Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Apol atelier

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Leia a citação a seguir: 
“O Minimalismo, um movimento usualmente mais identificado com a atividade escultural, pode então ser entendido, pelo menos em parte, como uma continuação da pintura por outros meios. Como muitos dos outros nomes de movimentos da história da arte moderna – Impressionismo, Fauvismo, Cubismo –, o rótulo ‘Minimalismo’ foi aplicado por críticos ao trabalho de Donald Judd (1928-94), Robert Morris (1931), Dan Flavin (1933-96) e Carl Andre (1935), em 1965, com intenção pejorativa”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 42. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre o Minimalismo, leia as afirmativas a seguir:
( ) O minimalismo firmou-se em um momento de grande efervescência cultural nos Estados Unidos, nos anos 1960.
( ) O movimento enfatiza o uso de formas simples, elementares, em geral geométricas e de produção em série.
( ) No Minimalismo, a escultura ganhou um novo significado de objeto concreto, isolado, clássico e único.
( ) Elementos comuns do cotidiano e a repetição como forma de composição são os componentes primordiais da tônica minimalista. 
Está correto apenas o que se afirma:
	
	A
	nas afirmativas I e IV.
	
	B
	nas afirmativas I, II e III.
	
	C
	nas afirmativas I e II.
	
	D
	nas afirmativas I, II e IV.
	
	E
	na afirmativa IV.
Questão 2/10 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Leia a citação a seguir sobre a assemblage: 
“Termo cunhado na década de 50 por Jean Dubuffet, denotativo de obras de arte elaboradas a partir de fragmentos de materiais naturais ou fabricados, [...] já foi usado para definir desde a fotomontagem até instalações em geral”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHILVERS, I. (Org.). Dicionário Oxford de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p.32. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, leia as afirmativas a seguir sobre a assemblage:
I. A assemblage é um tipo de pintura bidimensional, um trabalho artístico produzido a partir da incorporação de diversos pigmentos naturais.
II. A assemblage procura aproximar a arte e o mundo em comum. Com sua lógica de acumulação e sobreposição, confirma a ideia de que todo tipo de material pode ser incorporado a uma obra de arte. Os objetos, os materiais e os elementos diversos são deslocados do seu ambiente comum e adquirem um sentido novo e original.
III. A assemblage vai além de uma simples colagem ou junção de materiais ou objetos, pois estando carregados de histórias, os elementos, mesmo os mais perecíveis ou supérfluos, trazem a valorização do tempo nas suas marcas de uso.
IV. A assemblage desloca o espectador de um modo de observação comum para uma postura que pede reflexão, pois diversos elementos, planos ou tridimensionais, encaixados e sobrepostos, levam a esse mesmo desafio proposto por toda obra de arte. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	II e III.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	I, III e IV.
	
	E
	I e IV.
Questão 3/10 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Considere o seguinte trecho: 
“Os homens do Paleolítico também criaram pequenas esculturas do tamanho de uma mão, utilizando-se de osso, chifre ou pedra, cortados com talhadeiras rudimentares. Essas esculturas também parecem dever suas origens a semelhanças casuais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JANSON, H.W. História da Arte. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1979.p.16. 
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos trabalhados no livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, quanto à representação das esculturas do período Paleolítico, é correto afirmar que:
	
	A
	o fato de serem representadas com ancas largas e seios grandes levam os historiadores a supor a sua ligação com a valorização da sexualidade.
	
	B
	entre as esculturas do Paleolítico destacam-se as figuras masculinas.
	
	C
	as figuras femininas estão ligadas à necessidade de sobrevivência e à valorização do erotismo.
	
	D
	As figuras das “Vênus” paleolíticas estão ligadas ao culto da fertilidade.
	
	E
	Essas representações referem-se ao padrão estético de beleza da época.
Questão 4/10 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Considere a seguinte citação: 
“No passado os escultores utilizaram praticamente todos os materiais que se prestavam a receber uma forma em três dimensões. Até mesmo materiais como areia, conchas, cristal de rocha e vidro têm lugar na história da escultura”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989. p.3. 
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre os materiais e as técnicas de escultura, é correto afirmar que:
	
	A
	uma escultura é uma forma em volume que pode ser obtida apenas pelos processos de modelar.
	
	B
	A modelagem trabalha com materiais sólidos como o mármore e o gesso.
	
	C
	O processo de esculpir consiste na aglomeração ou colagem de materiais ou objetos diversos.
	
	D
	O processo de construção ou assemblage consiste no desbaste de materiais sólidos como pedra e gesso.
	
	E
	Na modelagem os materiais mais utilizados são a argila, a cera e o gesso.
uestão 5/10 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Considere o seguinte trecho: 
“Nos últimos dez anos coisas realmente surpreendentes têm recebido o nome de escultura: corredores estreitos como monitores de tevê ao fundo; grandes fotografias documentando caminhadas campestres; espelhos dispostos em ângulos inusitados em quartos comuns; linhas provisórias traçadas no deserto. Parece que nenhuma dessas tentativas, bastante heterogêneas, poderia reivindicar o direito de explicar a categoria escultura. Isto é, a não ser que o conceito dessa categoria possa se tornar infinitamente maleável”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Revista da Gávea. PUC, nº1, p. 87-93, 1984, p. 87. 
O texto acima, escrito pela pesquisadora Rosalind Krauss, se refere a um período na arte em que o termo escultura começa a se expandir de tal modo que passa a abranger uma grande diversidade de processos artísticos. A partir deste trecho de texto e dos conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais leia as afirmativas a seguir:
( ) O texto de Rosalind Krauss se refere às novas formas de apresentação escultórica que surgiram a partir dos anos 1960.
( ) O termo escultura passa a ser utilizado para definir diversas formas e técnicas, incluindo a pintura.
( ) Nesse período começa a surgir termos como instalação, que se se refere à obra de arte que não existe sem o espectador.
( ) O conceito da obra passa a assumir maior importância do que a própria matéria utilizada ou a forma construída. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II.
	
	B
	II, III e IV.
	
	C
	I, III e IV.
	
	D
	II e IV.
	
	E
	I, II e III.
Questão 6/10 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Observe as imagens a seguir:
Após a avaliação, caso queira examinar mais demoradamente as imagens, elas estão disponíveis em: https://www.shutterstock.com/es/search/esculturas?page=7&searchterm=esculturas&language=es Acesso em 18 dez. 2016. 
Com base nas imagens e nos conteúdos abordados no livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, o autor destas duas esculturas é:
	
	A
	Bernini.
	
	B
	Michelangelo.
	
	C
	Alberti.
	
	D
	Rodin.
	
	E
	Maillol.
Questão 7/10 - Atelier de Artes Visuais: Escultura
Leia a citação a seguir: 
“Mestres como Brecheret, Bruno Giorgi e tantos
Página12