Buscar

Apol 3 Matemática e Estatística Aplicada à Gestão Pública e Comunicação e Linguagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Comunicação e Linguagem
As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecer à exigência do uso do padrão culto de linguagem e de certa formalidade de tratamento. Muitas vezes, escrevemos de acordo com a norma-padrão, porém fugimos da contemporaneidade, isto é, empregamos termos arcaicos e em desuso. Contudo, alguns aspectos da modernidade, como o uso de gíria e de ironia, devem ser abolidos. Devem ser evitados, ainda, a adjetivação excessiva e fechos extensos demais ou redundantes. Mais importante que o correto emprego da forma de tratamento exigida por uma autoridade deve ser o respeito à polidez e à civilidade no enfoque dado ao assunto do qual trata a comunicação. Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, capítulo 5.
De acordo com o livro base, assinale a alternativa correta correspondente a produção textual abaixo:
Timbre do órgão público.
Tipo e número do documento no alto da folha, à esquerda, seguidos da sigla do órgão remetente. Local e data por extenso.
Vocativo seguido de vírgula (recorra à explicação do emprego de pronomes de tratamento, no próximo capítulo).
Corpo do texto, estruturado da seguinte maneira: parágrafo de abertura, no qual é apresentado o assunto que vai ser tratado.
Os parágrafos
Os parágrafos devem ser numerados a partir do segundo, com o detalhamento do assunto. Se houver muitas informações sobre o assunto, deve ser redigido um parágrafo para cada uma delas.
Conclusão, na qual deve ser reafirmada a posição recomendada para o assunto tratado. Fecho: deve conter uma saudação ao destinatário.
Assinatura do autor.
Identificação do signatário (aquele que envia o documento).
Nota: 20.0
	
	A
	Partes de um memorando.
	
	B
	Partes de um e-mail.
	
	C
	Partes de um ofício.
Você acertou!
Ofício é o meio de comunicação escrita utilizado pelos órgãos públicos. As instituições civis, religiosas ou comerciais não enviam ofícios. O que define um documento como ofício não é apenas a formatação, mas o caráter oficial de seu conteúdo. Isso não significa que a linguagem deva ser sofisticada. Ela deve ser sóbria, mas clara e objetiva. Segundo Odacir e Mariúsa Beltrão (2007, p. 279), “nos processos administrativos, as citações, notificações e intimações são feitas, em geral, por meio de ofício. A citação judicial é feita por mandato, edital, precatória ou rogativa”. O papel em que é redigido o ofício deve conter timbre, símbolo, armas ou apenas o carimbo do órgão público que o expede. Em 1991, a Presidência da República criou uma comissão para escrever um manual de redação oficial, cujo objetivo era padronizar e simplificar as normas que regulamentam a produção escrita de documentos e atos oficiais. Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, pp. 229-230.
 
	
	D
	Partes de uma ATA.
	
	E
	
Questão 2/5 - Matemática e Estatística Aplicada à Gestão Pública
O coeficiente de correlação linear de Pearson ( r ) é utilizado para avaliarmos o grau de correlação linear existente entre duas variáveis. O gráfico a seguir nos mostra uma:
Nota: 0.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	Quanto mais próximos da reta estiverem os pontos do gráfico, mais forte é a correlação entre as variáveis pesquisadas. Quanto o ângulo que a reta faz com o eixo horizontal está no primeiro quadrante (crescente), a correlação é positiva, ou seja, as grandezas analisadas são diretamente proporcionais.
(Capítulo 4 - Livro: Cálculo aplicado à gestão e aos negócios, p. 102-103)
	
	E
	
Questão 3/5 - Comunicação e Linguagem
A rejeição ao gerúndio se concentra na construção em que a forma gerundial vem antecedida pela dupla vou estar/vamos estar. O modismo parece ter sido disseminado no português pelos operadores de telemarketing e daí migrado para outras faixas da linguagem oral (curiosamente, há muito poucos exemplos dele nos textos escritos). Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, capítulo 4
Com base nos estudos da disciplina, assinale a alternativa correta em relação ao uso do gerúndio:
Nota: 20.0
	
	A
	Não vamos estar fazendo a vistoria dos carros.
	
	B
	Senhora, vou estar transferindo sua ligação para a diretoria.
	
	C
	Amanhã eles vão estar se explicando ao chefe do departamento.
	
	D
	Não me telefone amanhã à tarde, pois estarei estudando para uma prova difícil.
Você acertou!
A alternativa correta é ‘Não me telefone amanhã à tarde, pois estarei estudando para uma prova difícil’. Nessa frase o emissor dá a entender que o estudo se prolongará por toda a tarde e seria perturbado pelo eventual telefonema. Veja exemplos de uso incorreto do gerúndio: Não vamos estar fazendo a vistoria dos carros. (vamos fazer); Senhora, vou estar transferindo sua ligação para a diretoria.(vou transferir); Amanhã vocês vão estar se desculpando pelas grosserias ditas hoje (vão se desculpar). Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, p.179.
	
	E
	
Questão 4/5 - Comunicação e Linguagem
A carta comercial é um tipo de comunicação impressa, acondicionada em envelope e endereçada a uma ou mais pessoas. Ela é um documento utilizado pelo comércio, pela indústria, por bancos, empresas prestadoras de serviços, profissionais liberais e entre pessoas físicas e jurídicas que têm interesses em comum. Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, capítulo 4.
Assinale a alternativa que está correta em relação a como se elaborar uma carta comercial:
Nota: 20.0
	
	A
	A carta comercial pode ser enviada tanto por empresas privadas como públicas.
	
	B
	A abreviatura de atenção nesse tipo de comunicação é Att. 
	
	C
	A forma respeitosamente é usada quando o destinatário é subordinado do remetente.
	
	D
	Não se usa mais colocar o endereço do destinatário logo após a sua designação.
Você acertou!
Não se usa mais colocar o endereço do destinatário logo após sua designação, por uma questão lógica: ele sabe onde fica a empresa, porque é lá que o destinatário trabalha. As outras alternativas estão ao contrário do que é indicado no livro base. Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes 1ª. Edição 2013, p.196-199, adaptado.
	
	E
	
Questão 5/5 - Matemática e Estatística Aplicada à Gestão Pública
A Regressão é o método de análise da relação existente entre duas variáveis: uma dependente e uma independente. E para que serve determinar a relação entre duas variáveis?
Primeiramente, podemos afirmar que serve para realizar previsões do comportamento futuro de algum fenômeno de nosso interesse, baseando-nos em dados históricos sobre o mesmo.
Em segundo lugar, pesquisadores interessados em simular os efeitos sobre uma variável Y em decorrência de alterações introduzidas nos valores de uma variável X também usam este modelo.
Suponha que para a determinação da reta de regressão que representa a relação existente entre a renda per capita de algumas localidades brasileiras e a aquisição de automóveis zero quilômetro pelos habitantes dessas localidades em determinado ano, obteve-se a equação  
y = 0,224 . x – 3078 
Considerando-se essa equação, qual a provável renda per capita da população da  localidade em que, nesse ano, comprou 7400 automóveis zero quilômetro?
 
Nota: 20.0
	
	A
	Você acertou!
A venda de automóveis depende da existência de renda dos seus compradores. Logo, a variável dependente ( y ) é a quantidade de automóveis vendidos e a variável independente é a renda ( x ). Substituindo os valores na fórmula da reta de regressão, temos:
7400 = 0,224 . x – 3078
0,224 . x = 7400 + 3078
0,224 . x = 10478
x = 46.776,79
(Capítulo 4 - Livro: Cálculo
aplicado à gestão e aos negócios, p. 96)
	
	B
	
	
	C
	
	
	D

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais