Buscar

Sinopse crítica Morgan - Imagens da Organização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade de Brasília
Departamento de Administração
Aluno(a): Luis Artur de Oliveira
 Matrícula: 16/0134293
Modelo de Sinopse Crítica – Textos Teóricos
(no máximo 2 páginas)
	Autor(es) do texto
Morgan, G.
	Ano
2010
	Titulo
Imagens da Organização
	Fonte (Livro, revista, jornal)
Livro
	Editor(a)
Atlas
	Local
São Paulo
	Qtdade Páginas
P. 145 à 205
	Objetivos do Texto
	
	
	
- Mostrar através de metáfora, as organizações como sistemas políticos, baseando-se na relação entre conflito, interesses e poder.
- Apontar as organizações como sistemas de governo, onde a relação entre os indivíduos no convívio organizacional, possui características políticas.
	
	
	Idéias Principais
	
	
	- Sistemas de governos: São utilizados exemplos de sistemas de governos como Autocracia, Burocracia, Tecnocracia, Co-gestão e Democracia. Esses termos são utilizados em comparação com as relações organizacionais
- Organizações e atividades políticas: Considera que as organizações é composta por um conjunto de atividades políticas. As relações dentro das organizações decorrem considerando o cenário político organizacional, três aspectos importantes: Interesses, Conflitos e Poder.
- Interesses: Parte da premissa que os indivíduos nas organizações possuem interesses distintos, tais interesses envolve perspectivas pessoais, valores, crenças, cultura e etc… Considera envolver na política organizacional a análise sobre três fatores importantes que podem influenciar no interesse do indivíduo em agir à determinada situação, são eles: Interesse sobre tarefas, Carreira e Vida pessoal. A importância de cada um desses fatores de interesse determinará a forma de ação do indivíduo na organização. Têm-se a ideia da organização coma redes de pessoas com interesses divergentes e não uma visão de racional convergindo para objetivos comuns. 
- Conflitos: O conflito organizacional aparece especialmente quando os interesses entre os membros organizacionais colidem. A divergência de interesses gera o ambiente de conflito, onde ao mesmo tempo que os indivíduos competem, eles também colaboram entre si.
- Poder: O poder atua como um meio para a resolução dos conflitos, é através do poder que será determinado quem exerce a legitimidade na relação e quando ela ocorre.
É considerado algumas fontes de poder dentro das organizações, ao dominar em determinado momento alguma dessas habilidades, o indivíduo/grupo poderá exercer o poder. São elas:
Autoridade Formal;
Controle dos recursos escassos;
Uso da estrutura organizacional, regras e regulamentos ;
Controle de processo de tomada de decisão ;
Controle do conhecimento e da informação;
Controle dos limites;
Habilidade de lidar com incertezas;
Controle da tecnologia;
Alianças interpessoais, redes e controle da “ organização informal”;
Controle das contra-organizações; 
Simbolismo e administração do significado;
Sexo e administração das relações entre os sexos;
Fatores estruturais que definem o estágio de ação; 
O poder que já se tem.
Mesmo com o exercimento do poder nas organizações, os indivíduos ou grupos não se consideram como detentores totais do poder, e isso ocorre principalmente por conta da estrutura de vários conflitos e poderes que tendem a um equilíbrio, mais voltado à uma ideia pluralista, apesar de haver ainda um enfoque organizacional mais radical e outro mais unicista.
	
	
	Suas Críticas e Contribuições
	
	
	
- O texto do Morgan tem a capacidade de provocar reflexões sobre o convívio em organizações, 
é possível relacionar a metáfora com contextos atuais de atividades políticas em um contexto geral, incluindo o ambiente organizacional.
- Essa relação facilita a interpretação da realidade das organizações, porém pode levar à uma visão pessimista dos relacionamentos organizacionais.
- O texto é útil para o estudo acadêmico, mesmo não sendo de cunho aplicativo, traz em seu aspecto conceitual, a possibilidade de fácil assimilação com à realidade de indivíduos/grupos nas organizações, principalmente no que diz respeito as ações tomadas pelos tomadores de decisões.

Outros materiais