Buscar

Estudo esofago (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso clinicopatológico
Caso 1 – Esofagite
MSV, 49 anos, sexo feminino, procura auxílio médico com queixa de “azia”. A paciente apresenta dor em queimação retroesternal há oito anos, com periodicidade de aproximadamente 2 vezes por semana, relacionada à ingestão de álcool e alimentos ou com certas posturas corporais, como ao amarrar os sapatos ou ao se deitar. Relata ainda regurgitação e tosse seca. À inspeção física, obesidade. Quanto aos hábitos, tabagista há 30 anos, 2 maços de cigarro ao dia e etilista – 120g de álcool por dia.
Um exame de imagem revelou deslizamento do estômago acima do hiato do diafragma, seguindo o mesmo eixo do esôfago. Foi realizada Endoscopia Digestiva Alta (EDA), que evidenciou presença de erosões não confluentes no esôfago distal, medindo cerca de 6mm de diâmetro. A avaliação histopatológica de biópsias do esôfago distal relatava “Epitélio escamoso estratificado com hiperplasia da camada basal e dilatação do espaço intercelular, com infiltrado inflamatório misto moderado. Adjacente ao epitélio viável, formação de tecido de granulação, recoberto por exudato fibrinopurulento.
Foi prescrito inibidor de bomba de prótons e adequação alimentar, medida não seguida pela paciente. Após 5 anor uma nova EDA evidenciou projeções digitiformes medindo 7cm n esôfago distal, sendo confirmado metaplasia intestinal pela avaliação histológica.
10 anos mais tarde, a paciente começou a perceber dificuldade para ingerir sólidos e perda de peso, aproximadamente 9Kg em 1 ano. Em nova endoscopia foi identificado formação de uma massa ulcerada na transição esôfago-gástrica. A avaliação histopatológica revelou carcinoma. 
ESTUDO:
Defina o conceito de Doença do Refluxo.
Portadores de DRGE apresentam exposição aumentada e prolongada ao suco gástrico. Identifique as causas que permitiram essa exposição no paciente do caso atual.
Quais as complicações da DRGE que a paciente apresenta.
Na presença de erosões múltiplas, qual outra forma de esofagite deve ser considerada? 
Qual a diferença conceitual entre erosão e úlcera? Explique a diferença no processo de reparo dessas duas situações.
Racionalize sobre como a dilatação do espaço intercelular está relacionada à sensação de dor e como está relacionada ao desenvolvimento da esofagite. 
O primeiro relato histopatológico apresenta evidências de alterações regenerativas da mucosa, quais são eles. 
Por que foi indicado o uso de inibidor de bomba de prótons (IBP) para a paciente? O uso de IBP interfere no processo de refluxo? Toda esofagite de refluxo melhora com uso de IBP?
Quais os achados presentes indicam a formação de Esôfago de Barrett?
Disfagia refere-se à dificuldade em deglutir, e consiste em manifestação incomum da DRGE. Qual achado na avaliação do paciente que explica tal manifestação?
Qual tipo de carcinoma mais provável no caso estudado?

Outros materiais