Buscar

94539_3340_03.09.2014 19.18.06_HUMANISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HUMANISMO
PROFESSORA: Elisangela Castro
Teorias Humanistas
Abordam o estudo da personalidade de “dentro para fora”, com ênfase nas experiências internas.
As pessoas possuem um impulso positivo para a auto realização.
O comportamento é controlado pela percepção individual da realidade, não por traços, impulsos inconscientes, recompensas ou punições. 
A Psicologia Humanista tem como principais teóricos: Carl Rogers, Abraham Maslow e A Teoria da Gestalt.
Carl Rogers
O self (“eu”) é o mais importante componente da personalidade.
Indivíduo bem ajustado: congruência entre o autoconceito de uma pessoa e suas experiências objetivas de vida.
Indivíduo mal ajustado: incongruência entre auto conceito e experiências de vida.
EXEMPLOS
Nas Relações Sociais: auto aceitação/ disfarce social
No Trabalho: Satisfação/Insatisfação profissional
Se nosso autoconceito é congruente com nossas experiências de vida, teremos autoestima alta e geralmente uma boa saúde mental.
Se todos temos uma direção inata e positiva para a auto realização, por que algumas pessoas possuem baixa auto estima e saúde mental precária?
Rogers acreditava que esses estados eram geralmente, o resultado de experiências na infância com pais ou adultos que demonstravam seu amor de forma condicional.
Aceitação Positiva Incondicional
A criança percebe que será aceita, não importa o que ela diga ou faça.
Consideração e aceitação positiva incondicional quer dizer que devemos permitir que as pessoas façam o que quiserem? 
Os humanistas separam os valores das pessoas e dos seus comportamentos.
Uma forma importante de orientação é a escuta sem julgamento.
Abraham Maslow
De acordo com Maslow, auto realização é a energia inata para desenvolver todos os talentos e capacidades da pessoa.
ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO
A GESTALT: 
A PERCEPÇÃO 
É o ponto de partida e um dos temas centrais da teoria. O que os indivíduos percebem e como eles percebem, são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
O comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.
Percebemos a fig. 1 como um quadrado, e não como uma fig. inclinada ou um perfil (fig. 2), apesar de essas últimas também conterem os quatro pontos. Se forem acrescentados mais quatro pontos à fig. 1, o padrão mudará, e perceberemos um círculo (fig. 3). Na fig. 4 é possível ver círculos brancos ou quadrados no centro das cruzes, mesmo não havendo vestígio dos seus contornos.
A BOA FORMA: 
Muitas vezes os nossos comportamentos guardam relação estreita com estímulos físicos, e outras, eles são completamente diferentes do esperado porque “entendemos” o ambiente de uma maneira diferente da sua realidade. 
Ex: “um erro” de percepção
 leva ao comportamento de 
cumprimentar um desconhecido
O exemplo da figura 5 ilustra a noção de boa-forma. Geralmente percebemos o segmento de reta a maior que o segmento de reta b, mas, na realidade, isso é uma ilusão de ótica, já que ambos são idênticos.
A tendência da nossa percepção em buscar a boa forma permitirá a relação figura fundo. Quanto mais clara estiver a forma (boa-forma), mais clara será a separação entre a figura e o fundo.
O que temos aqui? Uma taça ou dois perfis? A figura ambígua não oferece uma clara distinção figura fundo.
ALGUNS CONCEITOS: 
Meio Geográfico: O meio físico em que o conjunto de estímulos determinam o comportamento.
Meio Comportamental: Interação do indivíduo com o meio físico que implicam na interpretação desse meio através das forças que regem a percepção.
Boa Forma: A tendência da percepção em buscar a boa forma permitirá a figura-fundo. 
Insight: Olhar para uma figura que não tem sentido e, de repente, sem nenhum esforço a relação figura-fundo elucida-se. Espécie de “entendimento interno”.
Campo Psicológico ou Organização Perceptual: Campo de força que leva o indivíduo a procurar a boa forma. Esse processo ocorre de acordo com os seguintes princípios:
1.PROXIMIDADE:os elementos mais próximos tendem a ser Agrupados. Vemos três colunas e não três linhas na figura.
2.SEMELHANÇA:os elementos semelhantes são agrupados. Vemos três linhas e não quatro colunas.
3.FECHAMENTO:ocorre uma tendência de completar os
elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão:
A TEORIA DE CAMPO DE KURT LEWIN
O principal conceito de Lewin é o do espaço vital, que ele define como “a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo num certo momento”.
O que Lewin concebeu como campo psicológico foi o espaço de vida considerado dinamicamente, onde se levam em conta não somente o indivíduo e o meio, mas também a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente interdependentes.
Ex: Campo Psicológico e Espaço Vital
Um rapaz, ao chegar a sua casa, surpreende os pais num final de conversa e escuta o seguinte: “Ele chegou, é melhor não falarmos disso agora”. Ele entende que os pais conversavam sobre um problema muito sério, de que ele não deveria tomar conhecimento. Resolve não fazer nenhum comentário sobre o assunto. Dias depois, chegando novamente em casa, encontra seus pais na sala com dois homens em ternos escuros. Imediatamente, associa esses homens ao final da conversa escutada e entende que eles, de alguma forma, estariam relacionados às preocupações dos pais.
Ocorre que a conversa referia-se a uma surpresa que os pais preparavam para o seu aniversário, e os dois homens eram antigos colegas de faculdade de seu pai, que aproveitavam a passagem pela cidade para fazer uma visita ao colega que há tanto tempo não viam.
Nessa história, o campo psicológico é representado pelas “linhas de força”, que “atraem” a percepção e lhe dão significado.
REFERÊNCIA
BOCK, Ana Mercês Bahia. FURTADO, Odair. TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi.A Gestalt. In: Psicologias. 13 ª ed . São Paulo: Saraiva,2002. Cap. 4. p. 57-82
HUFFMAN, Karen; VERNOY, Mark; VERNOY, Judith. Psicologia. São Paulo: Atlas, 2003.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais