Buscar

fichamento principios de financas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Danniel Lopes de Melo
Trabalho da disciplina Princípios de Finanças,
 Tutor: Prof. Ricardo Barbosa da Silveira
Recife 
2017
Estudo de Caso :
Princípios de Finanças
Brasil Foods
REFERÊNCIA: BELL E. David; KINDRED Natalie. Brasil Foods. Harvard Business School, 2012.
Este estudo de caso harvard se refere a fusão de 2 empresas, a sadia e a perdigão, que foi aprovada em 2011, formando a empresa BRF(Brasil Foods). Esta grande nova empresa tinha o objetivo de duplicar as vendas em 5 anos, através da expansão domestica e internacional, nesta época a economia brasileira cresceu muito e com isto as condições de expansão eram bem favoráveis.
Em um breve histórico, a perdigão nasceu em 1934, fundada por imigrantes italianos, no estado de Santa Catarina. Na década de 90 por conta da crise financeira sua participação controladora foi vendida para um grupo de pensão, e a Sadia nasceu no ano de 1940, na mesma década da Perdigão e também no mesmo estado. Apesar da grande rivalidade entre as duas grandes empresas, em 2001 essas duas organizações se uniram para formar Joint Venture para poder exportar seus produtos para África, Caribe e Rússia. Essa parceiria teve fim em 2002. Em 2006 a Sadia tentou uma aquisição da Perdigão, mas não obteve sucesso.
No ano de 2008 houve uma grande crise e a Sadia teve um prejuízo gigantesco, o que fez com que a empresa procurasse um comprador, e em 2009 foi anunciada a fusão entre essas duas grandes empresas. Entretanto essa nova empresa enfrentou um enorme obstáculo, quando o CADE opôs-se á esta fusão, temendo o sufocamento da competição e a formação de uma grande inflação de produtos alimentares, este obstáculo da CADE durou 2 anos, quando finalmente o órgão aprovou a união com algumas exigências.
Essa nova grande empresa BRF criou o 2º maior empregador do Brasil e o 3º maior exportador. A sua produção da organização integra milhares de produtores que são obrigados a firmar contratos de exclusividade com a empresa. Sua grande cadeia de suprimentos abrange uma frota enorme de caminhões e com mais de 70 centros de distribuição. Raramente eles usavam distribuidores atacadistas, vendendo diretamente para os varejos ou seus centros de distribuição.
Os valores de seus produtos viraram entre intermediários e segmentos Premium voltados para crianças, adolescentes e adultos, vendidos em praticamente todos os estabelecimentos de varejo de alimentos, ocupando grande parte das gôndolas. A BRF comercializava também outras marcas como Batavo e sobremesas Miss Daisy.
Anteriormente a qualquer decisão da CADE, a Perdigão e a Sadia já combinavam as operações exportadas, com enorme satisfação, desta maneira operando em mais de 140 países, com 24 escritórios comerciais internacionalmente.
A BRF visava dobrar suas receitas entre os anos de 2011 e 2015, chegando a marca de 50 milhões de reais. O CEO, José Antônio do Prado Fay, imaginava que tais receitas viessem das vendas internas, exportações e aquisições no exterior. Nas vendas internas se focava no varejo, no reforço á fidelidade da marca e preservação do seu Market share, e nas vendas para o mercado de foodservice, como MC Donald’s e Burguer King. Já no mercado internacional contava com operações na África, Ásia, Oriente Médio e América Latina. A grande oportunidade interna veio com as tendências e hábitos dos consumidores gerando um mercado para alimentos refrigerados e processados, e a medida que as pessoas se mudavam para as cidades, entravam para força de trabalho e aumentavam suas rendas. A conveniência e o poder aquisitivo foram pretextos para as decisões na compra de alimentos.
Apesar das restrições impostas pela CADE, a BRF buscava por oportunidades internacionais para vender seus produtos á base de proteína e processados para aumentar mais ainda sua receitas, buscando principalmente espalhar seus produtos em países de classe média em expansão. Assim a grande intenção da BRF era ser como as gigantes Nestlé, Danone, LG, Hyundai, por causa das capacidades que estas empresas demonstram de serem mundiais.
	
�

Outros materiais