro da sabedoria, tornando-se a filosofia uma verdade encontrada e conhecida, e aí ela se transforma em doutrina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais