Buscar

Aula 1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 1 - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
INTRODUÇÃO
(Página 1) A Análise das Demonstrações Financeiras representa uma técnica da Contabilidade que tem por propósito fornecer informações úteis aos diversos tipos de usuários. As principais práticas da Análise das Demonstrações Financeiras consistem na decomposição, comparação e interpretação das demonstrações financeiras.
Antes dos cálculos das etapas do processo de análise e elaboração de seu relatório devemos, inicialmente, reconhecer os aspectos introdutórios da Análise das Demonstrações Financeiras e a estrutura das Demonstrações Financeiras. Desse modo, pode-se efetuar o exame e a coleta de dados de forma ordenada e criteriosa.
- (Página 2 à 3)Conceito e objetivo da análise das demonstrações financeiras: A Análise das Demonstrações Financeiras, também conhecida como Análise de Balanços, Análise das Demonstrações Econômico-financeiras ou Análise Contábil, representa uma técnica contábil que consiste no exame e na interpretação dos dados contidos nas demonstrações financeiras.
*Sendo assim, as demonstrações financeiras representam o término do ciclo contábil e que, por sua vez, é a base de dados inicial para a Análise de Balanços.
A figura abaixo demonstra a sequência iniciada pelo registro contábil dos fatos administrativos até a produção de informações úteis ao processo decisório.
**(Página 4)O objetivo das DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas.
(Página 4)
As Normas Brasileiras de Contabilidade classificam-se em Profissionais e Técnicas:
As Normas PROFISSIONAIS estabelecem regras de exercício profissional;
As Normas TÉCNICAS estabelecem conceitos doutrinários, regras e procedimentos aplicados de Contabilidade.
 
(Página 5) A Análise das Demonstrações Financeiras pode ser interna ou externa:
Externa: é realizada por profissionais externos que tenha interesse na situação econômica e financeira da entidade.
Interna: É elaborada dentro da entidade pelo seus empregados com o propósito de fornecer informações ao processo decisório de administradores e diretores.
(PÁGINA 6) : Aspectos gerais e limitações da análise das demonstrações financeiras:
A Análise das Demonstrações Financeiras baseia-se no raciocínio científico, a observar as seguintes etapas:
1- Apuração dos índices das demonstrações financeiras .
2- Comparação com os índices padrões .
3- Ponderação de diversas informações e determinação de um diagnóstico ou conclusão.
4- Tomada de decisões.
***O produto final da Análise das Demonstrações Financeiras é a elaboração do relatório, que normalmente, são produzidas as seguintes informações:
. Situação Financeira . Situação econômica . Desempenho . Tendências e perspectivas . Quadro evolutivo
- Técnicas de Análise:
. Análise vertical (ou de estrutura)
. Análise horizontal (ou de comportamento)
. Análise por indicadores (ou quocientes) - Análise por Indicadores: os índices estabelecem a relação entre contas ou grupo de contas — Demonstrações Financeiras — com a finalidade da evidenciação de uma determinada situação econômico-financeira de uma entidade.
- Limitações da Análise das Demonstrações Financeiras(Página 7): Apesar das informações úteis para os diversos interessados da situação econômico-financeira de entidade, a análise por índices deve ser realizada de forma cautelosa, pois pode apresentar algumas limitações significativas, tais como:
. Variação Cambial . Os efeitos da inflação .Empresas que exploram simultaneamente diversos ramos de atividade
. Adoção de práticas financeiras diferentes entre empresas do mesmo segmento 
. Dinâmica patrimonial das organizações.
NÃO DESCRITO: página 2(objetivos), 3(figura), 4 (normas - figura focoo), 5(página 5 cada tipo de usuário da análise, fornecedores, cleintes etc.), 6(detalhes dos indicadores, tabela)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes