Buscar

AV2 Psicologia Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0162_AV2_201602686891 » PSICOLOGIA SOCIAL I
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201602686891 - ROSA HENRIQUE RIOS
	Professor:
	NEIDI DE OLIVEIRA NYARADI
	Turma: 9017/AQ
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 06/12/2016 15:42:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201602869056)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo de atribuição de causalidade é um tópico bastante estudado e de grande importância na Psicologia Social que mostra como, através do senso comum, procuramos estabelecer as causas das coisas. Descreva o processo de atribuição diferencial de causalidade "interna e externa" comentando a influencia que tal processo exerce sobre o comportamento humano.
		
	
Resposta: O processo de atribuição deiferencial de causalidade "interna e externa" atribui ao comportamento humano a visão diferenciada do sujeito quando a causa ou efeito de uma situação remete a ele ou a outra pessoa. Como exemplo podemos citar dois amigos Ruan e Rafael recebem advertência por faltar ao trabalho, onde o Ruan faz a colocação que a advertência do Rafael tem fundamento pois passou mal e foi ao médico, já a dele não foi justa pois ele estava viajando e não chegou a tempo.
	
Gabarito: Apresentamos a necessidade de viver em um mundo relativamente estável e previsível e, para tanto, tentamos atribuir causas aos fenômenos que observamos, um processo denominado pela psicologia social de atribuição de causalidade. Nessa análise de causalidade são consideradas as forças pessoais e as forças ambientais da ação que se deseja verificar. Com essa análise podemos considerar que as ações derivam de uma causalidade pessoal ou uma causalidade impessoal. Se percebemos uma ação como derivada principalmente de forças pessoais, estamos fazendo uma atribuição de causalidade pessoal, isto é, vemos aquela ação como proveniente de uma disposição pessoal; se, por outro lado, atribuímos a ação a forças externas às pessoas, ou seja, a forças sobre as quais ela não tem controle, estamos fazendo uma atribuição de causalidade impessoal, isto é, percebemos a ação como proveniente de forças ambientais, derivada de algo sobre o qual ela não tem controle.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602985360)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É assustador ver as proporções que o preconceito vem alcançando sem que as pessoas se dêem conta, pois está mascarado em nosso cotidiano. O pior dos preconceitos, porém, apresenta-se cruelmente e sem artifícios: a discriminação social, regida e controlada pelo dinheiro. Como este comportamento (discriminação)pode ser identificado no dia a dia?
		
	
Resposta: A discriminação social pode ser identificada em situações onde integrantes das classes populares, menos privilegiadas, não frequentam os mesmos espaços das classes mais privilegiadas por falta de condições financeiras.
	
Gabarito: Através da ação ou omissão violadora do direito das pessoas com base em critérios injustificados e injustos tais como: raça, sexo, idade, crença, opção religiosa, nacionalidade, etc...isto é, a discriminação como sendo o tratamento preconceituoso dado a certas categorias sociais, raciais, etc...
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602928436)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria se sentiu mal, com muitas dores abdominais e foi ao posto médico, ficando horas esperando na fila. Depois de mais de cinco horas de espera, ela foi informada que não haveria médico para atendê-la e que ela seria encaminhada em uma ambulância do próprio posto a uma outra unidade de saúde. Ela ficou muito revoltada e agrediu a recepcionista do posto. O caso foi parar na delegacia. Ao correlacionarmos Psicologia Social e os relacionamentos interpessoais na saúde, podemos afirmar que:
		
	
	Os relacionamentos interpessoais são um campo específico da Psicologia organizacional e não podem se correlacionar com a Psicologia Social.
	
	Os relacionamentos interpessoais são de difícil compreensão para a Psicologia Social e, em função disto, a mesma não trata deste assunto.
	
	A Psicologia Social tem pouco a contribuir, principalmente em casos como o citado no enunciado da questão, pois é limitada e não abrange outras áreas.
	 
	A Psicologia Social tem muito a contribuir oferecendo recursos para melhorar a comunicação e diminuir distâncias entre a equipe de saúde e os pacientes.
	
	A Psicologia Social Abrange apenas a área da psicologia, envolvendo-se em pesquisas com seres humanos e suas interrelações em espaços confinados.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602928477)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Bruna se empenha muito nos seus estudos, pois deseja ser professora de francês. Ela também quer viajar muito, ter muitos amigos e exercer sua liberdade. Remetendo ao autoconceito, é correto afirmar que:
		
	
	A noção de self ideal é equivocada e leva à frustração do indivíduo que dificilmente consegue realizar projeções de desejos.
	
	Nosso autoconceito é limitador de crenças e permite que nossos sistema afetivo-cognitivo crie possibilidades limitadas somente para o presente.
	
	Os esquemas que formamos nos remetem sempre para o passado, inibindo nosso futuro.
	 
	No autoconceito podemos incluir também os ¿eus possíveis¿, ou seja, o que gostaríamos ou desejamos ser no futuro.
	
	Projeções para o futuro não fazem parte do processo do autoconceito do ser humano.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602928496)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Artur gosta de canoagem, remo e musculação. Hoje pela manhã ele encontrou com um amigo que não via há muito tempo e lhe perguntou se ele gostava de praticar esportes e se gostaria de correr com ele. Artur respondeu que achava que sim, embora nunca tivesse experimentado corrida, uma vez que ele estava sempre praticando esportes. Se correlacionarmos a atitude de Artur com a classificação de atitudes, podemos interpretar que:
		
	
	Artur está com uma atitude de base cognitiva em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
	 
	Artur está com uma atitude de base comportamental em que a atitude se fundamenta mais no comportamento realizado do que na parte cognitiva ou afetiva.
	
	Artur está com uma atitude de base afetiva em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
	
	Artur está com uma atitude de base afetiva em que os valores pessoais e as emoções são os elementos principais.
	 
	Artur está com uma atitude de base comportamental em que os valores pessoais, a cognição e as emoções são os elementos principais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602985307)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As pessoas que se sentem exploradas e oprimidas frequentemente não podem manifestar sua raiva contra um alvo identificável ou adequado e a partir daí, deslocam sua hostilidade para aqueles que estão ainda mais abaixo na escala social. Isto tende a gerar?
		
	
	Discriminação e sublimação
	
	Preconceito e acomodação
	
	Expectativa e ideologia inconsciente
	
	Estereótipo e aceitação
	 
	Preconceito e discriminação
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602942066)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas levando em consideração o conceito de teoria científica e marque a alternativa correta: I - conjunto de afirmações que não podem variar e que se concentram de forma ilógica procurando entender a realidade. II - Deve se fundamentar nos conhecimentos populares. III - Tenta entender o mundo da observação e da experiência e explicar este mundo natural funcional.
		
	
	As afirmativa II e III estão corretas.
	
	As afirmativa I e III estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	As afirmativa I e II estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602942096)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a psicóloga Elaine Hatfield e suas colegas existem duas formas de amor. Analise as afirmativas abaixo quantoao Amor Paixão e Amor Companheiro:
 
I- O Amor Paixão se caracteriza por emoções intensas, atração sexual, e grande idealização ¿ admiração pelo outro.
 
II- O Amor Companheiro se caracteriza pelo respeito mutuo, apego, afeição e confiança.
 
III- As culturas variam segundo a importância que elas atribuem ao amor. Mas na verdade, o amor mais valorizado culturalmente é o amor Paixão
		
	
	somente a afirmativa II está correta
	 
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	somente a afirmativa I está correta
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	somente as afirmativa I e II estão corretas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602985316)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A publicidade tradicional não possui a mesma eficiência de antes. Hoje ela deve chamar a atenção do consumidor, fazê-lo compreender a mensagem, lembrar e levá-lo à ação de compra. Na campanha eficiente, as informações visuais não só se mostram aptas a cumprir este objetivo, mas também, mostraram-se capazes de mexer positivamente com os sentimentos mais íntimos dos grupos de referência de forma não vulgar. Isto se dá, pelo jogo:
		
	 
	do processo persuasivo
	
	da constância perceptiva
	
	do domínio das imagens
	
	do processo visual
	
	do processo de proximidade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602993601)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vimos na aula 10, que alguém é justo quando estabelece relações com outros seres que sejam justos, ou seja, alguém sozinho não pode ser justo. Agora, justo, ele não consegue ser sozinho, pois a justiça, ou a injustiça, só entra em cena no momento em que alguém se relaciona com outros. Considerando essa temática analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
		
	 
	Considerando o aspecto da percepção da justiça, podemos dizer que as pessoas participam de relações sociais tendo expectativas e considerando que o tempo e os recursos investidos nas relações tenham retorno.
	
	Considerando o tema de reação à injustiça podemos afirmar que os indivíduos vivem de forma livre e não há exigência de justiça nas relações que estabelecem.
	
	Considerando a reação à injustiça, a observação do que as outras pessoas obtém nas suas relações interpessoais não influencia na percepção de justiça do indivíduo.
	
	Quando existe igualdade relativa entre resultados e investimentos da troca de ambas as partes, é possível que exista uma insatisfação e um sentimento de injustiça.
	
	Considerando o aspecto da percepção da justiça, podemos dizer que as pessoas participam de relações sociais sem ter expectativas e sem considerar que o tempo e os recursos investidos nas relações tenham retorno de alguma maneira.

Outros materiais