Buscar

aula 18

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transplante ortópico: quando o enxerto é inserido na localizaçõa anatômica habitual
Heterotópico: colocado em localizaçõa anatômica diferente
Autólogo: transplante no qual um enxerto é retirado da pessoa e inserido nela mesma (ex: células tronco)
Singenico: entre irmãos gêmeos
Alogênico: enxerto vem de um individuo e passa para outro geneticamente diferente.
Xenogenico: transplante entre espécies diferentes.
Enxertos cutâneos: quando nao rejeito, há revascularização do tecido e aceitação. Em rejeiçõa primária, os vasos levaram uma resposta imune conta o tecido, e na rejeição secundária, o tecido imune do tecido rejeita. Ou seja, a rejeição secundária é mais rápida que a primária.
A primeira vez que se tansplanta um enxerto, leva a uma rejeiçõa primária. Se o mesmo individuo receer outro enxerto, vai levar a uma rejeiçõa secundária, por causa da memória. Se houver um transplante de linfócitos, o individuo que recebeu os linfócitos de memória leva de cara a uma rejeição secundária.
O reconhecimento de enxertos é uma característica herdada por genes polimórficos herdados de ambos os pais, com carater codominante
Não há rejeiçõa quando o doador é compatível, e há quando é incompativel. Quanto é transplantando, por exemplo, de um camundongo da linhagem A para uma hibrida AB, a possbilidade de rejeição é menor, mas se for transplantado desse hibrido para o da linhagem A, via haver rejeição
Dois tipos de apresentação de antígenos de enxerto: ou o antígeno é apresentado pelo MHC de uma célula apresentadora de antígeno do tecido enxertado, ou então ele é fagocitado por uma do tecido normla e é expressado na superfície.
A célula apresentadora de antígeno leva o antígeno pa ao linfonodo, e lá ativam-se as células que vão levar à rejeiçõa do enxerto, através de CD4, CD8, macrófagos, e outros.
Na rejeição hiperaguda, o anticorpo se liga no antígeno resente nas céls endoteliais, ativam complemento, chama neutrófilos, liberam enzimas líticas, e lesam o vaso. O endotélio libera fator de agregação plaquetária, que promove agregação e trombose.
Na rejeição aguda, linfócitos e anticorpos reconhecem antígenos no endotélio e no parênquima, ocorrendo recrutamento e inflamação do tecido.
Na crônica, os T ativados secretam citocinas que estimulam a musculatura lisa a se proliferar, levando a oclusão do vaso.

Outros materiais