Buscar

Estudo dirigido Necrose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido para Necrose e Apoptose
Que é necrose?
Necrose é o tipo de morte celular que está associado à perda da integridade da membrana e extravasamento dos conteúdos celulares, culminando na dissolução das células, resultante da ação degradativa de enzimas nas células lesadas letalmente.
Quais são os sinais histológicos de necrose?
A necrose é caracterizada por alterações no citoplasma e no núcleo das células lesadas 
• Alterações citoplasmáticas. As células necróticas exi¬bem aumento da eosinofilia, atribuível em parte às proteínas citoplasmáticas desnaturadas que se ligam à eosina e, em parte, à perda do RNA citoplasmático, perdendo a basofilia. A célula pode ter aparência homogênea mais vítrea do que as células viáveis, principal¬mente por causa da perda de partículas de glicogênio. As figuras de mielina são mais evidentes nas células necróticas do que nas células com lesão reversível. Quando as enzimas já digeriram as organelas citoplasmáticas, o citoplasma se torna vacuolado e parece “roído por traças”. À microscopia eletrônica, as células necróticas caracterizam-se pela descon¬tinuidade das membranas das organelas e das membranas plasmáticas, pela dilatação acentuada das mitocôndrias com a presença de grandes densidades amorfas, pelo rompimento dos lisossomos e figuras de mielina intracitoplasmáticas. 
• Alterações nucleares. As alterações nucleares assumem um dos três padrões, todos devidos à degradação da cro¬matina e do DNA. A basofilia da cromatina pode esmaecer (cariólise), provavelmente devido à atividade da desoxir¬ribonuclease (DNase). Um segundo padrão é a picnose, caracterizada pela retração nuclear e aumento da basofilia; o DNA se condensa em uma massa sólida e encolhida. No terceiro padrão, a cariorrexe, o núcleo picnótico sofre fragmentação. Dentro de 1-2 dias, o núcleo da célula morta desaparece totalmente. A microscopia eletrônica mostra profundas alterações nucleares que culminam na dissolução do núcleo.
Quais são as principais formas de necrose?
As principais formas de necrose são: necrose de coagulação, necrose liquefativa, necrose gangrenosa, necrose caseosa, necrose gordurosa e necrose fibrinoide.
Qual a forma mais comum de necrose?
A forma mais comum de necrose é a coagulativa, ocorre em quase todos os órgãos, mais frequentemente no miocárdio, rim e fígado.
Quais os aspectos da necrose de coagulação?
Na necrose de coagulação a arquitetura dos tecidos mortos são preservados, por alguns dias, pelo menos; os tecidos afetados apresentam textura firme; a lesão desnatura proteínas estruturais e enzimas que bloqueiam a proteólise de células mortas, resultando na persistência de células nucleadas e eosinofílicas por semanas. Posteriormente, são recrutados para o sítio da necrose, digerindo as células mortas. Esse tipo de necrose é característica de infartos.
Que é necrose de liquefação?
A necrose liquefativa é observada em infecções bacterianas focais, ou ocasionalmente, nas infecções fúngicas, porque os micróbios estimulam o acúmulo de células inflamatórias e as enzimas dos leucócitos liquefazem o tecido. Esse tecido permanece com aspecto viscoso e é frequentemente amarelado e cremoso, denominado de pus.
Dê alguns exemplos de necrose de liquefação.
A necrose de liquefação é comum em infecções bacterianas. Pode ser observada nos abscessos e no sistema nervoso central, bem como em algumas neoplasias malignas.
Que é necrose caseosa?
Necrose caseosa ou degeneração caseosa é uma ação de degradação progressiva e irreversível feita por enzimas em tecidos lesionados. Característica de focos de tuberculose. Sua aparência (macroscopicamente) tem aspecto semelhante a um queijo cremoso, branco amarelado.
Que é necrose da gordura?
Necrose gordurosa é um tipo de necrose que ocorre em áreas focais de destruição gordurosa, tipicamente resultantes da liberação de lipases pancreáticas ativadas na substância do pâncreas e na cavidade peritoneal.
Que é necrose fibrinóide?
A necrose fibrinóide é uma forma especial de necrose, visível à microscopia óptica, geralmente observada nas reações imunes, nas quais complexos de antígenos e anticorpos são depositados nas paredes das artérias.
Qual o desenlace da necrose?
O desenlace da necrose é o processo de INFLAMAÇÃO desencadeado por conteúdos celulares no intúito de eliminar as células mortas e iniciar o processo de reparo subsequente.
Que é Apoptose?
A apoptose é uma via de morte celular, induzida por um programa de suicídio estritamente regulado no qual as células destinadas a morrer ativam enzimas que degradam seu próprio DNA e as proteínas nucleares e citoplasmáticas.
Ps.: Essa via não desencadeia resposta inflamatória no hospedeiro!
Como se inicia a apoptose?
A apoptose pode ser iniciada por sinalização ativa ou por retirada de fatores de sobrevivência 
Sinalização Ativa: Ligação do FNT ao seu receptor na membrana plasmática de linfócitos; Ligação de glicocorticóides a receptores no núcleo de linfócitos no Timo; 
Retitrada de fatores de sobrevivência: A retirada de hormônios do crescimento; Ex: castração> reduz concentração testosterona> apoptose células prostáticas
Além disso, a apoptose é induzida por uma cascata de eventos moleculares que podem ser iniciados de modos distintos, culminando a ativação das caspases. O processo de apoptose pode ser dividido em duas fases: a primeira é a de ativação, na qual as caspases se tornam cataliticamente ativas; a segunda fase, a de execução, na qual estas enzimas atuam provocando a morte celular. O inicio da apoptose ocorre através de dois sinais, a via extrínseca que é iniciada pela ativação de receptores de morte celular presentes em várias células, e a via instrínseca que resulta do aumento da permeabilidade mitocondrial e da liberação de moléculas pró apoptóticas.
Como os sinais de apoptose desencadeiam a morte celular?
O Sinal da membrana celular deve ser transmitido para as enzimas executoras ( também chamadas caspases de execução) através de uma cascata que envolve tanto a ativação de promotores como a inativação de inibidores da apoptose.
O que acontece à célula durante a apoptose?
Durante a apoptose o núcleo torna-se picnótico ou se fragmenta Os fragmentos nucleares juntamente com os citoplasmáticos são acondicionados em vários corpúsculos apoptóticos cercados por membranas, que são liberadas nos espaços intersticiais; Os corpúsculos apoptóticos são fagocitados por células vizinhas ou por macrófagos.
Qual a diferença entre necrose e apoptose?
A apoptose afeta geralmente células individuais, a necrose envolve grandes grupos de células ou tecidos. Durante a necrose não há a ativação de genes, e a maior parte das enzimas de manutenção está inativa, já durante a apoptose há ativação e inibição enzimática sequencial geneticamente controlada. Durante a necrose as células ficam tumefeitas (oncose), na apoptose as células fragmentam-se em corpúsculos apoptóticos.
O que acontece se a apoptose geneticamente programada não ocorre durante o desenvolvimento fetal?
Se a apoptose programada não acontece, ocorre prevalência de estruturas embrionárias que deveriam involuir, causando patogenias, como a persistência do ligamento arterial.
A apoptose pode ser induzida por vírus?
Sim. Nas infecções virais a perda de células infectadas é devida em grande parte à morte apoptótica que pode ser induzida pelo vírus (como nas infecções por adenovírus e vírus da imunodeficiência humana) ou pela resposta imune do hospedeiro (como na hepatite viral).
Como o vírus da imunodeficiência humana (HIV) mata linfócitos Tauxiliares CD4+?
O principal mecanismo de perda de células T CD4+ é a infecção lítica dessas células e a destruição celular durante a replicação viral e a produção de vírions.
Da mesma forma que outros vírus citopáticos, o HIV interfere nas funções celulares o suficiente para causar a morte das células infectadas. Além
dalise celular direta, outros mecanismos podem causar perda
dascéluIas T:
•	 Perdados precursores imaturos das células T CD4+ pela infecção direta das células progenitoras no timo oupela infecção de células acessórias que secretam citocinasessenciais para o amadurecimento das células T CD4+.
O resultado é a redução da produção de células T CD4+ maduras.
•	 A ativação crônica de células não infectadas por antígenos do HIV ou por outros microrganismos infecciosos concomitantespode levar à apoptose das células T. Por causa dessa “morteinduzida pela ativação” das células não infectadas, o númerode células T que são destruídas pode ser muito maior do queo número de células T infectadas.
•	 A infecção de diversas células nos tecidos linfoides pode alterar a arquitetura normal, levando a uma anormalidadeda resposta imunológica.
•	 A fusão de células infectadas e não infectadas causa a formação de sincício (células gigantes). Em cultura de tecido, o gp120 expresso pelas células com infecção produtiva se ligaàs moléculas CD40 das células T não infectadas seguido pelafusão celular, aumento do volume celular e morte em poucashoras. Essa propriedade de formar sincício está confinada àscepas X4 do vírus.
Qual é o papel da proteína antiapoptótica Bcl2 na patogênese do linfoma de células B?
Aproximadamente 85% dos linfomas de células B do tipo folicularsã portadores de uma translocação característica. A justaposição desse lócustranscricionalmente ativo com BCL2 (localizado em 18q21) causa a superexpressão da proteínaBCL2/BCL-Xl. Essa superabundância, por sua vez, aumentao tampão (buffer) BCL2/BCL-Xl que protege os linfócitos contra a apoptose, permitindo que eles sobrevivam por longosperíodos; há portanto um acúmulo constante de linfócitos B,resultando em linfadenopatia e infiltração da medula. Como oslinfomas que superexpressam BCL2 surgem em grande partepela morte celular reduzida em vez da proliferação celularexplosiva, eles tendem a ser indolentes (crescimento lento),comparados aos outros linfomas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes