Buscar

RESUMO TERRITORIALIZAÇÃO EM SAUDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ 
MÓDULO DE INTERAÇÃO COMUNITÁRIA I
RESUMO DO ARTIGO “TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE”
GRAÇA MARIA DE MIRANDA GONDIM E MAURÍCIO MONKEN
Belém∕PA
2014
 Territorialização é localizar e perceber o lugar enfatizando a situação e o estado deste local. Além de ter importância acentuada quando se trata de saúde pública e saúde coletiva.
 A palavra território possui conotação tanto material, quando se trata de porção de terra, como simbólica, quando se refere à dominação e a identificação cultural e social do indivíduo.
 Raffestin (1993) entende território como um espaço que é delimitado por relações de poder. Desse modo, quando coexistem em um mesmo espaço várias relações de poder, dá-se o nome de territorialidades.
 Ao se observar um território, percebe-se que ele é fruto do tempo histórico, das articulações do individuo ou grupo sociais e dos modos de produção vigentes. Em decorrência disso, entende-se o movimento de Territorialização como uma expansão do Capitalismo, que com a tríade: economia, política e cultura permite que o lugar esteja em constante dinamismo: construindo-se, desconstruindo-se e reconstruindo-se.
 No entanto, os territórios estão submetidos a uma hierarquização devido a globalização e da ação neoliberal do Estado. Desta forma, alguns territórios são menos prósperos do que outros, tendo como consequência a desigualdades social da população a condições mínimas de vida.
 Nesse contexto, insere-se a questão da saúde no Brasil. Dentre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a universalidade e a equidade possuem a proposta de ofertas os serviços a todos e de acordo com as suas necessidades e prioridades. No entanto, o setor padece de problemas organizacionais, operacionais e gerenciais; necessitando dessa forma de uma reorganização.
 Desse modo, a Territorialização em saúde trouxe a metodologia de viabilizar esse trabalho por meio da caracterização do território a fim de articular melhor políticas sanitárias e de saúde. Além disso, por meio do conhecimento das condições de vida, da políticas e da comunicação dos indivíduos é possível promover a educação em saúde para a população.
 O Planejamento Estratégico Situacional (PES) articulando-se com a Territorialização constituem um suporte teórico e prático da Vigilância em Saúde. O PES visa políticas e o pensar estratégico para melhoras os sistemas de saúde locais.
 Portanto, a Territorialização em Saúde é essencial para que o SUS tenha os níveis de atenção a saúde bem regulados e operantes, já que os aspectos sanitários, sociais e epidemiológicos são investigados.

Outros materiais