Buscar

Relato de caso 1 Medicina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relato de caso
Jovem de 18 anos procurou atendimento ambulatorial com queixa de garganta inflamada, iniciada quatro dias antes. À anamnese, relatou febre com calafrios concomitantemente à queixa principal. Ao exame físico, o médico identificou hiperemia de tonsilas e úvula, que se encontravam ligeiramente aumentadas. Na ausência de outros sinais e sintomas, o médico prescreveu repouso e hidratação, mais anti-inflamatório não-esteroidal.
Após três dias, o paciente retornou com piora dos sintomas. Apresentou-se com letargia e febre de 39 °C. Relatou dificuldade para respirar ao se deitar. À inspeção oral, constatou-se exsudato folicular nas tonsilas, cuja hiperplasia levava a se tocarem. À palpação abdominal, notou-se esplenomegalia e sensibilidade à compressão do hipocôndrio direito.
Com base no relato acima, considere as seguintes questões:
Quais diagnósticos diferenciais, infecciosos ou não, você consideraria para este caso?
Você teria feito algum exame complementar à primeira consulta? Em caso afirmativo, qual? (Esteja pronto para justificar suas escolhas.)
Você está de acordo com a conduta prescrita à primeira consulta? Por quê?
No retorno, que exames complementares você pediria? Independentemente dos resultados, já há alguma conduta a ser tomada com base na clínica do paciente? Qual?

Outros materiais