Buscar

Aula de Antropologia da Religião

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

feitiçaria e territórios 
Com a expulsão dos negros dos centros eles foram levando sua cultura e religião para as periferias. A autora entre contando como a forma que os evangélicos retirassem essa religião de matrizes afros marginalizando-as as colocando como uma forma de atrair coisas negativas para a comunidade.
As feitiçarias, bruxarias e magia negra se aplicariam aos centros de macumba para que isso possa ser visto como algo muito ruim de forma impositiva.
O fazer uma associação entre uma religião e outra e suas entidades como coisas boas e coisas ruins são feitas e os evangelhos de forma muito dualista coloca tudo que não é de sua religião como sendo demoníaca.
A autora conta uma história para que de uma família em que o namorado da filha estava guardando as armas na casa da moça então a mão expulsar ele de casa e fala que o exu da sua filha irá atrás dele, então em um encontro entre facções o rapaz foi morto e ela começou a se sentir culpada e buscou largar a sua religião com medo de isso se repetir buscando as religiões evangélicas mas não conseguiu abrir mão das coisas que fazia e acabou ficando sem uma religião fixa.
estigmatização de que o mal era atraído para os locais onde havia bruxaria e macumba, o pré-conceito em virtude disso fez com que as pessoas que praticavam essas religiões eram responsáveis por aquilo que acontecia de ruim a toda a comunidade.
A mulher da história entra em uma crise social por ficar isolada entre não se identificar em nem um dos lugares. Socialmente oprimida por todas as situações que o novo contexto evangélico estava lhe oferecendo.
A forma como que a igreja evangélica faz o recrutamento faz com que as pessoas vejam a igreja como algo capaz de tirar através de um exorcismo o mal de dentro das pessoas e assim oferecendo uma reabilitação até para aquele que está sendo engolido pelo mundo das drogas.
Trânsito religioso e construções identitárias: mobilidade social de evangélicos neopentecostais 
Fala da mudança de uma pessoa para outra igreja 
o processo de conversão
como é que essas conversões podem transformar a sociedade e a cultura?
(endogrupo) são aqueles de fora do meio de convivência do grupo religioso.

Outros materiais