Buscar

Aula 1 Economia Empresarial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 1 - Economia Empresarial
PRINCÍPIOS DE MICROECONOMIA: O FUNCIONAMENTO DO MERCADO
- O Problema da Escassez(Slide 3):
O termo “escassez” em economia, assim como em microeconomia, diz respeito ao que está limitado ou ao que é econômico, em oposição ao limitado ou livre. O problema de toda e qualquer organização econômica está na essência, que pode ser representada por: UMA SOCIEDADE, NAÇÃO, EMPRESA.
*Recursos ou fatores (de produção) são os elementos empregados pelas empresas ou unidades econômicas para produzir bens e serviços econômicos. 
- Curva de Possibildades de PRodução(CPP)(Slide 4): A curva de possibilidades de produção pode ser definida como o conjunto representativo de pontos das quantidades máximas de dois produtos (x e y) que as unidades .
* O modelo da curva de possibilidade de produção demonstra claramente a principal lição de que a elevação na produção de x somente pode ocorrer com a redução na produção de y e vice-versa, em virtude da limitação dos recursos produtivos e da tecnologia utilizada pela organização social. 
- Custo de Oportunidade(Slide 5): A quantidade reduzida na produção de um produto para incorrer no aumento da produção de outro bem ou serviço é chamada de custo de oportunidade.
- MICROECONOMIA(Slide 7): A microeconomia é o ramo da ciência econômica que se preocupa com a análise do comportamento das unidades econômicas, como os consumidores, as famílias e as empresas, por exemplo, na formação dos preços em mercados específicos. 	 
- Equilíbrio de Mercado(Slide 11): Se fizermos o cruzamento destas curvas irá se determinar o que se chama de equilíbrio de mercado, formando o preço e a quantidade de equilíbrio.
1- Se tiver algum preço abaixo do preço de equilíbrio, haverá aí um excesso de demanda (ou uma escassez de oferta).
2- Por outro lado, ocorrendo um preço acima do preço de equilíbrio, surgirá um excesso de oferta (ou uma escassez de demanda).
Não descritos: parte do 3, parte e gráfico do 4, 5(ultimo quadro), 6(Deslocamento da CPP), 7(Teoria de mercado), 9 e 10(oferta e demanda), 13 À 16(Introdução aos aspectos da atuação do setor público na esfera microeconômica - LEEEER, FOCOOO)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais