Buscar

FÓRUM GESTÃO DE PESSOAS INTEGRAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Título – Programa de Integração.
Objetivo:
Conhecer a estrutura e os processos de agregar pessoas nas organizações.
Olá caro aluno,
Seja muito bem-vindo ao fórum de autoestudo da Unidade de Gestão de Pessoas. Você já se perguntou qual a importância de integrar um novo colaborador na organização? Após ter passado por todas as etapas do processo seletivo como recrutamento e seleção, entrevistas, testes e dinâmicas de grupos, é hora da integração. Faz toda a diferença para a organização a realização de um processo de integração, como será visto na unidade 3.
üDescrição da Situação problema: questão reflexiva.
O programa de integração é um treinamento, que sucede a conclusão das etapas de recrutar, selecionar e escolher o candidato que fará parte do quadro de colaboradores. Seu objetivo é inserir o novo colaborador no contexto profissional que se inicia, e também pode ser chamado de socialização. Os programas de integração são realizados para que o novo colaborador conheça a cultura, os costumes organizacionais, valores, princípios que norteiam os negócios e ações diárias.
As empresas têm suas particularidades nos programas porque cada uma tem seu modo de ser, suas políticas, padrões de comportamento de todos aqueles que pertencem àquela organização, portanto nunca haverá uma empresa igual a outra, considerando-a em seu aspecto social (Pontes, 2008).
A atitude positiva do novo colaborador é importante para uma boa adaptação ao novo trabalho. Dois aspectos devem ser levados em consideração ao tratar da integração de pessoal: o primeiro é sobre a adaptação à empresa e, o segundo, a adaptação ao trabalho que será desenvolvido. Nesse sentido, descreva dois pontos relevantes de cada um desses aspectos (adaptação à empresa e adaptação ao trabalho).
Essa é a nossa temática de discussão nesse fórum. Você encontrará um conteúdo sobre o tema no LD, nas webaulas da Unidade 3 e artigo indicado no link abaixo.
Programas de Integração facilitam a adaptação de quem está chegando na empresa. <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/programas-de-integracao-facilitam-a-adaptacao-de-quem-esta-chegando-na-empresa/31922/ >.Acesso: 28 fev 2017.
Caro aluno, apresente sua contribuição e discussão da temática em forma de texto. Obrigada.
Bons estudos! Profa. Marilucia Ricieri
Quando um funcionário é inserido em uma organização, é natural que ele se sinta deslocado e inseguro nos primeiros momentos. Para que isso não aconteça, é fundamental que a empresa tenha um processo de integração muito bem estruturado, que explique o funcionamento do negócio, além de uma definição clara de regras e normas a serem seguidas e de sua política de crescimento.
Tenha iniciativa 
Não espere que seus novos colegas tomem atitudes por você. Seja pró-ativo, faça perguntas e mostre que está ali para fazer um bom trabalho. A integração em um novo emprego depende de você.
Ouça mais
Procure prestar atenção e aprender com quem já está lá a mais tempo. Converse com colegas e peça ajuda sempre que precisar: as normas mudam de uma empresa para a outra, e é preciso estar atento ao que é apropriado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes