A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL educação ambiental e sustentabilidade

Pré-visualização | Página 1 de 3

Minha APOL (Educação ambiental e Sustentabilidade)
Questão 1/5 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Considere a seguinte citação:
“É importante salientar, que a Constituição Federal, em seu artigo 225, elevou o meio ambiente à categoria de bem de uso comum do povo, assegurando ser direito de todos tê-lo de forma ecologicamente equilibrada e, em contrapartida, determinou que a sua defesa e preservação, para as presentes e futuras gerações, é dever do Poder Público, bem como de toda a coletividade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DEA, C.R.D.; MIRANDA, F.S.M.P. Aspectos jurídicos do direito ambiental e a responsabilidade civil por danos ambientais. Revista eletrônica: Direito, Justiça e Cidadania, FAC São Roque, v. 2, nº 1, 2011. p. 3 (link:<www.facsaoroque.br/novo/publicacoes/pdfs/carlos_drt_20111.pdf>. Acesso em 14 abr. 2016).
O trecho acima aborda a questão de responsabilização sobre as questões ambientais. De acordo com as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, assinale a alternativa correta sobre as participações públicas nessas questões:
	
	A
	As audiências públicas propiciam o debate entre diferentes atores sociais sobre assuntos que envolvam os recursos ambientais, promovendo assim a cidadania.
	
	B
	Cabe ao setor privado exercer a influência e promover a preservação do meio ambiente, mediante o uso de ações e estratégias empresariais.
	
	C
	As participações públicas se restringem a grupos de empresários e representantes de sindicatos.
	
	D
	Quando ocorre uma disputa por recursos ambientais, o detentor dos meios de produção ou um empreendedor são chamados para deliberar sobre assuntos que envolvam meio ambiente e cidadania.
	
	E
	As audiências públicas surgiram como mecanismo de disputa ou competição pelos recursos naturais e, nesse sentido, servem para atender os interesses de empresas multinacionais ou de indústrias de porte médio.
Questão 2/5 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Atente para a seguinte citação:
“[No que concerne à preservação ambiental], é o momento para as empresas alinharem suas estratégias de atuação ante essa nova perspectiva, garantindo benefícios não somente à sua organização, mas também para a sociedade como um todo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, V.N.; PACAGNAN, M.N. Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná. Revista de Administração (São Paulo) [online]. v. 49, n. 1, p. 116-128, jan./mar. 2014 (link: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000100010. Acesso em 09 maio 2016).
O fragmento de texto acima argumenta sobre o papel das empresas nas estratégias de preservação ambiental, o que também foi discutido em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica. Sobre os objetivos da Agenda Global 21, é correto afirmar que:
	
	A
	dentre os objetivos da Agenda 21, estão os investimentos em educação ambiental e promoção de sustentabilidade, tendo em vista o modo de vida e a consolidação das sociedades atuais, que se apresentam vulneráveis.
	
	B
	a Agenda 21 consiste em uma agenda de acordos e cronogramas estabelecidos entre empresas internacionais para tratar da sustentabilidade por meio de cooperações.
	
	C
	são quatro os objetivos gerais da Agenda 21: a questão da água potável e saneamento básico; as áreas pesqueiras; a biodiversidade; e a produção de produtos químicos que não agridam a saúde humana e o meio ambiente.
	
	D
	baseada nos princípios da sustentabilidade, a Agenda 21 possui vários objetivos gerais que consistem no desenvolvimento econômico sem agressão ao meio ambiente.
	
	E
	a Agenda 21 é um documento que possui em seus termos objetivos baseados na sustentabilidade, priorizando ações para os primeiros dez anos do século XXI
Questão 3/5 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Atente para a seguinte citação:
“No caso dos seres humanos, o seu meio ambiente mais comum são as cidades que podem ser vistas como natureza modificada pelo homem, afastada, portanto, da categoria natureza, assumindo a categoria de meio ambiente específico, denominado também de meio ambiente construído. A natureza tem, então, um sentido dinâmico, pois está constantemente sendo transformada em meio ambiente, como decorrência do constante aumento do conhecimento do homem sobre ela. Os sistemas sociais humanos afastam-se gradualmente do ‘natural, pois, por sua própria natureza, têm por objeto conhecê-la e modificá-la”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DULLEY, R.D. Noção de Natureza, Ambiente, Meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo. São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15-26, jul./dez. 2004, p. 21 (link: http://www.iea.sp.gov.br/out/publicacoes/pdf/asp-2-04-2.pdf. Acesso em 16 abr. 2016).
O texto enfatiza-se a relação entre o homem e o meio ambiente e o determinismo baseado apenas nas necessidades do homem. Em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, consideramos mais amplamente o conceito de meio ambiente. Baseado nisso, leia as proposições a seguir:
I. O meio ambiente é um objeto complexo, pois quando é abordado sob os aspectos social e natural, outro conjunto de premissas e de conceitos básicos é incorporado a ele.
II. O conceito de meio ambiente vem sendo desenvolvido durante a evolução das preocupações ambientais e não se restringe a apenas uma área do conhecimento.
III. O conceito de meio ambiente, que pode ser substituído por natureza, foi atualizado e delimitado antes das mudanças nas relações entre o homem e os recursos naturais.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	II.
	
	E
	I
Questão 4/5 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A visão biocêntrica origina-se concomitantemente com a própria ecologia, que nasce como ciência na segunda metade do século XIX, mais precisamente em 1866. Ernst Haeckel cunhou o termo, que etimologicamente resulta da junção dos radicais gregos ‘oikos’ (casa) e ‘logos’ (estudo)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JATOBÁ, S.U.S.; CIDADE, L.C.F.; VARGAS, G.M. Ecologismo, ambientalismo e ecologia política: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Sociedade e estado, Brasília, v. 24, no. 1, p. 47-87, jan./abr. 2009. p. 52 (link: www.scielo.br/pdf/se/v24n1/a04v24n1.pdf. Acesso em 09 abr. 2016).
Considerando a citação acima, as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, quanto à visão biocêntrica nos estudos ambientais, leia as afirmativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) Na visão do biocentrismo, o homem e a natureza estão em um mesmo nível de interações e modificações, o que representa uma nova ordem nos pensamentos sobre o meio ambiente.
II. (  ) Por meio das concepções de biocentrismo, foi possível identificar que o homem passou a fazer parte das interações com a natureza, mesmo em escala inferior.
III. (  ) Com o biocentrismo, o homem passou a integrar as ações do meio, deixando a natureza em uma escala inferior de interação.
IV. (  ) Conforme a visão biocêntrica, na interação entre homem e natureza, estão presentes as questões sociais humanas, chegando a uma concepção multidimensional de meio ambiente.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F.
	
	B
	V – F – F – V.
	
	C
	F – V – V – F.
	
	D
	F – V – F – F.
	
	E
	V – V – V – F.
Questão 5/5 - Educação Ambiental e Sustentabilidade
Leia a manchete a seguir:
   
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/07/mpf-ajuiza-acao-contra-desperdicio-de-agua-em-pocos-jorrantes-no-piaui.html>

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.