Buscar

PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTEGRADO
DIREITO 
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
PROFESSOR: RAPHAEL BARBOSA
BEATRIZ SABINO COSTA
JACKELINE MELO
LEANDRO BONETTE LIMA 
MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA FIRMINO
MARCELO ALEXANDRE GIRONDI FUSO
GLENILSON STUTZ
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO.
	
QUESTÃO 2: USANDO O TEXTO COMPLENTAR Nº 1 COMO REFERÊNCIA, DISCUTAM A FABRICAÇÃO DA LOUCURA E PROCUREM ENCONTRAR, EM NOSSO MEIO SOCIAL, SITUAÇÕES EM QUE A LOUCURA ESTARIA SENDO PRODUZIDA. 
	Para responder essa questão antes de tudo deveríamos nos perguntar qual o real significado de loucura. De acordo com dicionários da língua portuguesa, loucura é um distúrbio, alteração mental caracterizada pelo afastamento mais ou menos prolongado do indivíduo de seus métodos habituais de pensar, sentir e agir.
	A partir da leitura do texto “O homem que foi colocado numa gaiola”, podemos perceber que se encaixa perfeitamente na descrição de loucura. Pois quando o indivíduo do texto foi afastado dos seus afazeres do dia-a-dia e colocado em uma simples gaiola, mesmo sendo tratado com uma alimentação de qualidade, e ter os cuidados comparados ao de um rei, a ira e angustia que se formou dentro dele de ser retirado do mundo ao qual ele conhecia, ficando isolado da sociedade, dos amigos, esposa, filhos se caso as tivesse, talvez não chegaria ao ponto da loucura.
	Logo no inicio nos questionamos o porquê estaria naquela situação, aonde logo depois veio a falsa sensação de aceitação e uma enorme sensação de angustia de não fazer parte de um todo. E ainda assim, não perdera totalmente a razão, pois a loucura relatada e a razão ou a lucidez, podem num contexto coexistirem juntas. Por fim, ele se viu acordando totalmente apático, distante, vazio e totalmente louco.
	Muitas vezes nos vemos tomados pela loucura, afetando em grande escala os jovens que vivem em mundo virtual, que de certa forma veio para aproximar as pessoas. Contudo o efeito real se faz totalmente na contra-mão, no qual temos uma sociedade cada vez mais distante e reféns da tecnologia, isolados e fugindo aos padrões de uma sociedade que julgamos normal. Além disso, a busca constante pela satisfação social e material, tem imposto aos pais uma rotina de trabalho, que transcende uma jornada de trabalho usual, levando a um distanciamento familiar. 
	Esse distanciamento causa uma sensação de solidão muito grande, levando a buscar refúgio em outros vícios, na frustrante tentativa de preencher esse vazio pessoal.
	Dados divulgados pela BBC Brasil, indicam que entre 1980 a 2014 a taxa de suicídios entre jovens de idade entre 15 a 29 anos, teve um aumento significativo de 27,2% no Brasil, dados esses devem ser levados em consideração quando refletimos que esses dados mostram que a sociedade esta adoecendo.
	 O modo social que vivemos, produz como seu substrato a loucura, pela simples convivência. Desde padrões sociais que fora criado para serem seguidos, que em muitas vezes são dificílimas de serem conquistadas e infinitamente impossíveis de se mantê-las. E essa cobrança exagerada pela perfeição corrobora para a manutenção da loucura. 
	Afinal, podemos nos questionar o que é ser normal? O vazio, a solidão, a angustia continuada por uma sociedade cada vez mais exigente e com ego insaciável pelo perfeito, que nos esquecemos que a felicidade, se encontra nas pequenas coisas da vida e que a simplicidade vem de encontro com o imperfeito. 
	
QUESTÃO 6: A PARTIR DOS TEXTOS COMPLENTARES Nº 2 E 3, DISCUTAM AS RESPONSABILIDADES DO PSICÓLOGO NO EXERCICIO DE SUA PROFISSÃO. REDIJA UM TEXTO SOBRE AS CONCLUSÕES DO GRUPO. 
	
O principal objetivo de um psicólogo é ajudar as pessoas a superarem seus traumas pessoais e sociais.
	Esse processo busca resgatar a expectativa de vida das pessoas, lhes trazendo conforto e fazendo-os mais felizes.
	Para o desenvolvimento da sua profissão, o psicólogo utiliza técnicas e ferramentas indicadas para cada caso especifico, sempre primando pelo respeito a dignidade humana e a integridade de cada individuo.

Outros materiais