Buscar

REDAÇÃO 2 POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação I - Redação
Políticas Educacionais
QUESTÃO:
Referente ao Título I da Educação, no rtigo 1º, encontram-se presentes os processos formativos que se desenvolvem na vida fmiliar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Observa-se aqui que este artigo trata não somente da educação formal, mas também da informal. Quando falamos da vinculação do aluno no campo do trabalho, a educação passa a apresentar quatro conceitos estruturantes. Frente a isso, disserte sobre esses quatro conceitos estruturantes.
RESPOSTA ESPERADA:
Os quatro conceitos estruturantes são: prática social: que envolve atividades desenvolvidas na sociedade, que envolvem processos historicamente determinados pelas ações desenvolvidas pelo homem.
Mundo do trabalho: na qual se encontra o ser humano, seu ambiente de trabalho, mas que busca também a transformação social e de sua comunidade.
Os movimentos sociais:são ações desenvolvidas de maneira organizada com a coletividade. São espaços alternativos nos quais se busca possível emancipação da coletividade.
Manifestações culturais: são demonstrações da cultura enquanto análise antropológica, nas quais o homem cria sua forma de intervir sobre a natureza, com o seu trabalho e percebe que sua cultura não é a única ou superior, o que existem são culturas diferetnes.

Outros materiais

Outros materiais