Buscar

Documento 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMUNIDADE PARLAMENTAR
O QUE É?
Um conjunto de garantias destinadas aos parlamentares para o livre exercício da função parlamentar.Não é um privilégio, mas sim uma prerrogativa.
DIFERENÇA ENTRE PRIVILÉGIO E PRERROGATIVA
PRIVILÉGIO é algo que diz respeito a pessoa na sua individualidade, privilégio é inconstitucional por que fere o princípio da igualdade previsto no artigo 5º no qual todos são iguais perante a lei.
PRERROGATIVA é diferente por que diz respeito a função exercida por aquela pessoa, e realmente, a prerrogativa não é inconstitucional há determinadas pessoas que em razão da função que elas exercem merecem um tratamento diferenciado que é o caso do parlamentar.
No Brasil, temos dois tipos de imunidade parlamentar: Material e formal
IMUNIDADE MATERIAL 
É a liberdade que o parlamentar tem para as suas opiniões, palavras e votos. Está previsto no artigo 53 da CF.
O art.53 diz na sua parte inicial "caput" que o parlamentar ele tem imunidade penal e civil, ou seja, o parlamentar não pode ser processado nem penal nem civilmente por suas opiniões, palavras e votos. Portanto se um parlamentar no exercício da função acabar ofendendo alguém ou outra autoridade por exemplo, no exercício da função, ele não pode ser processado criminalmente por injúria ou difamação, não podendo ser objeto de uma ação civil para reparação dos danos morais. 
Ele não pode ser processado penal e civilmente, mas cuidado! Ele pode ser responsabilizado politicamente no que diz o artigo 55 da CF. O parlamentar pode responder pelos excessos além de perder o mandato por quebra do decoro parlamentar, ou seja, conduta contrária ao exercício da profissão parlamentar.
Também não é toda palavra e ação do parlamentar que está acobertada pela imunidade. Somente aquelas exercidas no exercício da profissão dentro ou fora do parlamento. Exemplo: Caso ele se envolva em numa briga de trânsito não estará imune.
QUEM POSSUI IMUNIDADE MATERIAL? 
Deputado Federal, Senador, Deputado Estadual e também Deputado Distrital.
Os Vereados possuem imunidade material, desde que atendidos dois requisitos: Estar no exercício da função, pelas palavras proferidas dentro da circunscrição do município.
IMUNIDADE FORMAL
Os Vereadores não possuem imunidade formal.
A CF diz em seu artigo 53 que, o parlamentar só pode ser preso em flagrante por crimes inafiançáveis. O racismo, grupos armados contra o estado democrático de direito, crimes hediondos ou equipados como tráfico de entorpecente, tortura terrorismo são inafiançáveis e segundo o CPP também são inafiançáveis aqueles crimes cuja pena mínima excede dois anos.
Efetuada a prisão em flagrante do parlamentar por crime inafiançável, a casa parlamentar deve ser comunicada imediatamente em 24 horas.
E a casa parlamentar poderá deliberar por maioria absoluta se ele deve permanecer preso ou se ele deve ser solto. Expressa previsão imunidade formal a partir da diplomação.
 conjunto das regras constitucionais que compõem o Estatuto dos Congressistas, ou seja, daquelas normas que estabelecem as prerrogativas e as vedações incidentes aos titulares de mandato parlamentar.
DECORO PARLAMENTAR = Conjunto das regras constitucionais que compõem o Estatuto dos Congressistas, ou seja, daquelas normas que estabelecem as prerrogativas e as vedações incidentes aos titulares de mandato parlamentar.
De acordo com Miguel Reale, a quebra de decoro parlamentar, é a "falta de decência no comportamento pessoal, capaz de desmerecer a Casa dos representantes (incontinência de conduta, embriaguez, etc.) e falta de respeito à dignidade do Poder Legislativo, de modo a expô-lo a críticas infundadas, injustas e irremediáveis, de forma inconveniente.
Julia Nayla Carvalho Gomes
Graduanda em Direito pela PUC Minas

Outros materiais