Buscar

Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem aula 4

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0241 - PSIC.DESENV.APREND. 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Analise as afirmativas a seguir acerca da teoria do desenvolvimento proposta por Vygotsky: I - Para Vygotsky, o crescimento cognitivo é um processo cooperativo; II - A diferença entre o nível de desenvolvimento efetivo e o nível de diferenciação potencial configura a chamada Zona de Distanciamento Potencial; III - A cultura é um elemento chave do desenvolvimento, pois culturas diferentes oferecem diferentes oportunidades de interação e mediação à criança; IV - A ZDP funciona como um guia para o planejamento de ações pedagógicas, pois indica os caminhos que a criança já é capaz de percorrer com o auxílio adequado.
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	
	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas
	
	 
	Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas
	
	
	
		
	
		2.
		Marque a alternativa que responde corretamente ao conceito de assimilação na obra de Jean Piaget.
	
	
	
	 
	Incorporação de novas informações a uma estrutura cognitiva existente no sujeito.
	
	
	Modalidade de interação que constrói novos esquemas cognitivos para superar o desequilíbrio entre sujeito e o objeto de conhecimento.
	
	
	Conhecimento obtido através da cópia de um objeto ou assunto.
	
	 
	Modalidade de aprendizagem em que o sujeito adere ao objeto para melhor conhecê-lo.
	
	
	Incorporação de esquemas de conhecimento de outrem para melhor conhecer as teorias científicas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Um amigo seu sempre falou da vontade de fazer um curso superior, mas acabou não tendo tempo e nem dedicação para realizar esse sonho. Depois de anos você o encontra e, no meio da conversa, ele faz a seguinte afirmação: Não queria mesmo ter feito curso superior, hoje em dia isso não tem valor nenhum. O importante é saber na prática! É possível que seu amigo esteja usando um mecanismo de defesa para compensar sua frustração. Qual o mecanismo de defesa utilizado?
	
	
	
	
	defesa
	
	 
	racionalização
	
	
	perfeccionismo
	
	 
	Desculpas
	
	
	projeção
	
	
	
		
	
		4.
		Um pai procura a professora pedindo para conversar particularmente sobre seu filho. Segundo o pai, Vitor, com 5 anos de idade, tem apresentado um comportamento estranho em casa: gosta de brincar de bonecas e usar roupas femininas. Aflito, o pai pergunta se ele tem apresentado as mesmas preferências na creche, pois um dia o filho chegou em casa se queixando que os coleguinhas não quiseram brincar com ele, alegando que ele era "menininha". O que a professora pode responder para esse pai se ela se fundamentar na teoria do desenvolvimento psicossexual elaborada por Sigmund Freud?
	
	
	
	
	Explicaria que alguns desvios da sexualidade devem ser tratados na primeira infância, caso contrário, podem comprometer a sexualidade saudável e normal do adulto.
	
	
	A professora confirmaria a preocupação do pai dizendo que Vitor deve ser repreendido de forma bastante severa para esquecer essas preferências homoeróticas.
	
	 
	Pode explicar que ele está na fase fálica, portanto, deseja conhecer o universo masculino e feminino, por isso, utiliza as roupas femininas e gosta de bonecas.
	
	
	A professora pode dizer que Vitor tem uma tendência anormal de se vestir de mulher e esse comportamento atrapalha a sua socialização com os colegas que não o aceitam.
	
	
	Explicaria que quanto mais proibir a utilização de objetos femininos, mais Vitor vai se interessar por eles. Neste caso, o pai deve colaborar comprando e participando das brincadeiras de bonecas bem como das sessões de maquiagem com o menino.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Freud afirmava que os estágios do desenvolvimento da personalidade eram influenciados pelo amadurecimento. Esses estágios eram respectivamente:
	
	
	
	 
	oral, anal, fálico, de latência e Genital
	
	
	oral, anal, fálico, Genital e manual
	
	
	oral, anal, Genital, Fálico e sexual
	
	
	oral, anal, fálico, manual e sexual
	
	
	Sexual, oral, anal, fálico e de latência
	
	
	
		
	
		6.
		O behaviorismo é uma teoria que se interessa pelo comportamento observável do indivíduo. Pressupõe que o comportamento humano pode ser condicionado por suas consequências, ou seja,por recompensas ou punições. Tal enfoque influenciou fortemente o ensino, especialmente nas décadas de 60 e 70. Indique o autor cujos estudos correspondem à concepção behaviorista:
	
	
	
	 
	Burrhus Skinner
	
	
	Carl Rogers
	
	
	Michel Foucault
	
	
	Jean Piaget
	
	
	Jean-Jacques Rousseau
	
	
	
		
	
		7.
		As teorias de aprendizagem humanas podem ser classificadas de acordo com alguns critérios. Uma dessas teorias é a Teoria de David Ausubel, cujo conjunto de princípios define sua teoria pela seguinte nomenclatura:
	
	
	
	
	Teoria Sócio-Interacionista da Aprendizagem
	
	
	Teoria Behaviorista da Aprendizagem
	
	 
	Teoria da Aprendizagem Significativa
	
	
	Teoria da Aprendizagem por Assimilação
	
	
	Teoria Construtivista da Aprendizagem
	
	
	
		
	
		8.
		Skinner dedicou-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações). Este autor elaborou a abordagem:
	
	
	
	
	construtivista
	
	
	humanista
	
	
	cognitivista
	
	 
	comportamentalista
	
	
	interacionista

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes