Buscar

Avaliação I Redação Individual Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual - Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática 
QUESTÃO:
1. A dificuldade encontrada em resolver as questões matemáticas se dá pelo fato de os alunos não conseguirem compreendê-la. A qualidade do ensino só será alcançada se o professor possibilitar que os estudantes reflitam sobre as situações que os rodeiam. Diante disso, escreva uma redação com o tema:  UM ENSINO DE MATEMÁTICA QUE PRIORIZE A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SABER.
RESPOSTA ESPERADA:
A escola, nos dias de hoje, deve priorizar o lado criativo da matemática. A criança, quando brinca, estimula a curiosidade e a autoconfiança e utiliza vários conhecimentos matemáticos. Aprender a matemática por meio de atividades lúdicas desenvolve o raciocínio lógico. O lúdico é uma ferramenta eficaz para a construção do conhecimento matemático. 
Operações como contar, comprar, dividir e multiplicar são conhecimentos matemáticos que devem ser muito explorados pelo professor. Para isso, é necessário avaliar as teorias e as práticas da Matemática no contexto escolar e propor estratégias pedagógicas que consigam solucionar os problemas de aprendizagem dos alunos. As atividades propostas aos alunos devem ser reflexivas, motivadoras e interessantes. Desta forma, a aprendizagem acontece. Os jogos podem ser um caminho para o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando um ambiente prazeroso e motivador para os alunos. Para a resolução de problemas, os jogos representam uma boa opção. O professor poderá elaborar questões que envolvam uma situação problema para potencializar as capacidades do aluno. A matemática deve priorizar uma aprendizagem significativa para que o aluno avance no conhecimento. Para isso, é necessário que o professor esteja preparado para adotar novas formas de ensinar e abandonar o tradicionalismo.
O professor deve oportunizar aos alunos a construção de conhecimentos, facilitando, assim, uma aprendizagem significativa. Para isso, é necessário que o professor faça a mediação do conhecimento de seus alunos, respeitando os conhecimentos prévios, e a faixa etária dos alunos.

Outros materiais