Buscar

GESTÃO MERCADOLOGICA PERGUNTAS E RESPOSTA (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GESTÃO MERCADOLOGICA
Dentre as alternativas, qual delas apresenta a importância de se estudar o microambiente de marketing? (A ) Compreender o ambiente controlável da organização. 
 Por que o marketing deve mudar a mentalidade de completar uma venda para a de iniciar um relacionamento? (D ) Porque, ao gerar relacionamento, a venda torna-se uma consequência. 
Por que é importante estudar as fases do marketing no Brasil? (B ) Para compreender seu desenvolvimento e sua atuação. 
Qual a importância central do marketing? (A ) Encontrar respostas para todos e quaisquer problemas mercadológicos. 
Baseadas nas novas demandas por tecnologias chamadas, grosso modo, de “tecnologia limpa” ou “tecnologia verde”, as montadoras de automóveis já há algum tempo têm investido verdadeiras fortunas na fabricação de novos veículos menos poluentes. Abrindo esse novo segmento com um produto para o mercado, a Toyota chega na frente com o automóvel Prius. Depois dela, muitas outras montadoras já apresentaram modelos ou protótipos que chamam nossa atenção e os olhares mais curiosos. No tocante ao marketing, é possível dizer que a situação descrita se refere a mais do que um tipo de marketing. Tendo por base o que foi dito, identifique entre as alternativas a seguir a que traz corretamente os dois principais tipos de marketing abordados. (A ) Marketing de produto e marketing de causa. 
Com a globalização e a internacionalização da economia, os produtos, e até mesmos os serviços, tornam-se mais conhecidos e disponíveis mundo afora. Hoje é possível pesquisar um produto no mercado japonês, encomendá-lo e consumi-lo no mercado inglês. Além disso, é possível verificar e considerar que uma campanha promocional que gerou resultados positivos surpreendentes na Austrália pode ser trazida para o Brasil e adaptada, ou não, ao mercado local. Enfim, mais do que em qualquer outro momento da história, o marketing vai construindo um conjunto de ações com validade global, e com isso as pessoas passam a aceitar, mundo afora, melhor certas campanhas ou contextos que envolvem a divulgação e a comercialização de produtos. Nesse sentido, ocorre a seguinte indagação: será que o marketing visa uniformizar as ações mercadológicas mundiais ou será que, mesmo com certa dose de uniformização, para ele (para o marketing) continuam valendo as realidades locais de cada mercado consumidor? Selecione a alternativa que responde corretamente à pergunta. (A ) Para o marketing, certa uniformização é bem-vinda, mas mesmo assim existe uma forte e clara visão de que cada mercado apresenta particularidades que devem ser, mais do que respeitadas, aproveitadas e valorizadas. 
Em relação ao marketing, sobre o que ele é e faz, e, naturalmente, levando em conta seus conhecimentos sobre o assunto, leia com atenção as alternativas abaixo e identifique a única que deve ser considerada incorreta. (A ) O marketing não é um processo social e sim um processo técnico de manipulação, indução e convencimento mecânico, que faz com que as pessoas obtenham aquilo que pensam que necessitam. Assim, a finalidade do marketing é vender a qualquer custo, com base em quaisquer técnicas ou argumentações. 
Entre as alternativas a seguir, qual apresenta a melhor explicação para a frase “O marketing deve ser encarado como uma fórmula para tornar o ato de vender supérfluo”? (A ) A ideia é fazer com que a comunicação (marketing em geral) faça com que o produto ou serviço seja tão bem-visto pelos consumidores que, de certa forma, se venda por si próprio, ou seja, seja capaz de atrair os clientes promovendo a venda. 
Nos períodos do ano em que certas datas comemorativas influenciam as pessoas positivamente, levando-as a comprar produtos relacionados à festividade do momento, como por exemplo, Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Halloween ou Dia das Bruxas, é comum constatar forte crescimento nas vendas dos produtos mais apreciados em cada uma dessas datas e, ao mesmo tempo, uma considerável redução na venda de outros produtos. Partindo de seus conhecimentos sobre marketing e das próprias intenções do marketing sobre o processo de comercialização, é correto afirmar que? (A ) O marketing utiliza tais períodos como mais um esforço de vendas, situação que é claramente influenciada pela expectativa das pessoas e que acaba levando-as a comprar mais e, até mesmo, a reconhecer a influencia do marketing em seu cotidiano. 
Quando o marketing é utilizado para atrair as pessoas através de apelos como: belezas naturais, culinária, condições de acomodação, o atendimento prestado, chance de apreciar localidades consideradas únicas do ponto de vista do relevo e do clima etc., de qual tipo de marketing estamos falando? ( A ) Marketing de lugar. 
Quando questionado por seu chefe, na empresa em que trabalha, Jorge Vendanova, novo gerente de marketing da empresa, não sabia que estava, de certa forma, passando por um teste. Perguntou o chefe: “Jorge, você realmente acredita que o marketing está presente no dia a dia das pessoas e, sendo assim, é capaz de influenciar seus estilos de vida?” A resposta do novo gerente foi: “Sim, credito! E também acredito que seja capaz de influenciar suas vidas, como, por exemplo, se pode ver numa novela da Rede Globo, em que uma conhecida atriz utiliza certo produto e imediatamente após ocorre uma explosão de venda dele; ou, ainda, quando atrizes da mesma novela adotam um determinado estilo de se vestir e, de repente, esse estilo ganha as ruas. E, se não bastasse, o uso de certas palavras ou gírias pelos atores rapidamente caem na boca das pessoas, sobretudo dos jovens”. Você diria que a resposta dele foi? (A ) Satisfatória, pois os exemplos que ele utilizou são verdadeiros e facilmente constatáveis. 
Quando uma organização do setor automobilístico resolve construir duas ou três fábricas novas em outros continentes, na tentativa de aumentar sua participação em certos mercados, ela deve levar em conta a disponibilidade de mão de obra, matérias-primas, insumos e, claro, mercado (interessados no produto). Constatado que a construção das fábricas é viável, a organização passa a focar suas estratégias de marketing de forma a preparar cada um dos mercados para a chegada de seus produtos, ou a prepará-los para o fato de que como num futuro próximo serão fabricados por lá, os preços poderão cair significativamente. Entre as alternativas a seguir, assinale a única que não traz uma preocupação importante de marketing para a situação descrita. (A ) O marketing não deve se preocupar com o preço, esse é um papel do setor financeiro. Na verdade, omarketing deveria aproveitar a redução de custo, manter os preços elevados e ganhar mais. 
Quando você vê em um outdoor, em uma grande avenida da cidade de São Paulo ou de qualquer outra cidade do país, a seguinte frase “Conheça a África do Sul: venha viver a emocionante aventura de conhecer este país impressionante.”, é possível deduzir que o propósito da comunicação é... (A ) Estimular as pessoas a conhecer a cultura africana, mas, sobretudo, viajando até esse país. 
 Segundo Kotler (2006) são possíveis oito estados de demanda, que são: demanda negativa, demanda inexistente, demanda latente, demanda em declínio, demanda irregular, demanda plena, demanda excessiva e demanda indesejada. Sabendo disso, identifique, entre as alternativas a seguir, a única que apresenta, para a demanda que a antecede, uma explicação incorreta. (A ) Demanda excessiva: ocorre quando há mais produtos à venda no mercado do que consumidores interessados em comprá-los. 
A diferenciação pode ajudar a organização a ser mais conhecida? (A ) Sim, se for bem feita. 
O que é nicho? ( A ) É o menor e mais homogêneo dos segmentos. 
Por que muitas empresas passaram a oferecer diferentes produtos para muitos segmentos de mercado? (D ) Porque os clientes têm diferentes perfis e preferências. 
Qual a importância da diferenciação? (A ) Distinguir um produto de seus concorrentes. 
(ENADE 2009 – Q16) Leia o seguinte trecho: Fatores culturais exercem influência no comportamento de compra dos consumidores. PORQUE A cultura consiste no conjunto compartilhado de valores e crenças duradouros que caracterizam e distinguem grupos sociais. Tendo por base essas duas afirmações, é correto afirmar que... (C ) As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
A empresa QueroMais resolveu “brigar” com seu principal concorrente no segmento de leite longa vida tipo “A”. Com relação a isso, seus principais executivos estão tentando desenvolver um posicionamento com o objetivo de saber o que é melhor fazer para ganhar espaço no mercado e na mente dos clientes. Baseando-se nas poucas informações apresentadas, responda: entre as alternativas propostas, qual seria a mais recomendada para a empresa? (A ) Buscar meios para diferenciar seu produto e sua marca no mercado. 
Entre as alternativas a seguir, há uma única que não representa uma das etapas da segmentação de mercado. Selecione qual delas é. (B ) Desenvolvimento do perfil da publicidade para o mercado-alvo. 
 Leia atentamente as afirmativas a seguir. I - Capacidade de especificar adequadamente os objetivos de marketing. II - Capacidade de melhorar o entendimento do comportamento dos consumidores e suas motivações. III - Capacidade de alocação mais eficiente dos recursos financeiros e humanos. IV - Capacidade de responder mais rapidamente às mudanças do ambiente externo e de canalizar as forças da organização. V - Capacidade de perceber que, à medida que se aprofundam os conhecimentos sobre um ou mais grupos de clientes, cresce a capacidade de satisfazê-los por meio da construção de compostos de marketing mais efetivos. Selecione a alternativa que apresenta as afirmativas que podem ser consideradas benefícios da segmentação de mercado. (B ) As cinco afirmativas. 
Leia o parágrafo abaixo. “Em inglês, own branding é o processo em que a marca de um produto ou serviço é desenvolvida para uso exclusivo de um varejista. Em alguns casos, o produtor de um bem com marca fabricará um produto similar para um varejista, que o venderá com sua própria marca (tal qual ocorre com grandes redes de supermercado como Carrefour, Wal-Mart, Bis, Pão de Açúcar etc.). Em outros casos, o varejista pode contratar a fabricação de um produto independente.” Selecione a alternativa que se refere ao texto acima. (A ) Marcas próprias. 
 
Segundo os autores Lamb Jr., Hair Jr. e McDaniel (2004, p. 20), aos quais você foi apresentado em seu livro-texto, qual das alternativas a seguir não explica corretamente por que a segmentação de mercado é importante. (E ) Porque ajuda a saber exatamente quando os clientes não gostam mais da empresa, o que sugere que é hora de abrir uma nova e fechar a empresa existente. 
Sobre a diferenciação em marketing, é possível dizer que existe uma diferenciação global (ou geral), feita em uma base não focalizada, o que significa que a diferenciação não se destina a nenhum grupo específico de clientes. Em vez disso, uma empresa faz uma oferta melhorada para todo o mercado. Esse tipo de diferenciação é adequado para empresas que são capazes de apresentar seus produtos e serviços como superiores aos da concorrência em todo o mercado. Este texto faz referência a qual dos tipos de diferenciação apresentados nas alternativas? (A ) Diferenciação genérica. 
 Sobre a segmentação psicográfica, leia as afirmações a seguir e selecione a alternativa que está correta. I -É o processo de identificar segmentos de mercado com base nas características da população, como faixa etária, sexo, estado civil etc. II - É o processo de identificar segmentos de mercado com base nas características sociais e econômicas da população, como renda, posse de bens, escolaridade, classe social e ocupação profissional. III - É o processo de identificar segmentos de mercado com base nos benefícios procurados pelos clientes, como status, desempenho etc. (A ) Todas as afirmativas estão incorretas 
Uma das melhores alternativas para as organizações que desejam conhecer os hábitos de consumo de potenciais clientes de certo produto disponível no mercado é a pesquisa de marketing. Ao aplicá-la, é possível fechar os melhores resultados quando... ( E ) Ela realizar a pesquisa de mercado a partir da segmentação deste. 
A comunicação de marketing pode se dar além do texto escrito e da fala? (D) Sim, pode utilizar também, imagem, expressões etc. 
 Dentre as alternativas a seguir, qual apresenta um benefício da Focus Group (C ) Colher novas ideias. 
Para que serve o Ciclo de Vida do Produto? (A ) Para conhecer o estágio do produto no mercado e tomar decisões sobre o mesmo. 
 Qual a importância do SIM? (B ) Ajudar a organização saber o que fazer com os produtos, clientes etc. 
 Leia a seguinte afirmação: “São invenções que não existiam anteriormente, como televisores, computadores e impressoras a laser. São produtos muitas vezes revolucionários e que podem mudar o modo como as pessoas vivem e trabalham. Geralmente trazem consigo novas demandas não pensadas anteriormente.”. Assinale a alternativa que se refere à afirmação feita acima. (A ) Produtos novos para o mundo. 
 Leia com atenção os dois parágrafos a seguir: Às vezes, a empresa dispõe de grande quantidade de informações, mas elas são de baixa qualidade, o que acaba comprometendo todo o processo de planejamento mercadológico. DESSA FORMA
Informações incorretas sobre clientes, por exemplo, podem levar a decisões e estratégias equivocadas e resultar em grandes perdas.
Tendo por base o que é afirmado nesses dois textos, identifique a alternativa correta.
(A ) Ambas as afirmações estão corretas e a segunda explica ou justifica a primeira. 
No tocante ao estudo da pesquisa de marketing e do sistema de informação de marketing, segundo Mattar (2001, p. 15), que você estudou em seu livro-texto, o processo de pesquisa de marketing compreende quatro diferentes etapas. Entre as alternativas a seguir, qual delas não corresponde a uma das etapas de pesquisa de marketing? (E ) Aferição das intenções de compra dos consumidores. 
O estudo do ciclo de vida dos produtos normalmente remete ao estudo das informações existentes na organização e no mercado, como o objetivo do negócio e as demandas dos clientes, o perfil executivo dos gestores e a agilidade da empresa frente à concorrência etc.; logo, é necessário levantar, explorar, analisar e registrar as informações tanto quanto possível e de tantas fontes quantas se identificar. Entre as alternativas a seguir, identifique a única que não representa uma das etapas do ciclo de vida do produto tal qual estudado por você em seu livro-texto. (E ) Demanda. 
 Quando se estuda o processo de desenvolvimento de novos produtos, é possível dizer que ele pode seguir algumas etapas, as quais têm a finalidade de ajudar a organização a conseguir produzir um produto realmente novo e viável. Entre as alternativas a seguir, qual não faz parte de uma das etapas do processo de desenvolvimento de um novo produto? (C )  Análises do mercado externo chinês. 
Quanto ao design do produto, também chamado de projeto de produto ou desenho industrial, é possível dizer que um bom design é responsável pelo desenvolvimento de um produto que pode chamar a atenção dos clientes, agradar-lhes, sem que para isso seja necessariamente mais caro. Um bom design, além de acrescentar valor a um novo produto, pode levar a produtos mais fáceis de utilizar e que sejam mais agradáveis para os sentidos. Essa afirmação está... (A ) correta. O design bem-elaborado pode significar que o produto seja o escolhido pelo cliente na hora da compra. 
Segundo Zikmund (2006, p. 4), estudado por você em seu livro-texto (p. 122), usualmente a pesquisa de marketing é aplicada no levantamento de dados sobre: I - Características do mercado. II - Análise de vendas. III - Estudos de produtos da concorrência. Analise as afirmativas apresentadas anteriormente e assinale a alternativa correta. (B ) Todas as afirmativas estão corretas. 
 Sobre o processo de precificação dos produtos, em marketing é incorreto afirmar que... ( D ) a precificação apenas pode ser realizada de uma única maneira, dizendo-se quanto vai custar cada “coisa” no mercado. Assim, os preços de produtos concorrentes sempre serão muito parecidos (quase iguais) e praticamente não haverá variação. 
Nome fantasia pode ser entendido como? (A) Nome comercial usado para tornar a empresa conhecida. 
O que é uma vantagem competitiva de marketing? (B )  É uma vantagem mercadológica que a empresa tem sobre seus concorrentes. 
 Qual a importância de se conhecer os tipos de lojas de varejo? (D ) Saber que existem lojas específicas com objetivos de venda específicos. _ 
 Qual a importância do marketing de relacionamento? (C ) Gerar relacionamentos duradouros com os clientes. 
Como a ética na comunicação pode ajudar as organizações? Assinale a alternativa correta: (C ) Quando a organização está comprometida com a verdade e com o desenvolvimento de comunicações que respeitam os clientes, ela pode atingir melhores resultados quanto à aceitação de sua marca e de seus produtos no mercado, e, quem sabe, tornar-se uma referência positiva de empresa ‘politicamente correta’.Entre as alternativas a seguir, qual explica da melhor maneira a ação de promover o produto no ponto de venda para os clientes? (E ) Merchandising. 
Leia e analise as afirmações a seguir: I - De certa forma, é correto afirmar que o posicionamento de uma marca no mercado depende de sua diferenciação. II - A diferenciação representa a capacidade de uma empresa ser percebida como diferente dos concorrentes. III - O posicionamento de um produto no mercado pode se dar pela diferenciação de parâmetros como: forma, desempenho, durabilidade, design. (C ) As afirmações I, II e III estão corretas. 
Leia o texto a seguir com atenção:
“É a forma de comunicação que deve estar inserida na estratégia de comunicação da organização, de modo a completar e estimular outras técnicas como publicidade, relações públicas etc. Sua aplicação pode ser feita, minimamente, de duas maneiras: em eventos culturais e esportivos ou em programas veiculados pela mídia. Portanto, trata-se de uma prática de promover os interesses de uma empresa e de suas marcas em um evento específico desenvolvido por outros.”
Assinale a alternativa que identifica a prática a que se refere o texto acima. (A ) Patrocínio. 
Leia o trecho a seguir com atenção:
“É um tipo de apresentação de venda impessoal, estabelecida em um nível predeterminado, visando a um público dentro de um período específico de tempo; ela é paga por um patrocinador identificável, ou seja, qualquer forma paga de apresentação impessoal de ideias, produtos ou serviços efetuada por um patrocinador identificado (organização contratante).”
O texto acima se refere à(s, ao, aos)... (A ) Propaganda. 
O marketing realizado por meio de propaganda em vários tipos de mídia que interagem com os consumidores, geralmente solicitando a eles que apresentem uma resposta direta, é conhecido como... (E ) Marketing direto. 
Partindo de seus estudos sobre posicionamento e reposicionamento, identifique entre as alternativas a seguir a única incorreta. (E ) O reposicionamento é uma forma de indicar ao cliente que ele está na loja errada (geograficamente falando). Por meio dele, o consumidor será orientado a um posicionamento correto, que o levará até a loja procurada.
Quando se trata da comunicação integrada de marketing (CIM) e de sua relação com o mercado (clientes e consumidores), uma forma fácil de fazer com que ela seja entendida é conscientizar-se de que atualmente, frente à forte concorrência entre as organizações, tanto as empresas quanto os profissionais de marketing devem certificar-se de que as mensagens que cheguem aos clientes e consumidores sobre os produtos e serviços sejam claras, concisas e integradas.
Isso significa que cada membro da organização que esteja envolvido no marketing e na comercialização de um produto ou serviço deve transmitir ao consumidor a mesma mensagem (OGDEN e CRESCITELLI, 2007, p. 13). Portanto, a CIM envolve a divulgação do produto e/ou serviço, o que, para o composto de marketing (4Ps: produto, preço, praça e promoção) quer dizer que o “P” de produto é o que recebe principal atenção.
O composto da CIM é formado por diversas formas de comunicação, estando entre elas a propaganda, a promoção de vendas, o marketing direto, o marketing digital, a venda pessoal, as relações públicas.
Conforme o que acabamos de expor, é incorreto afirmar que...
(E ) A comunicação a ser estabelecida com os clientes deve orientar-se pela CIM, pois com ela os clientes poderão ser manipulados de tal forma que comprarão todos os produtos que forem colocados à venda no mercado pela organização. 
Sobre a comunicação integrada de marketing (CIM), assinale a única alternativa que pode ser considerada incorreta. (E ) A CIM é uma abordagem que combina os conhecimentos de marketing com os conhecimentos das demais áreas do negócio para garantir que os clientes conheçam a empresa e tentem comprá-la total ou parcialmente a qualquer preço.
“Marketing digital” refere-se aos métodos de marketing e comunicação que (E ) Utilizam o computador e as redes de computadores (internet e intranet). Entre seus tipos estão a criação de web sites e de e-mails marketing. 
A indústria de cosméticos “Sempre Bela” tem se deparado com alguns desafios: satisfação e fidelização de seus clientes; manutenção do mercado já conquistado; alcançar diferenciais perante a concorrência e manter-se atualizada em termos de desenvolvimento tecnológico. 
Com base nestes desafios a empresa optou por desenvolver as competências das equipes com vistas ao alcance das metas e objetivos.Roberto Dias, responsável por gestão de pessoas, decidiu implementar mentoring e coaching como estratégias e ferramentas para a formação e desenvolvimento das equipes. Ao explicar o seu plano aos demais gestores, salientou que o papel do coach e do mentor em um contexto de aprendizagem, refere-se a:
II - estimular tanto oaprendizado quanto a promoção do melhor desempenho;
III - valorizar o processo e o vínculo estabelecido mais do que a meta e a tarefa.
É(São) correta(s), apenas, a(s) referência(s): (E ) II e III 
João Silva é dono de uma rede de lojas de artigos esportivos. Aempresa tem uma área de Gestão de Pessoas que pode ser caracterizada como cumpridora da legislação e respeito aos direitos trabalhistas. Em virtude de um processo de expansão da empresa, João contratou uma consultoria que propôs novos serviços para a área, alinhados com a estratégia da empresa e baseados na necessidade de integração dos processos de gestão de pessoas. Para efetivar a implementaçãoda proposta, João Silva deverá adotar as seguintes ações: .
III. Definir e planejar as políticas e os programas de pessoal, estabelecendo parceria entre os gestores da empresa e a área de Gestão de Pessoas.
IV. Capacitar aslideranças para que possam gerenciar pessoas.
(B ) Somente as afirmações III e IV.  
 Algumas empresas utilizam a marca existente, e a tradição e credibilidade da mesma, para lança r um novo produto ou uma nova linha de produtos, fazendo uso de sua marca. Observe a figura a seguir e assinale a qual tipo de marca a "Samsung" se refere. (D ) Marca de extensão de linha. 
No seu cotidiano, você pode identificar exemplos de filosofias de empresas nas suas posturas mercadológicas, expressas por meios de comerciais e que nem sempre refletem o pensamento dominante nas áreas de marketing. O pensamento dominante envolve diversas orientações da em presa. Desse modo, classifique sobre qual orientação o texto a seguir se refere. “Orientação cujo foco é centrado n a valorização da eficiência, no controle de custos e na distribuição em massa”. (A ) Orientação à produção. 
 No Marketing de Serviços, quatro característicasbásicas das atividades de serviços podem ser destaca das: I – Inseparabilidade. II – Intangibilidade. III – Variabilidade. IV_ Perecibilidade. Identifique qual destas quatro características básicas está descrita a seguir e assinale a alternativa correta. “O serviço não pode ser estocado. Por exemplo, a manutenção da rede de computadores de uma em presa, ou, ainda, aula ou o corte de cabelo, caso você não execute o serviço na data, pois amanhã ele será outro.” (D ) Perecibilidade 
Nesse tipo de verticalização do processo d e distribuição, a empresa que produz vai direto ao consumidor, utilizando -se para isso, de sistemas de atacado e varejo próprios. Por tanto, a característica fundamental é que todo o canal é de propriedade de uma única organização, que o mantém e direciona.” Assinale, a seguir, qual tipo de fluxo, encontrado nos sistemas verticais 
de marketing, está sendo descrito a cima. ( A ) Sistema de Canal Corporativo 
 Um dos fatores que interfere nos preços de produtos ou serviços são os custos com o transporte. Algumas empresas utilizam a entrega gratuita. No entanto , o frete pode significar uma moeda de negociação, principalmente quando a venda é realizada a para indústrias ou destas para revendedores, situações em que o volume é grande. Outras modalidades de pagamentos de fretes são: I - Preço Regional II - Preço de Entrega Uniforme III – Preço com Frete Incluído Estas modalidades estão descritos, aleatoriamente, a seguir. 
 A - O vendedor absorve o custo do frete. 
B - O vendedor cobra u m custo único de frete para todos os clientes, independente da localização. 
C - O vendedor paga um preço normal por cada frete e cobra dos clientes um custo médio igual. 
 
Relacione, corretamente, os elementos da composição do produto às suas descrições e assinale a alternativa correta. (D ) I - C, II - B, III – A
Na criação da embalagem, além da concepção da ideia e da arte, outros aspectos devem ser observados atentamente. E cada embalagem tem um objetivo principal para o produto, assim uma embalagem tem maior preocupação com a proteção do produto, outras têm a função de atrair a atenção do cliente, outras ainda de fortalecer a imagem da empresa, etc. Baseado nestas definições, assinale a alternativa que mais se aproxima do objetivo da embalagem do anel da marca “Tiffany”, da 
figura a seguir. (D )Ser coerente com a imagem desejada para o produto. 
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem, corretamente, as lacunas do trecho a seguir. As marcas surgiram como_ necessidade de identificação _, de sinalização de propriedade, passando a ser um a soma de esforços de marketing, transformando -se em ___ diferencial que agrega valor ao produto e ao serviço e, consequentemente, às organizações.
(C) necessidade de identificação - diferencial - agrega valor. 
Esse tipo de marketing envolve aspectos como: reavaliar as atividades de produção e mercadológica; conciliar os interesses da sociedade, dos governos e das organizações, conseguir uma estratégia de desenvolvimento e sustentabilidade que possibilite a existência de organizações lucrativas e ambientalmente responsáveis. Assinale, a seguir, qual área de marketing está sendo descrita acima. (B ) Ambiental, Ecológico ou Verde 
O que podemos observar neste tipo de marketing é um a alteração significativa nos papéis comerciais dos envolvidos. Assim, o consumidor passa a patrocinado r de outro consumidor que, por sua vez, passará à função de patrocinador dos consumidores que estão na sequência. Nessa teia, na qual é grande a influência das chamadas redes sociais, todos recebem comissões e exercem dupla função: a de consumidores e de distribuidores ou patrocinadores de novos consumidores. 
Assinale, a seguir, qual área de marketing está sendo descrita acima. (B ) Rede. 
De acordo com o que foi estudado sobre ESTRATÉGIA DE PREÇOS, analise as sentenças a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 ( V ) Quando o enfoque é estabelecer a precificação a partir dos níveis de preços, o que deve ser feito é considerar o ciclo de vida do produto. 
 ( F ) Penetração: o preço introdutório é estabelecido como premium (maior preço da categoria), o que possibilita maximizar o lucro logo início das vendas e, gradativamente, fazer uma curva decrescente no preço, atingindo, assim, novas “camadas” da população. 
 ( F ) Desnatação: introdução de produtos a preço baixo, procurando, dessa maneira, atingir o maior número possível de consumidores. Os ganhos são deter minados pela venda em escala. 
 ( V ) Políticas de concessões: de algo por algo (propaganda); de espaço nas prateleiras (estocagem); d e prêmio em dinheiro (motivar o vendedor a “empurrar” de terminado produto); d e troca (o produto usado é utilizado par a reduzir o preço novo); de cupons de descontos. 
(B ) V – F – F – V 
Jeremias trabalha como Diretor de Marketing da “Pé no Chão”, empresa que produz sandálias de couro. A empresa nunca desenvolveu uma marca de produtor, comercializando seus produtos, no Brasil e no exterior, através de varejistas, que os vendem com suas próprias marcas. Jeremias tem tentado convencer os donos da empresa a desenvolver uma marca de produtor, com a qual eles poderiam vender os produtos. O que o uso de uma marca de produtor permitiria à empresa “Pé no Chão”?  ( C ) Construir uma imagem junto ao seu público-alvo.
Muitos profissionais sabem o quão importante é conhecer o ciclo de vida do produto, por exemplo, os Administradores e Homens de Marketing apresentam grande preocupação com tal conteúdo já que é tão útil em seu contidiano profissional. Sendo assim, responda: Qual a importância do estudo do ciclo de vida do produto? ( A ) Compreender e avaliar o possível desenvolvimento do produto, procurando antecipar-se a possíveis problemas de demanda com necessidades de adaptação.
Analise as alternativa propostase dentre elas identifique qual está incorreta? (E ) Marketing: Conjunto de esforços criativos e táticos que devem ser utilizados para adaptarmos o produto ou serviço ao mercado, às mudanças ocorridas no macroambiente, com o foco de conservar e tornar leal o cliente. Ele não deve mudar a mentalidade de completar uma venda para a de iniciar um relacionamento; de fechar um negócio para construir lealdade.
Dentre as alternativas a seguir, identifique e marque a que melhor explica a importância do entendimento da influência do marketing no cotidiano das pessoas.
( A ) O marketing é importante, pois, através de suas ações ele pode aproximar as pessoas dos produtos através da comunicação (por exemplo, com a orientação sobre os produtos, propagandas, garantias etc.). Além disso, é sempre importante destacar que o marketing está presente no cotidiano das pessoas, desde as roupas que utilizam as marcas dos produtos que consomem no café da manhã etc.
Dentre as alternativas a seguir, qual delas apresenta corretamente todos os elementos e, na ordem correta, do Ciclo de Vida do Produto? ( A ) Introdução, crescimento, maturidade e declínio.
O Sistema de Informação de Marketing (SIM) pode ajudar: ( A ) No processo de tomada de decisão demarketing.
Sistema é um conjunto de partes interdependentes que conjuntamente compõem um todo unitário, efetuando uma dada função (O'Shaughnessy, 1976). Um sistema é composto por três elementos básicos: [1] entradas, [2]processador e [3] saídas – e, um elemento acessório: o controle. Um sistema construído requer ainda a definição de seu objetivo.
Dentre as alternativas a seguir, identifique e assinale a única incorreta.
( E ) Todo sistema é feito para gerar benefícios aos seus usuários, por isso, a finalidade é enganar os concorrentes e os clientes sempre que necessário, pois, os gestores dos sistemas prezam apenas pelo aumento de vendas e lucro indiferentemente às conseqüências.
Leia a afirmação e então identifique, dentre as alternativas a seguir, a qual delas a afirmação se refere. "É o processo sistemático e objetivo de geração de informação para ajudar na tomada de decisões de marketing. Esse processo inclui a especificação de como a informação é desejada, o desenho do método da informação, o gerenciamento e a implementação da coleta de dados, a análise dos resultados e a comunicação das descobertas e suas implicações (Zikmund, 2006, p.3)."
( C ) Pesquisa de marketing.
Leias as afirmações: (a) Um novo produto por ser entendido como um produto que, de alguma maneira é novo para a organização. (b) O produto pode não ser novo para o mercado, mas pode ser novo para aquela organização porque agora a mesma passou a fabricá-lo. As afirmações estão: ( B ) (a) e (b) estão corretas.
Identifique e assinale a alternativa incorreta. ( E ) Reposicionamentos – produtos reposicionados para antigos usos ou antigos mercados, como o uso de bicarbonato de sódio como desodorizador de geladeiras afinal hoje ele é usado para a produção de bombas, de uma loção para pele como repelente de insetos afinal hoje se sabe que esse tipo de produto dá alergia a todos os usuários e, das lâminas Gillette Sensor que são produzidas apenas para mulheres afinal hoje sabemos que os homens não compram laminas da marca citada.
Toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita em sua embalagem. A frase se refere ao: ( A ) rotulo
O termo 'precificação' está relacionado com o termo 'preço' do composto de marketing, também conhecido como "4Ps"?
( A ) Sim, o processo de preficicação é justamente meio utilizado para se chegar ao preço tratado no composto de marketing.
Identifique e marque a alternativa que completa corretamente a frase a seguir: "Fatores como custo, ponto de equilíbrio, demanda, lucro, margem de contribuição e concorrência, aliados à sensibilidade do consumidor e seu comportamento de compra tornam complexo o assunto, que hoje é chamado de ___."( A ) preficicação.
 Sob muitos aspectos, a perspectiva do comprador na precificação é o oposto da perspectiva do vendedor.
PORTANTO:
(b) Onde vendedores tendem a elevar os preços, compradores geralmente vêem os preços como sendo mais baixos do que está sendo ditado pela realidade do mercado.
É correto afirmar que: ( A ) Ambas as afirmações estão verdadeira e a segunda (b) justifica a primeira (a).
As bases da comunicação passam pelo entendimento de seu modelo clássico que envolve pelo menos três elementos, que são: ( A ) Emissor, mensagem e receptor.
Leia a frase a seguir: Segundo Ogden e Crescitelli a comunicação de marketing apresenta maiores dificuldades de ser bem sucedida do que a comunicação comum ou padrão, pois, pois, na maioria das vezes, o objetivo da comunicação não é apenas informar, mas também persuadir, motivar, criar a empatia do receptor através da mensagem que fora propostas, logo, o trabalho sobre o conteúdo da mensagem e forma de entregá-la é tão importante. Sendo assim, é necessário um processo de codificação da mensagem mais elaborado, que deve incluir sutilezas, nuances e um domínio absoluto do repertório do receptor. A afirmação proposta está:
( B ) Correta.
As atividades e programas patrocinados pela empresa e projetados para criar interações relacionadas à marca, diariamente ou em ocasiões especiais é:
( A ) Eventos e experiências.
Uma variedade de incentivos de curto prazo para estimular a experimentação ou a compra de um produto ou serviço é a: ( D ) Promoção de vendas.
A técnica através da qual os profissionais de marketing buscam criar uma imagem ou identidade para um produto, marca ou organização (empresa) é:
(C ) Posicionamento.
Envolve uma nova mudança da identidade de um produto, em relação à identidade de produtos concorrentes, na mente dos consumidores, tome como exemplo o caso da Havaianas que reposicionaram o produto sandália de “feito para os mais pobres” para a posição atual em que se exporta o produto para o mundo todo e se vê o mesmo nos pés da Gisele Buncheng (pelo menos nas campanhas da marca). A afirmação se refere ao: (E ) Reposicionamento.
Representa a capacidade de uma empresa ser percebida como diferente dos concorrentes, em função de suas vantagens competitivas. A frase se refere a:
(B) Diferenciação.
Tipo de apresentação de venda impessoal, estabelecida em um nível predeterminado, visando um público dentro de um período especificado de tempo; ela é paga por um patrocinador identificável. A afirmação se refere a: ( C ) Propaganda.
É a inserção de produtos em programas de televisão ou filmes. ( A ) Product placement.
O termo ou expressão tem como inspiração a epidemiologia, sendo a mensagem nesse caso, considerada um vírus que ‘infecta’ os usuários da internet, os quais supostamente repassarão para outros usuários. A afirmação aborda: ( B ) O marketing viral.
Tais Lojas apresentam como principal característica possuírem várias linhas de produtos, como roupas, utensílios domésticos, produtos para o lar, sapatos, etc. Nesse tipo de loja, cada linha de produtos é separada por departamento especializado. A afirmação se refere a: ( A ) Lojas de departamentos.
Liea atentamenta as afirmações: (a) Os Supermercados apresentam, como principal característica, operações de auto-serviço relativamente grandes, de baixo custo, baixa margem e alto volume, projetadas para atender a todas as necessidades de alimentação, higiene e limpeza doméstica. (b) Enquanto as Lojas de Conveniência apresentam como principal característica o fato de serem lojas relativamente pequenas, localizadas próximas a áreas residenciais, funcionando em horários prolongados durante toda a semana e exibindo uma linha limitada de produtos de conveniência de alta rotatividade, a preços ligeiramente mais altos. É póssível afirmar que: ( E ) As duas afirmações estão corretas.
Por que é possível dizer que as marcas são importantes? ( A ) Porque servem como meio de identificação e reconhecimento de um produto, por exemplo.
"É o reconhecimento de que a marca afeta a percepção e o gosto. As pessoas gosta daquilo que é familiar a elas e absorvem todas as boas atitudes de itens que lhes são familiares."  A afirmação se refere a: ( C ) Brand awareness.

Outros materiais