A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
AVALIANDO O APRENDIZADO   FUNDAMENTOS POLITICA

Pré-visualização | Página 9 de 10

políticas. Esse é o momento onde deve ser definido qual o objetivo da política, quais serão os programas desenvolvidos e as metas alcançadas, o que significa a rejeição de várias propostas de ação.
	 
	O quinto passo do processo de formulação de políticas públicas trata do reinício do ciclo. O ciclo de vida de uma política deve recomeçar assim que for criada e implementada uma nova política com sucesso.
	
	O terceiro passo do processo de formulação de políticas públicas trata da tomada de decisões e adoção de políticas. Esta fase contempla a decisão e a definição em torno de competências das diversas esferas públicas envolvidas, dos recursos e estratégias de implementação, cronogramas e parâmetros de avaliação.
	
	O primeiro passo do processo de formulação de políticas públicas trata da identificação do problema e formação da agenda. Durante esta fase, um problema é identificado e analisado, e possíveis soluções são exploradas por meio de pesquisa e análise. A medida seguinte é a definição de agenda.
	
	 8a Questão (Ref.: 201512912229)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	A divisão da soberania do Estado em poderes especializados não é uma novidade do mundo moderno, pois na antiguidade já se identificavam algumas estruturas com divisão de poderes.   Foi Montesquieu, porém, que transformou a divisão e separação dos poderes, em convivência harmoniosa, num princípio de organização do Estado que é essencial à construção de uma moralidade pública, que promove a liberdade para os cidadãos e a estabilidade para a sociedade. A estrutura tripartida de governo comporta tensões e disputas que são especialmente visíveis na execução da política pública. Executivo, Legislativo e Judiciário possuem papéis específicos no ciclo da política pública, em particular as políticas sociais e a defesa dos direitos. Nas alternativas a seguir, indique aquela que representa a única assertiva CORRETA:
		
	 
	Executivo executa a Lei
	 
	Judiciário executa a Lei
	
	Executivo elabora a Lei
	
	Legislativo executa a Lei
	
	Judiciário elabora a Lei
AULA 10
	 1a Questão (Ref.: 201512999441)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (0)
	
	No que tange à gestão de políticas públicas (execução e avaliação), define-se como a avaliação que procura identificar os efeitos produzidos sobre uma população-alvo de um programa social. Busca-se verificar não apenas se as atividades previstas foram executadas, como também se os resultados finais que se esperavam foram igualmente alcançados. O foco desse tipo de estudo é, em síntese, detectar mudanças nas condições de vida de um grupo-alvo ou de uma comunidade, como resultado de um programa, e em que medida as mudanças ocorreram na direção desejada:
		
	
	Avaliação de processos
	 
	Avaliação de excelência
	
	Avaliação de metas
	 
	Avaliação de impacto
	
	Avaliação de resultados
	
	 2a Questão (Ref.: 201512999440)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (0)
	
	No que tange à gestão de políticas públicas (execução e avaliação), define-se como a avaliação cujo tipo é o mais tradicional e tem como propósito medir o grau de êxito que um programa obtém com relação ao alcance de metas previamente estabelecidas. Metas do programa são os produtos mais imediatos (ou concretos) que dele decorrem:
		
	 
	Avaliação de metas
	
	Avaliação de excelência
	
	Avaliação de resultados
	
	Avaliação de processos
	 
	Avaliação de impacto
	
	 3a Questão (Ref.: 201513492420)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Sobre a execução e a avaliação de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A política pública constitui-se na articulação de um conjunto seletivo de recursos e ações, que visam à resolução de problemas do indivíduo, não do coletivo, ou ao atendimento de demandas de setores especiais, mas que não possua capacidade de interferência nas agendas pública, política e governamental.
	 
	Na medida em que envolve princípios políticos, cuja relevância é dada por sua conexão com alguma concepção de Bem-Estar humano, e as prioridades a serem observadas entre eles, a análise de avaliação terá sempre um caráter complexo e controverso.
	
	É necessário estabelecer critérios de avaliação que nos permitam dizer se e porque uma política é preferível à outra.
	
	A avaliação política consiste em atribuir valor às políticas, às suas consequências, ao aparato institucional em que elas se dão e aos próprios atos que pretendem modificar o conteúdo dessas políticas.
	
	O crescimento da importância do uso de processos de avaliação das políticas públicas em todas as suas fases, e especialmente durante sua execução, é também, no caso brasileiro, fruto do processo de reforma do aparelho de Estado.
	
	 4a Questão (Ref.: 201512871195)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	A implementação e execução da política pública ocorrem articulando múltiplos contextos, indique a alternativa que não contém um desses contextos:
		
	
	o legal;
	
	o orçamentário;
	
	o fiscal;
	 
	o comercial;
	
	o político;
	
	 5a Questão (Ref.: 201512956398)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	As avaliações apresentam, em suas relações com a execução das políticas, uma relação de temporalidade, onde o sentido da avaliação e seu uso modificam-se. Sendo assim, NÃO se constitui como uma etapa temporal da avaliação:
		
	 
	Ex-Tunc
	
	Formativa
	
	Ex-ante
	
	Ex-post
	
	Acompanhamento
	
	 6a Questão (Ref.: 201513409873)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (0)
	
	Sobre a execução e a avaliação de políticas públicas, seguem as seguintes afirmativas:
I. A política pública como atividade prática constitui-se na articulação de um conjunto seletivo de recursos e ações, que visam à resolução de um problema público ou ao atendimento de demandas de setor ou segmento representativo da sociedade, que possua capacidade de interferência nas agendas pública, política e governamental.
II. A implementação e execução da política pública ocorrem articulando múltiplos contextos: o político, o fiscal, o legal, o orçamentário, o gerencial, entre vários, nos quais o gestor público precisa estar atento para poder entregar à sociedade aquilo que atenda com eficiência, eficácia, efetividade e equidade os bens ou serviços que a sociedade demanda.
III. Avaliar, no campo da gestão, significa realizar um juízo de fato sobre atos, fatos, produtos ou processos, que leva a uma ação de continuidade, correção ou interrupção sobre tudo o que não corresponda ao planejado na proposta de ação ou ao esperado pelos beneficiários ou planejadores.
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	
	III.
	
	I e III.
	 
	II.
	 
	I, II e III.
	
	I.
	
	 7a Questão (Ref.: 201512871198)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (0)
	
	Realizar um juízo de fato sobre atos, fatos, produtos ou processos, que leva à uma ação de continuidade, correção ou interrupção sobre tudo o que não corresponda ao planejado na proposta de ação ou ao esperado pelos beneficiários ou planejadores significa no campo da gestão pública:
		
	
	planejar;
	 
	avaliar;
	
	executar;
	
	analisar;
	
	problematizar;
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512871187)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (0)
	
	A avaliação realizada durante a execução da politica pública é chamada de:
		
	
	Ex-Ante
	
	Ex-post
	 
	Monitoramento
	
	Formativa
	
	Somativa
AVALIAÇÃO PARCIAL
	 1a Questão (Ref.: 201513424042)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre os conceitos básicos em Teoria Política Contemporânea, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Segundo Max Weber, o governo democrático republicano exerce

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.