Buscar

Genética 2ª prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-compare e discuta os eguintes termos: a)dominancia incompleta e codominancia b)penetrancia reduzida e expressividade variavel c)herança materna e efeito materno d)mulher heterozig para um locus autossomico e mulher portadora de um alelo mutante para um locus no cromossomo X e)pleitropia e epistasia f)herança influenciada pelo sexo e herança limitada ao sexo
 
2-a maioria dos heredog mostra a polidactilia sendo herdada como autoss domin rara. porem, os heredogramas de algumas familias não de adaptam totalmente aos padroes esperados para essa caracteristica. com relação ao heredog mostrado abaixo responda: a)quais as irregularidades este heredo mostra considerando que a polidactilia seja uma caracteristica autoss dom rara? b)que fenomeno genetico esse heredo mostra? como vc chegou a essa conclusão? c)suponha que estaja ocorrendo um mecanismo de interação genica. sugira um mecanismo que possa esclarecer o heredo mostrando os genotipos dos membros da familia.
 
Afetado
 pai -----mãe
filha            filho---nora                   filha----genro                                filho----nora
                      neto             neto     neta----marido    neto               neta ----- marido
                                                  bisneta   bisneto                         bisneta  bisneto
 
 
3- em seres humanos, catarata nos olhos e fragilidade nos ossos sao causadas por alelos dominantes de dois genes que apresentam segregação independente. joão apresenta catarata e ossos normais e casou-se com maria, uma mulher de olhos normais mas com ossos frageis. o pai de joão tinha olhos normais e o pai da maria tinha ossos normais. maria esta gravida e quer saber qual a probabilidade d q seu filho seja I) normal para ambas as caracteristica; II) tenha catarata, porem ossos normais; III) tenha catarata e ossos frageis. Pede-se: a)faça o heredograma fornecendo o genotipo relativo a esses genes para todas as pessoas envolvidas (incluindo as mães de J e M) b)responda ao questionamento de Maria.
 
 
4- foram descritas duas linhagens puras de camundongos, cada uma homozigota para uma mutação recessiva descoberta independentement que impede a formação de pelos no corpo. uma das linhagens foi denominada naked (nú) e a outra hairless(sem pelos). buscando determinar se é um caso de heterogeneidade de locus ou alélica, camundongos linhagem naked foram cruzados com os da linhagem hairless. toda a prole gerada foi fenotipicamente selvagem, isto é, tinham pelos por todo o corpo. apos entrecruzar F1 foram obsevados 115 camundongos com pelos, 85 sem pelos na F2. pergunta-se: a) é um caso de heterogeneidade de locus ou alélica?? porque?? b)como vc explica a proporção de camundongos com pelos e sem pelos observados na prole?
 
5- a maioria dos humanos apresenta o alelo A da hemoglobina em homozigose (AA), produzindo hemoglobina  do tipo A (hemoglobina normal). alem deste alelo mais comum, centenas de outros alelos de hemoglobina ja foram descritos, dentre os quais os alelos S e C. esses dois ultimos alelos ocasionam anemis tanto em homozigose (SS ou CC) quanto em heterozigose entre elas (SC), considere os casamnetos a seguir e forneça os possiveis genotipos de seus filhos e a porcetagem de filhos q apresentarão anemia.
a) homem homozig para hemoglobina A e mulher heterozig para hemoglobina S e C
b) H homo para hetero A e S e M hetero para hemo A e C
c) H homo paea hemo S e mulher hetero para hemo A e C
 
6- a cor do bulbo de cebola pode ser amarela, roxa ou branca. do cruzamento entre um cultivar de cor roxa com outro de cor branca, foi obtido na geração F2 a segregação de 9 roxos:3 amarelos:4 brancos. pergunta-se: a)qual a explicação genetica para esse resultado? b)qual o genotipo dos cultivares parentais e da F1 c)estabeleça um esquema que explique bioquimicamente esse resultado
 
 
7- discorra a respeito da importancia da farmacogenetica para a medicina atual

Outros materiais