Buscar

Direito civil2 primeira semana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL II - CCJ0013
Título
SEMANA 1
Descrição
Caso Concreto 1
Da leitura do material didático, autor Flávio Tartuce, p. 03-39, responda:
É correto afirmar que as normas de Direito Obrigacional são hoje as que mais se aplicam com frequência? Explique sua resposta.
Sim, porque a cada momento do nosso cotidiano estamos realizando uma obrigação seja ela dar, fazer ou não fazer com o intuito de satisfazer a nossas vontades.
Os princípios da eticidade e da socialidade se aplicam ao direito obrigacional? Ao responder, explique os princípios.
Sim eles tem grande influência no direito obrigacional, notadamente a eticidade que é a boa-fé objetiva e a sociabilidade que é a função social. Princípios esses relacionados com a concepção social da obrigação e com a conduta leal dos sujeitos obrigacionais
Há diferença entre obrigação, dever, responsabilidade, ônus e estado de sujeição? Explique sua resposta e dê um exemplo de cada situação.
Diferenciação 
Obrigação é a relação jurídica transitória, existente entre um sujeito ativo, denominado credor, e o outro sujeito passivo, o devedor, e cujo o objeto consiste em uma prestação situada no âmbito dos direitos pessoais, positiva ou negativa.
Dever é a situação passiva que se caracteriza pela necessidade do devedor observar um certo comportamento, compatível com o interesse do titular do direito subjetivo. O dever jurídico é, portanto, a necessidade que tem toda pessoa de observar as ordens ou comandos do ordenamento jurídico, sob pena de incorrer numa sanção. Não se limita às relações obrigacionais, mas, sim, abrange as de natureza real, atinentes ao direito das coisas, bem como as dos demais ramos do direito, como o direito de família, o direito das sucessões e o direito de empresa.
Responsabilidade: a responsabilidade é, assim, a consequência jurídica patrimonial do descumprimento da relação obrigacional. Pode -se, pois, afirmar que a relação obrigacional tem por fim precípuo a prestação devida e, secundariamente, a sujeição do patrimônio do devedor que não a satisfaz.
Ônus é a obrigação do réu contestar ou de impugnar no processo.
Estado de sujeição consiste em um poder de produzir efeitos jurídicos mediante a declaração unilateral de vontade do titular
 
Caso Concreto 2
Identifique as fontes das seguintes obrigações:
1.Obrigação alimentar decorrente de parentesco. 
2.Obrigação de indenizar uma pessoa que foi atropelada. 
3.Pagar uma recompensa. 
4.Pagar o café comprado na cantina durante o intervalo. 
Resposta 
1) Fonte de Lei 2). Dever decorrente da responsabilidade 3) Ato Unilateral 4) Contrato 5) Contrato
Questão Objetiva
Assinale a alternativa correta:
A obrigação se refere a um dever de realizar uma prestação, portanto, é dever jurídico derivado, decorrente, por exemplo, de um contrato de compra e venda.
A responsabilidade é a consequência patrimonial do descumprimento de uma obrigação, tratando-se, portanto, de dever jurídico originário, como é o caso do dever de indenizar.
A servidão é uma espécie de obrigação ?propter rem? uma vez que limita a fruição e a disposição da propriedade.
A obrigação de pagar o condomínio é considerada um ônus real.
O vínculo jurídico é considerado o elemento abstrato ou imaterial das obrigações uma vez que é o liame que une o sujeito ativo ao sujeito passivo, conferindo ao primeiro o direito de exigir do segundo uma determinada prestação.
Desenvolvimento

Outros materiais