Buscar

comunicacao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
 Com o objetivo de entreter seus visitantes, uma página na internet expôs a imagem de uma placa na traseira de um caminhão com a seguinte frase:
“É FÁCIO FALAR DE MIM DIFÍCIO
FAZER O QUE EU FASO”
A partir da análise dos elementos linguísticos presentes na frase, só NÃO podemos compreender que:
	
	a.
	A substituição do “L” pelo “O” nas palavras “fácio” e difício” se dá porque as duas letras acabam apresentando o mesmo fonema.
	
	b.
	Provavelmente, o produtor do texto apresenta pouco contato com as práticas de escrita.
	
	c.
	Além dos erros ortográficos, há a ausência de uma vírgula, mas, seguramente, a pausa entre as palavras “mim” e “difício” seria marcada na modalidade oral.
	
	d.
	 O autor da frase, certamente, baseia-se na modalidade oral da língua, pois, apesar dos desvios ortográficos, a sonoridade das palavras é mantida.
	
	e.
	Por ser a escrita um registro fiel da fala, a frase demonstra um grande desvio em relação à norma culta da Língua Portuguesa.
1,25 pontos   
PERGUNTA 2
Complete as frases abaixo utilizando o verbo no singular ou no plural, de acordo com as opções entre parênteses:
1) Hoje____ cinco dias que Joana viajou. (1 faz / 2 fazem)
2) _____ flores importadas. (1 Vende-se / 2 Vendem-se)
3) A nova lista de preços a serem praticados no mercado _____ sair hoje. (1 deve / 2 devem)
4) Entre os presentes, _____ a tesoureira e o secretário. (1 estava / 2 estavam)
5) 30% das mulheres não _____ (1 paga / 2 pagam) imposto de renda.
	
	a.
	2, 2, 2, 1, 1
	
	b.
	 1, 2, 1, 2, 2
	
	c.
	 2, 1, 2, 1, 2
	
	d.
	1, 1, 1, 2, 1
	
	e.
	1, 1, 2, 2, 1
1,25 pontos   
PERGUNTA 3
Observe o texto abaixo e marque a alternativa verdadeira em relação ao novo acordo ortográfico.
Um Índio
(Caetano Veloso)
Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante De uma estrela que virá numa velocidade estonteante E pousará no coração do hemisfério sul, na América, num claro instante (...)
Virá, impávido que nem Muhammed Ali, virá que eu vi Apaixonadamente como Peri, virá que eu vi Tranqüilo e infalível como Bruce Lee, virá que eu vi O axé do afoxé, filhos de Ghandi, virá (...)
E aquilo que nesse momento se revelará aos povos Surpreenderá a todos, não por ser exótico Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto Quando terá sido o óbvio
(In: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/44788/. Acesso em: 27/01/12)
	
	a.
	 Conforme o novo acordo ortográfico, o trema deixa de ser utilizado em todas as palavras escritas em textos de língua portuguesa, mesmo as de origem estrangeira ou derivadas destas.
	
	b.
	O trema, segundo o mais recente acordo ortográfico, só deixará de existir em palavras paroxítonas.
	
	c.
	Em substantivos próprios de origem estrangeira, como Müller, ou derivados deles, como mülleriano, o uso do trema não permanece, de acordo com a nova ortografia.
	
	d.
	 No texto, a palavra “tranqüilo”, grafada com trema, remete ao fato de que tal produção foi escrita dentro dos padrões do antigo acordo ortográfico.
	
	e.
	A mudança que ocorrerá com a exclusão do trema em palavras como “tranqüilo” parte da grafia e se estende à pronúncia, ou seja, o modo de se pronunciar essas palavras ficará diferente.
1,25 pontos   
PERGUNTA 4
 Assinale a opção em que a supressão (retirada) das vírgulas alteraria o sentido do anunciado:
	
	a.
	Os países menos desenvolvidos vêm buscando, ultimamente, soluções para seus problemas no acervo cultural dos mais avançados;
	
	b.
	 A atividade científica, nos países desenvolvidos, é tão natural quanto qualquer outra atividade econômica;
	
	c.
	Torna-se, portanto, imperativa uma revisão modelo presente do processo de desenvolvimento tecnológico;
	
	d.
	Alguns pesquisadores, que se encontram comprometidos com as culturas dos países avançados, acabam se tornando menos criativos;
	
	e.
	 Por duas razões diferentes podem surgir, da interação de uma comunidade com outra, mecanismos de dependência.
1,25 pontos   
PERGUNTA 5
Para responder a esta questão você deverá analisar a concordância nominal no texto abaixo.
Estabelecemos aqui uma outra forma de compreender a cidade: pelo discurso. Aliamos assim, em nossa reflexão, o sujeito, a história e a língua em uma relação particular, que é a relação de significação. Como significa a cidade? [...] Como os sentidos aí se constituem, se formulam e transitam? São essas as questões que nos ocupam.
Quando pensamos a cidade, introduzimos de imediato uma relação face à nação. [...] Uma nação, por outro lado, é uma entidade abstrata, enquanto uma cidade tem dimensões, formas visíveis, sendo perceptível em primeira instância. Assim, podemos dizer que outra característica de cidade, importante para nossos fins, é o fato de que a cidade introduz a dimensão da representação sensível de suas formas, ao lado da consideração de um espaço de cidadania. Vemos, descrevemos, calculamos, organizamos, administramos a cidade de maneira perceptível. [...] E podemos dizer que um país é feito de muitas cidades distribuídas em sua superfície. Aí trazemos uma outra consideração, a de que se supõe uma localização territorial. Cidade e território são solidários.
No território urbano, o corpo dos sujeitos e o corpo da cidade formam um, estando o corpo do sujeito atado ao corpo da cidade, de tal modo que o destino de um não se separa do destino do outro, em suas inúmeras e variadas dimensões: material, cultural, econômica, histórica etc. O corpo social e o corpo urbano formam um só.
Para nossa época, a cidade é uma realidade que se impõe com toda sua força. Nada pode ser pensado sem a cidade como pano de fundo. Todas as determinações que definem um espaço, um sujeito, uma vida cruzam-se no espaço da cidade. ORLANDI, E. P. Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2004. p. 11.
I. Em “O sujeito e a história humana” a palavra humana fica no singular e no feminino porque concorda apenas com o substantivo história.
II. No enunciado “O corpo social e o corpo urbano formam um só” a palavra só não fica no plural porque não está exercendo papel de adjetivo.
III. Em “A cidade introduz a dimensão e a consideração espacial” o adjetivo espacial poderia estar se referindo tanto à dimensão quanto à consideração.
IV. O fragmento “Cidade e território são solidários” também ficaria de acordo com a norma culta se escrito na forma: “A cidade e o território é solidária”, porque o adjetivo se referiria apenas à cidade.
V. Se no enunciado “Todas as determinações que definem um espaço, um sujeito, uma vida” acrescentássemos ao final a palavra boa ela iria se referir apenas à vida.
São ACEITÁVEIS apenas os comentários que constam nas opções:
	
	a.
	 I, II e V.
	
	b.
	 I, III e V.
	
	c.
	I, II e III.
	
	d.
	 II, III e IV.
	
	e.
	II, III, IV e V.
1,25 pontos   
PERGUNTA 6
Muitas pessoas recorrem ao gênero textual horóscopo para obter uma interpretação e, talvez, previsão do seu dia. Veja que o texto abaixo, inclusive, já se adaptou ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Previsão para 20 de agosto de 2011
Peixes
Mude de ares, faça algo diferente - você está sensível a bons aromas, sabores, belezas de todo o tipo. Seus sentidos trazem todas as informações importantes de hoje. Boa expressão, sonhos claros, intuição poderosa. Memória boa e ideias felizes.
In: http://www1.folha.uol.com.br/horoscopo/
Sobre o Novo Acordo Ortográfico, NÃO se pode afirmar que:
	
	a.
	Uma das mudanças apregoadas é a introdução das letras K, W e Y no alfabeto, passando este a possuir 26 letras.
	
	b.
	 Os vocábulos terminados em –eem e –oo não serão mais acentuados, a exemplo das palavras veem e abençoo.
	
	c.
	As palavras que têm três vogais juntas não terão mais acento nesse grupo, como acontece no texto acima, em que a palavra ideias não é mais acentuada.
	
	d.
	Não se usa mais o acento diferencial no verbo para a fim de diferenciá-lo da preposição para.
	
	e.
	Ficou estabelecido que não se usará mais o trema (¨)sobre o u quando pronunciado nos grupos gue, gui, que e qui; com exceção das palavras estrangeiras e suas derivadas.
1,25 pontos   
PERGUNTA 7
 Leia o texto com atenção.
Os problemas envolvendo concordância talvez sejam o mais evidente exemplo brasileiro de que um idioma é, acima de tudo, fato social: mesmo quando linguisticamente o "erro" não contraria a índole da língua, mesmo se há evidências de que o brasileiro cancela a regra em sua fala, é alto o peso social no modo como os falantes encaram o problema.
Para Maria Helena de Moura Neves, do Mackenzie e da Unesp de Araraquara, muito do que se diz sobre concordância em cartilhas e manuais é posto só em termos de regras a ser obedecidas.
(...)
Com deslizes de concordância não parece haver distinção de classe e nem seria preciso puxar a memória para lembrar José Sarney, presidente do Senado, em uma de suas defesas no episódio dos atos secretos, nomeações e gastos na calada da noite, sem assinatura oficial. "Não há atos nenhum que não estão na rede", emendou o senador.
Um escorregão gramatical de uma figura pública ganha relevo, muitas vezes desproporcional ao tropeço. Mas equívoco como o de Sarney, escancarado em jornais de grande circulação, ilustra como são maleáveis as regras de concordância na fala, em relação às impostas pela escrita.
(Revista Língua, setembro de 2009)
Analise as afirmações abaixo.
I. Especialistas em linguagem defendem que é necessário promover mudanças nas gramáticas em relação às regras de concordância.
II. O deslize cometido pelo presidente do senado é um claro exemplo de que as elites estão mais expostas aos desvios de concordância.
III. O teor do estudo da concordância, nas gramáticas, é prescritivo, sem que haja espaço para a observação das variantes linguísticas.
De acordo com o texto, está correto o que se afirma em:
	
	a.
	Apenas III.
	
	b.
	Apenas I.
	
	c.
	I, II e III.
	
	d.
	Apenas II e III.
	
	e.
	 Apenas II.
1,25 pontos   
PERGUNTA 8
Leia atentamente o texto e, a partir da análise linguística, marque a alternativa incorreta quanto à concordância verbal.
A tribo que mais cresce entre nós
A nova tribo dos micreiros cresceu tanto que talvez já não seja apenas mais uma tribo, mas uma nação, embora a linguagem fechada e o fanatismo com que se dedicam ao seu objeto de culto sejam quase de uma seita. São adoradores que têm com o computador uma relação semelhante à do homem primitivo com o totem e o fogo. Passam horas sentados, com o olhar fixo num espaço luminoso de algumas polegadas, trocando não só o dia pela noite, como o mundo pela realidade virtual.
(Zuenir Ventura, Crônicas de um fim de século)
	
	a.
	O verbo “crescer”, na primeira frase do corpo do texto, estaria mais adequado se estivesse concordando com a palavra “micreiros”, estando, portanto, no plural.
	
	b.
	Em “São adoradores que têm com o computador...”, o verbo “ter” recebe o acento circunflexo como marca de pluralização, uma vez que concorda com a palavra “adoradores”.
	
	c.
	 No título, o verbo “crescer” poderia também ficar no plural, remetendo ao fato de que uma “tribo” é um conjunto de pessoas.
	
	d.
	Em “Passam horas sentados”, o sujeito está omisso, mas, certamente, o verbo está no plural por concordar com a palavra “adoradores”, do período anterior.
	
	e.
	O verbo “dedicar”, no trecho “a linguagem fechada e o fanatismo com que se dedicam”, deveria estar no singular, seguindo a mesma concordância dos verbos “crescer” e “ser” na frase “A nova tribo dos micreiros cresceu tanto que talvez já não seja apenas mais uma tribo”, já que possuem o mesmo sujeito.

Outros materiais