Buscar

FÓRUM GESTÃO DE PESSOAS PCO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Título – Pesquisa de Clima Organizacional (PCO)
Objetivo:
Conhecer técnicas para a elaboração de pesquisa de clima organizacional.
Olá caro aluno,
Seja muito bem-vindo ao fórum de auto estudo da Unidade de Gestão de Pessoas. Você já se perguntou qual a importância de identificar a satisfação dos colaboradores na organização, independentemente do porte e do segmento da empresa? Como é possível mensurar esse importante fator e as possíveis causas de satisfação ou insatisfação? Como relacionar essa motivação com o clima organizacional? Faz toda a diferença para a organização a realização de uma PCO (pesquisa de clima organizacional) para identificar e mensurar essas questões aqui apontadas, como será visto na unidade 4.
üDescrição da Situação problema: questão reflexiva.
Para uma melhor compreensão do conceito de satisfação organizacional, faz-se necessário entender os fatores que a influenciam. Um dos fatores é a cultura organizacional, que reúne políticas internas, crenças, valores éticos e morais que influenciam o comportamento organizacional, tornando o clima mais positivo ou negativo (Robbins, 2005). Outro aspecto a considerar diz respeito à motivação. Uma das ferramentas para identificar a satisfação do colaborador, o que o motiva, como se engaja a atingir os objetivos organizacionais é a PCO (pesquisa de clima organizacional). Sendo assim, o objetivo da Pesquisa de Clima Organizacional é apontar os aspectos positivos da empresa e aqueles que devem ser desenvolvidos.
Nesse sentido, quais são os elementos que indicam o estado do clima organizacional denominados de dimensão? Cite três dimensões conforme apontado no LD e webaula da unidade 4.
Essa é a nossa temática de discussão nesse fórum. Você encontrará um conteúdo sobre o tema no LD, nas webaulas da Unidade 4 e artigo indicado no link abaixo.
Clima Organizacional: a influência na motivação dos funcionários.
<http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/clima-organizacional-a-influencia-na-motivacao-dos-funcionarios/55880/> Acesso em: 01 mar 2017.
Caro aluno, apresente sua contribuição e discussão da temática em forma de texto. Obrigada.
Bons estudos!
Profa. Marilucia Ricieri
Fatores externos de natureza econômica, social, tecnológica ou cultural, que influenciam o funcionamento da organização (política, legislação, mercado, região).
RESISTÊNCIA À MUDANÇA - processo no qual se ocorre à mudança, permite compreender quais os obstáculos que surgem quando se faz necessário reconstruir um novo conceito ou uma mudança.
ESTRESSE - pode se definir estresse no trabalho como reações físicas e emocionais que ocorrem quando as exigências do trabalho não igualam as suas capacidades, ou as necessidades do trabalhador.
LIDERANÇA - as habilidades de liderança constituem um dos conjuntos de capacidades mais importantes que um mundo em mudança necessita.
MOTIVAÇÃO - A motivação pode ser entendida como uma energia, uma tensão, uma força, ou ainda, um impulso interno aos indivíduos.

Outros materiais