Buscar

apol lutas Ed. Física2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Lutas
Considere o seguinte excerto de texto: 
“As questões abordadas sempre giram em torno da história das lutas, principais golpes, regras, possibilidades de prática pelos alunos e alunas, já a avaliação é sempre na busca de verificar se os alunos aprenderam o que foi ensinado e se melhoraram seu acervo motor, além disso, o ensino parte sempre do simples para o complexo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, H. C. B. Lutas e artes marciais: possibilidades pedagógicas na Educação Física escolar. Revista Digital, Buenos Aires, a. 18, n. 183, p. 1-20, ago. 2013. p. 19. 
De acordo com o texto-base As Lutas na Educação Física Escolar, existem obstáculos para a prática de lutas na escola, porém, estes obstáculos não podem ser intransponíveis. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta corretamente a solução indicada para esse fato.
Nota: 20.0
	
	A
	O professor deve cobrar da escola que busque os materiais necessários para o andamento das aulas.
	
	B
	O aluno deve praticar as lutas de forma livre, tentando desenvolver seu próprio entendimento sobre o tema.
	
	C
	O professor que não tem capacitação deve trocar experiências com os colegas, recorrer a vídeos ou ajuda de especialistas. 
Você acertou!
Ficou bem claro que existem obstáculos para a prática de lutas na escola, porém, estes obstáculos não podem ser intransponíveis. Se o professor não tem capacitação deve trocar experiências com os colegas, recorrer a vídeos ou ajuda de especialistas (texto-base As Lutas na Educação Física Escolar p. 43).
	
	D
	O professor precisa construir junto com os alunos o conteúdo sobre o tema que será aplicado na escola.
	
	E
	O professor deve desenvolver o tema junto com a coordenação pedagógica da escola.
Questão 2/5 - Lutas
Atente para a seguinte citação: 
“Como pedagogia de massas, o esporte ensina o indivíduo, desde pequeno, a reconhecer os modelos de corpo e movimento que devem ser seguidos e, indo além disso, ensina quais atitudes devem ser tomadas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAYÃO, M. N. O culto (in)quieto do eu eficaz. Rev. Bras. Ciênc. Esp., Paracambi, v. 37, n. 1, p. 35-41, jan./mar 2015. p. 39. 
No texto-base Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações, Crum (1986) fez um levantamento sobre algumas teorias pedagógicas. Sobre as diferenças entre alguns desses estudos descritos no texto, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As pesquisas sobre pedagogia do esporte vindas dos centros de referência norte-americanos eram praticamente inexistentes, as publicações eram praticamente sobre fisiologia. Em contrapartida os países alinhados com a URSS, tinham volume muito grande de publicações na área de pedagogia do esporte e com razoável qualidade.
	
	B
	Alguns trabalhos empíricos relacionados à pedagogia do esporte eram fortemente negligenciados pelo contexto alemão; já as pesquisas de pedagogia do esporte, dentro do contexto norte-americano, tinham uma falta de embasamento teórico.
Você acertou!
Importante destacar e entender o contexto político em que ocorreram no período desses estudos, o mundo estava em processo de ruptura política proporcionado como desdobramento da Guerra-Fria, o que pode ter contribuído para a falta de diálogo entre os pesquisadores alemães e norte-americanos. Do ponto de vista do autor, poderia ter havido um melhor desenvolvimento teórico na perspectiva de pedagogia do esporte, caso houvesse integração entre ambas as culturas apresentadas no estudo (texto-base Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações, p. 285).
	
	C
	Os pesquisadores norte-americanos tinham uma metodologia e protocolos diferentes dos demais pesquisadores. Isso dificultava a troca de conhecimento e a reprodução das pesquisas era prejudicada.
	
	D
	Os pesquisadores socialistas seguiam protocolos rígidos e com bastante embasamento teórico, enquanto os do contexto norte-americano não tinham a mesma dedicação quanto ao embasamento teórico.
	
	E
	Os estudos tinham uma grande permuta de conhecimento e entre os pesquisadores, sendo, assim, uma.
Questão 3/5 - Lutas
Considere o texto a seguir: 
“A prática da luta, em sua iniciação esportiva, apresenta valores que contribuem para o desenvolvimento pleno do cidadão, como respeito, disciplina, dentre outros”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAZINI, Mário L. et al. O ensino das lutas nas aulas de Educação Física Escolar. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 15, n. 4, p. 176-181, out./dez. 2014. p. 177. 
De acordo com o texto-base Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate, escolha a alternativa que indica corretamente a demanda social sobre o conteúdo de lutas e artes marciais no ambiente escolar e na forma mais abrangente (não escolar).
Nota: 20.0
	
	A
	No contexto escolar, as lutas são propostas como tema integrativo do currículo formal a partir das sinalizações da política educacional vigente. No ambiente não escolar, têm alcançado repercussão e visibilidade social por meio do seu engajamento em competições internacionais.
Você acertou!
No ambiente escolar os PCNs da Educação Física e na Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo, existem proposições para a sistematização do tema lutas/artes marciais nos contextos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ainda nesta direção, é comum o oferecimento de programas de lutas no interior das escolas no âmbito do domínio extracurricular. No ambiente não escolar essas práticas são realizadas por pessoas das diferentes fases do ciclo vital. Clubes, academias, centros esportivos municipais, entre outras são as principais provedoras destas manifestações corporais e do movimento (texto-base Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate, p. 2).
	
	B
	No ambiente escolar, as brigas e confusões que acabam em desentendimentos mais sérios podem ser bem trabalhados com o conteúdo de lutas. No ambiente não escolar, existe uma demanda muito grande com o objetivo de defesa pessoal.
	
	C
	As escolas deveriam ser usadas como forma de busca de talentos esportivos e prática de esportes. No ambiente não escolar, ou seja, fora do período escolar, uma forma de controlar a violência na sociedade deveria ser a prática de lutas para entender melhor o fenômeno.
	
	D
	No contexto escolar, as lutas são parte do currículo informal, propostas como disciplinas optativas. No ambiente não escolar, apresentam-se apenas como uma variedade de exercício físico.
	
	E
	As escolas incluem as lutas como práticas formativas extracurriculares, já fora do ambiente escolar, são parte integral do folclore brasileiro, apresentando-se apenas na forma da capoeira.
Questão 4/5 - Lutas
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“É preciso aprender a discutir o que acontece no esporte, por exemplo, a questão política dos boicotes olímpicos, os ídolos, e não simplesmente negá-los”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BETTI, I. C.R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 25-31, jun. 1999. p. 27. 
Considerando a pesquisa desenvolvida no texto-base As Lutas na Educação Física Escolar, considere as assertivas abaixo:
I. Dos professores pesquisados, a maioria relatou utilizar em sua programação o conteúdo de lutas.
II. Fica evidente que os professores ignoram os PCNs na elaboração das suas aulas, preferindo a velha pedagogia da bola em suas aulas.
III. Os professores que utilizam lutas como conteúdo em educação física são minoria, cerca de 32%.
IV. Os professores consideram o tema de lutas muito simples para ser explorado como conteúdo escolar. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II e III
Você acertou!
As alternativas II e III estão corretas. A alternativaI está errada, a maioria dos professores relata jamais terem usado a luta como conteúdo. A alternativa IV está errada, os professores não alegaram essa razão para não usarem a luta como conteúdo, porém o autor faz um comentário que os professores preferem dar aula de um jeito tradicional por comodismo ao invés de preparar aulas com um tema complexo (texto-base As Lutas na Educação Física Escolar p. 42).
	
	C
	I e IV
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I e III
Questão 5/5 - Lutas
Atente para a seguinte afirmação: 
“As lutas são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. vol. 7. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 37. 
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate sobre o entendimento do termo “Luta”, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Possui uma dimensão polissêmica.
(  ) Refere-se aos embates físicos/corporais entre os sujeitos.
(  ) Surge na Grécia antiga a partir dos duelos entre os gladiadores.
(  ) Remete-se às lutas de classe, pelos direitos da mulher, entre outras. 
Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	V – V – F – V
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b). As afirmativas I, II e IV são verdadeiras conforme destaca-se no próprio texto-base. “O termo ‘Luta’ de forma recorrente e dinâmica implica um investimento diversificado de representações e significados, o que por sua vez, lhe confere uma dimensão polissêmica. Como exemplificação, temos as noções de lutas de classe, dos trabalhadores, pelos direitos da mulher, pela vida e outros mais. No sentido lato, temos a situação em que o referido termo se circunscreve no contexto dos embates físicos/corporais por intenções de subjugações entre os sujeitos a partir de conflitos interpessoais e, invariavelmente, por conteúdos humanos contraditórios e ambivalentes.”. A afirmativa III é falsa porque o texto-base não faz nenhuma alusão à origem do termo “Luta” e o mesmo remete-se ao termo “Lucta” do Latim (texto-base Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate, p. 1).
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – V – F – V

Outros materiais

Outros materiais