Buscar

. Avaliação Final (Discursiva) Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia
QUESTÃO:
1. Milton Santos foi o geógrafo brasileiro que produziu obras reconhecidas internacionalmente, e foi um ilustre brasileiro condecorado com títulos e prêmios. Dentre sua obras merecem destaque: "Por uma outra globalização"; "A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção"; "Atlas Nacional do Brasil Milton Santos". O geógrafo se preocupou  e escreveu sobre questão metodológica da Geografia, construiu conceitos e aprofundou o debate epistemológico. Disserte sobre a vida e obra de Milton Santos para a Geografia.
RESPOSTA ESPERADA:
Milton Santos nasceu na Bahia, era filho de funcionários públicos, estudou geografia no Brasil, mas concluiu seu doutorado na França, e lecionou em universidades daquele país durante a ditadura. Foi e ainda é considerado um grande geógrafo. Ao retomar autores da geografia clássica, renovou a geografia, contribuindo para a geografia crítica. Pode-se dizer que Milton Santos foi um dos expoentes da geografia crítica, sem ser marxista radical. Preocupou-se com o lado negativo da globalização, com a população pobre e excluída deste processo chamado por ele de perverso. Milton Santos foi o único brasileiro a receber o mais alto prêmio internacional da geografia, o prêmio Vautrin Lud, em 1994. Foi homenageado tanto no Brasil como no exterior. Entre os 13 títulos de doutor honoris causa, alguns foram recebidos no Brasil, França, Argentina e Itália. Foi consultor da Unesco e da OIT - Organização Internacional do Trabalho - e da OEA - Organização dos Estados Americanos.
QUESTÃO:
2. As TICs estão presentes no nosso dia a dia, trazendo desafios no campo da educação, os quais já estão sendo superados. A cultura digital está chegando com rapidez nas escolas, sendo que nossos alunos estão inseridos nela como nativos digitais. As TICs revolucionaram as formas de comunicação, as quais estão cada vez mais acessíveis e rápidas. A escola precisa se adequar às novas realidades. Nesse contexto, a educomunicação se apresenta como uma possibilidade de dinamizar a prática educativa. Diante do contexto, disserte sobre o que significa o termo educomunicação e duas experiências ou práticas de docência em que poderá ser utilizada.
RESPOSTA ESPERADA:
Educomunicação é uma metodologia pedagógica inovadora e diferenciada, que propõe o uso de recursos tecnológicos na educação, promovendo assim a formação do senso crítico frente às mídias. Primeira experiência: crítica frente a determinados programas da TV, como desenhos infantis estereotipados, discriminadores.
Segunda experiência ou prática docente: aproveitamento dos jornais assinados e recebidos pela escola para estudar sobre conceitos da geografia, como, por exemplo, a previsão do tempo, localização de fatos ou informações de interesse da comunidade escolar.

Outros materiais