Buscar

marli replica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2º VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA REGIONAL DE JACAREPAGUÁ- RJ
       
       
Processo: 0004171-80.2014.8.19.0203
       
       
       
 MARLI DOS SANTOS DE ARAÚJO, já devidamente qualificada, nos autos da AÇÃO DE DIVÓRCIO em epígrafe, que move em face de INACIO RODRIGUES DE ARAÚJO, vem à presença de V. Exa., a presença de V. Exª apresentar
RÉPLICA
aos argumentos aduzidos na contestação de fls. 40/41 pelo curador especial designado para o caso, já que do referido réu continua em lugar incerto e não sabido, pelas razões de fato e de direito que passa a aduzir.
	O § 6º do art. 226 da Constituição Federal, antes da modificação trazida pela Emenda Constitucional nº 66/2010, estabelecia que o “casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio, após prévia separação judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separação de fato por mais de dois anos”, ao passo que, após a referida alteração, passou simplesmente a prever que o “casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio”.
	Art. 226, CF/88. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. (...)
	§ 6º O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio (...)
	Art. 1.581. O divórcio pode ser concedido sem que haja prévia partilha de bens.
	Assim, diante da leitura do artigo supramencionado, conclui-se que é permitida a extinção do vínculo matrimonial pelo divórcio sem a necessidade de prévia separação judicial por mais de 1 ano ou de comprovação da separação de fato por mais de 2 anos, como era exigido anteriormente, embora conforme mencionado na exordial, o conjugue estão separados a mais de 24 anos.
	Cabe ainda ressaltar que o réu esta em lugar incerto e não sabido e desde de 2014 que tanto a autora como esta serventia vem buscando inúmeros meios para localizar o réu, sem êxito, sem inclusive sendo necessário o mesmo ser citado por edital, assim como prever o art. 231 e SS do CPC. 
	Na realidade, na falta de argumentação mais convincente, o Curador Especial procurou transmudar a realidade dos fatos e apresentar outros que em nada se comunicam com o presente feito, razão pela qual sequer serão comentados em sua totalidade.
	Assim, ante todo o exposto, reiterando os termos da exordial, é a presente para requerer a expedição de competente ofício para averbar a homologação desta ação de divórcio.
Nestes Termos
Espera Deferimento,
Rio de Janeiro, 13 de abril de 2018.
Andrea Dias Rosa
OAB/RJ 174.925

Outros materiais