Buscar

Aula 8 Placenta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Embriologia Médica, Selma Kuckelhaus
Universidade de Brasília
Aula 8 - Placenta e membranas fetais
Na parede do saco vitelínico temos o início da formação das células sanguíneos. Isso vaia tate o oinicio da tividade do fígado.
A partir do corion, na região voltada para a decídua basal, há um crescimento daquelas vilosidades. Esse corion viloso só se desenvolve para la, o citotrofoblasto começa a se proliferar e migrar em colunas, invasdindo a decídua basal. Vao la ficar no interstício, formando o trofoblasto intersticial.
As utlimas células que migram formam a capa citotrofoblasta, formando a placenta. A placenta é um órgão hormonal de filtração, absorção, do tipo. É classificada como hemocorial, homo de sangue corion de células fetais. Temos o contaot de células materna com a basal. Citotrofoblasto entrando me contato com as maternas na regaio da artéria espiralada e espaço intervioloso. 
A placente é chamada de hemocorial: formato discoide com 3 cm de espessura. 17% do peso fetal. Quanto ele ocupa da decídua basal? 15 a 20% da decídua. Há de 80 a 1000 arterias espiraladas na capa citotrofoblasta, que jogam sangue no espaço interviloso, um espaço na qual a circulação 150 mL de sangue a cada 3 4 minutos.
A placenta tem como funções: nutrição (sincício e citotrofoblsato); permitir a passagem de sangue e nutrientes a partir das células da periferia começam a apresentar certa especialidades, as microvilosidades (um bilhão/cm²) no sincício trofoblasto, originadas da periferia da mórula la atrás; barreira placentária nao existe, por nao ser uma região que impede, mas sim uma membrana com permeabilidade seletiva, com variabilidade durante o processo gestaciona – maturação ao 3º mês – adegalçamento. O feto joga para o sangue materno metabolitos, enquanto capta substâncias de nutrientes e IgGs. Virus passa, bactéria nao. Virus passa em qualquer coisa. Ate em camisinha, se a malha nao for boa. KKK. O toxoplasma, um protozoário, pode passar e resultar em cegueira. HIV tb passa. Dependendo ou nao de receptores na superifcie do sincício trofoblasto, pode ou nao passar, por qualquer meio de transporte. A passagem de bactérias se da mais pra frente, com a adegalçamento do corion a partir do 3º mes, por associação com proteínas de transporte (qualquer coisa é mais fácil passar no fim do gestação, do que no inciio, mas no inicio é mais bad).
Outra função da placenta é produzir hormônios, dentre os quais o beta HCG, que atuava no corpo luteo mantendo elevados os níveis de estrógeno e progesterona – mantem o endométrio espesso e a vascularização estável. A partir do terceiro mes o corpo luteo sofre involução, mas o estrógeno e a progesterona precisam ser mantidos, a partir da placenta.
O feto por si mesmo suga oxigênio e nutrientes da mae, de modo que a placenta passa a produzir hormônios analagos aos maternos, como o TCH (análago do TSH). Essa parada da mulher sentir mais fome não é folclore. É verdade. KK’. Outro hormônio importante sao os corticoides, dentre os quais um analago do cortisol, o CCH. Outro ainda é o SSH, análogo do GH. Esses hormônios, por exemplo, induz o aumeno do metabolismo e a necessidade de se alimentar mais. O feto é um parasita eficiente. (CH – coriônica humana).
Esses hormônios atuam tanto no feto quanto na mams. 
Quando falamos de placenta, estamos falando do corion viloso, porque ele que esta no recheio da capa citotrofoblastica e da placa coriônica. É nesse corion viloso que esa a capa citotrofoblastico.
Placento é aquilo que vai ser deciduado 15 min apos o parto normal, por contração das células musculares do útero.
Coisa fantástica: TOLERÂNCIA IMUNOLÓGICA! Sincicio trofoblasto nao expressa CPH. O cito sim.Como o feto é mantido? Mecanismos imunológicos. Tecido conjuntivo especializado na região do endométrio. Celulas deciduais que produzem inteleucina 10, tgf beta, imunossupressores em geral. O cito diretamente inibe a função de linfócito T e B, nao havendo resposta imunológica. Além disso, também inibe o complexo de formação – sistema complemento – sistema de ataque a membrana. Conjunto de proteínas hepáticas maternas que ficam em circulação. Quando ha células ou agente s infeccioso que precisam ser produzidos, esse complexo perfura membrana O C3 dessa cascata pe inibido pelo citotrofoblasto. A mae então tolera muio bem a presença do feto na decídua bbasal. Alem disso ha o próprio corion produzindo substancia que aumentam a produção de coricoides, imunossupressores. 
Um dos efeitos de cortisol é aumentainfluxo de agua na matrinz intracelular, levando a mae a ficar inchada. 
Membranas fetais:
Saco vitelínico vem primariamente da cavidade do saco vitelino. Permite a maior difusão de nutrientes e de células sanguíneas, abriga células primarias sexuais que migram a partir do hipoblasto. Contribui com a cavidade a ser preenchido pelo endoderma para formação do tubo digestório. Possobilidade de gerar movimentos morfogenéticos. Desaparecem até o terceiro mes. Atinge o seu maior volume das primeiras semanas. Na terceira ou quarta semana ele tem o maior. Na decima tem mm. Na vigésima, é um resquício espremido pelo cordão umbilical – espécies de reprodução interna.
Amnio: surge primariamente do epiblasto.O volume normal é de 30 ml de liquido amniótico na decima semana. Na vigésima semana ja sao 350. A termo, 37 38 semanas há 1L. Esse volume pode ser no final da semana menor do que 400 mL. Oligohidramnio? Trata-se de anormalidade. Volumes maiores do que 2L são chamados de polohidramnio. Se o volume for pequeno, o bebe nao consegue se movimentar. Bebe com o pezinho torto pela falta de espaço. Amnio cola na pele feta e faz uma marca semelhante a uma queimadura. Qual a composição do líquido amniótico: água, proteínas, nutrientes, célula fetal (para haver crescimento deve haver apoptose). São essas células presentes no amnio que permite o exame amniosentese? – dizer sexo, diagnostico genético, etc. De onde vem? Originaria primariamente por difusão através do corion. Qaudno ha uma cavidade, o liquido amniótico entra. Essa agua que entra na cavidade bucal proporciona o desenvolvimento do tubo digestório – esôfago, estomaog, etc. N narina tb, ao entrar na cavidade vbsal, laringe, traqueia. Sempre que entra em órgãos, ela é absorvida e vai para o sistema urinário, onde é filtrado para ser urinado. Fero urina? Sim. Se nao houver penetração nas cavidades, nao ha desenvolvimento. Se nao desenvolve, nao saosecretadas. N vigésima semana ha estratificação de pele – formação de digitais ae. Enquanto essa pele nao pe rígida, a pele permite a secreção de liquido amniótico. Ate o fato de ser urinado, propricia o desnevolvimento desse sistema.Quando há aumento da produção do liquido, podemos pensar em alguma ma formação no sistema nervoso do feto. Tem haver com metabolismo aumentanto? Sim. Mas a maior probabilida sao defeitos no sistema excretor. Comum no caso de defeios do tubo neural. Quais as possíveis causas de queda desse liquido? ACHO QUE VAI CAIR NA PROVA. Ageresia renal, incapacidade de filtração. SEM A INGESTÃO DO LÍQUIDO AMNIOTICO PELO FETO NAO HÁ DESENVOLVIMENTO DE CAVIDADES ABERTAS NO FETO. No tubo entra, sim. Mas depois se fecha. 
Um dos marcadores para avaliar mal-formações alfa feto proteínas presentes no liquido. Pode indicar deficiência na formção do tubo neural.
Cordao umbilical: aproximadamente 50 cm de comprimento e 2 cm de diametro. Corte transversal: duas artérias e uma veia (4 vasos sao alterações do sistema cardiovascular - veia direta relacionada a mas-formações) Ha abundancia de matriz amorfa envolvida pelo amnio. Tem um resquício do saco vitelínico. Amnio envolveu toda região do pedículo de embraio. Nessa região do tecido conjuntivo que é gelatinoso, ha muita coisa boa – geleia de Waten. A implantação desse cordão é excêntrica. O corion é uma membrana fetal fundamental. Ha citotrofoblasto, conjuntivo e depois sincício. Com o passar do tempo, ha a formção do vasculho sincicial. 
Corion: cito, sincício, conjuntivo e endotelio capilar de fora pra dentro – camadasde difusão. Ao final do processo gestacional ha desaparecimento pacial do cito, retração do sincício, formando os nos sinciciais e presença da celula de Hoffbauer, macrófago. Ha ainda a membrana vasculosinicial – membrana placentária envelhecida (aumenta a permeabilidade). 
O conforto do feto é perdido ao final da gestacao. A queda da produção de homonios e o prejuízo da membrana placentária, facilita o processo de trabalho de parto (liberação de ocitocina) e a recuperação da imunocompetencia. 
Eritroblastose fetal: d auma olhadinha.

Outros materiais